ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO I SEGMENTO DA MATEMÁTICA EM EJA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35744 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3626 "inscrito_id" => 5560 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO I SEGMENTO DA MATEMÁTICA EM EJA" "resumo" => "Este trabalho é parte de uma pesquisa de iniciação científica – PIBIC/EEPB, ainda em andamento, que se iniciou desde o ano de 2016 em uma unidade pública do município de Campina Grande, na Paraíba, que se propõe a uma reflexão sobre a compreensão da alfabetização e letramento, voltada para o ensino do I Segmento da Matemática em EJA. Objetiva compreender qual é a importância do letramento para a prática de alfabetização, a partir do processo de leitura e escrita no contexto da língua materna e, sobretudo, da linguagem no ensino da matemática, na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. Adotou-se uma metodologia qualitativa de abordagem etnográfica que investiga a sistemática do cotidiano escolar e, leva em conta, o encontro professor-aluno-conhecimento nas situações sócio interacionais de ensino da matemática em sala de aula da EJA. Para a análise dos dados optamos por fazer uso de um conjunto de técnicas de análise com o objetivo de realizar leituras dos dados coletados e assim compreender o objeto da pesquisa, ao mesmo tempo, puder analisar a dimensão teórica do tema. Tivemos como participante da pesquisa 1 turma composta de um total de 23 alunos, sendo 20 mulheres e 3 homens e o professor. Para uma maior compreensão sobre a nossa pesquisa fizemos uso de autores e autoras, como: Dante (1991), Freire (2000), Duarte (2008), Kleiman (2012), Marcuschi (1999 e 2001), Mollica (2009), Ribeiro (2001), Rojo (2009), Soares (2003), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para a compreensão de que: o letramento não é só mais um instrumento na formação e, sim, um resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da escrita e da leitura de mundo tanto no contexto matemático quanto para a linguagem oral, de modo que a experiência venha a contribuir significativamente, na autonomia dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5560_14102017224437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLA VANESSA LEITE DANTAS" "autor_nome_curto" => "AYLA VANESSA" "autor_email" => "vanessa.ayla5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35744 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3626 "inscrito_id" => 5560 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO I SEGMENTO DA MATEMÁTICA EM EJA" "resumo" => "Este trabalho é parte de uma pesquisa de iniciação científica – PIBIC/EEPB, ainda em andamento, que se iniciou desde o ano de 2016 em uma unidade pública do município de Campina Grande, na Paraíba, que se propõe a uma reflexão sobre a compreensão da alfabetização e letramento, voltada para o ensino do I Segmento da Matemática em EJA. Objetiva compreender qual é a importância do letramento para a prática de alfabetização, a partir do processo de leitura e escrita no contexto da língua materna e, sobretudo, da linguagem no ensino da matemática, na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. Adotou-se uma metodologia qualitativa de abordagem etnográfica que investiga a sistemática do cotidiano escolar e, leva em conta, o encontro professor-aluno-conhecimento nas situações sócio interacionais de ensino da matemática em sala de aula da EJA. Para a análise dos dados optamos por fazer uso de um conjunto de técnicas de análise com o objetivo de realizar leituras dos dados coletados e assim compreender o objeto da pesquisa, ao mesmo tempo, puder analisar a dimensão teórica do tema. Tivemos como participante da pesquisa 1 turma composta de um total de 23 alunos, sendo 20 mulheres e 3 homens e o professor. Para uma maior compreensão sobre a nossa pesquisa fizemos uso de autores e autoras, como: Dante (1991), Freire (2000), Duarte (2008), Kleiman (2012), Marcuschi (1999 e 2001), Mollica (2009), Ribeiro (2001), Rojo (2009), Soares (2003), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para a compreensão de que: o letramento não é só mais um instrumento na formação e, sim, um resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da escrita e da leitura de mundo tanto no contexto matemático quanto para a linguagem oral, de modo que a experiência venha a contribuir significativamente, na autonomia dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5560_14102017224437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLA VANESSA LEITE DANTAS" "autor_nome_curto" => "AYLA VANESSA" "autor_email" => "vanessa.ayla5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }