O tema deste trabalho é o coordenador pedagógico e as políticas públicas de formação deste profissional. Este profissional é pouco compreendido no que se refere ao seu papel profissional, além de que a sua formação, geralmente, apresenta-se inadequada e a carência dos saberes próprios da docência provocam uma indefinição de papéis, fazendo com que o coordenador pedagógico realize atividades que fogem à sua atuação, afetando o clima da escola. O estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas de formação continuada do coordenador pedagógico para delinear a sua função educativa. A metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, identifica, através das políticas de educação, este profissional e suas possibilidades e limitações inerentes a seu papel dentro das instituições de ensino. O referencial teórico será pautado em Franco (2010; 2017), Placco (2010; 2011) e Archangelo e Camargo (2008), dentre outros. Os resultados apontam para a efetivação de políticas públicas norteadoras e relativamente eficazes que visem promover, de forma mais organizada um espaço que possibilite a ação do coordenador pedagógico como articulador, formador e transformador, situação esta que já se encontra descritas em legislações de alguns estados e municípios brasileiros. Destaca-se ainda a relevância do planejamento participativo para que o trabalho do coordenador pedagógico se dê de modo coletivo, de modo a construir uma visão reflexiva acerca da necessidade de um trabalho integrado dos vários atores que compõem esse cenário para que com isso consigam realizar um aprendizado de qualidade nas instituições escolares. As conclusões evidenciam que é preciso promover uma visão mais detalhada, crítica e reflexiva acerca da figura do coordenador pedagógico, pois se entende que é através dele que será possível realizar junto ao corpo docente um trabalho de excelência na escola. Mais do que ter clareza sobre seu papel, é fundamental que o coordenador pedagógico seja possuidor dos saberes docentes, pois só assim se tornará um verdadeiro educador do educador e que a sua formação continuada possibilite a reflexão e subsídios para a construção da identidade do coordenador pedagógico, contribuindo, assim, para transformar a prática destes profissionais.