AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS E AÇÕES IMPLEMENTADAS NO COMBATE AO PLÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36053 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3317 "inscrito_id" => 9218 "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS E AÇÕES IMPLEMENTADAS NO COMBATE AO PLÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "Este artigo teve como principal objetivo, analisar a existência de plágio em documentos produzidos em Instituições de Ensino Superior (IES), comparando com a disponibilidade de medidas institucionais para o combate sistêmico a este problema, especificamente em teses e dissertações produzidas nos programas de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado. Trata-se de um levantamento com abordagem documental, sendo plenamente desenvolvido com base em programas de pós-graduação formalizados na área de Ensino. A população foi composta por 330 documentos (154 dissertações de Mestrado, 140 dissertações de Mestrado Profissional e 36 teses de Doutorado) distribuídos em 45 instituições, e que foram concluídos entre os anos de 2010 a 2012. Para efetuar a coleta dos dados e análise dos resultados, foi utilizada a ferramenta de busca do Google. O estudo realizou a análise de 50 trechos de cada documento - totalizando 16.500 trechos - selecionados aleatoriamente e obtidos das seguintes seções: 5 trechos da introdução, 30 trechos do referencial teórico, 5 trechos da metodologia e 10 trechos retirados dos resultados e discussão. A análise dos dados foi efetuada por meio de estatística descritiva. Com os dados obtidos, verifica-se um alto índice de trechos com plágio (11,8%) nos trabalhos analisados, inclusive nas instituições de ensino que promovem ações e desenvolvem medidas de combate ao plágio. Nota-se que quanto maior o número de ações desenvolvidas, não produz efeito positivo em eliminar ou reduzir os trechos com problema. Este estudo conclui que a atitude institucional, frente a esta temática, precisa ser intensificada, diagnosticando os problemas existentes e orientando a comunidade dos problemas relacionados ao plágio em trabalhos acadêmicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PLÁGIO, AÇÕES INSTITUCIONAIS, DESONESTIDADE ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID9218_10102017225800.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO PAULO AIRES" "autor_nome_curto" => "JOAO PAULO" "autor_email" => "joao@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36053 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3317 "inscrito_id" => 9218 "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS E AÇÕES IMPLEMENTADAS NO COMBATE AO PLÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "Este artigo teve como principal objetivo, analisar a existência de plágio em documentos produzidos em Instituições de Ensino Superior (IES), comparando com a disponibilidade de medidas institucionais para o combate sistêmico a este problema, especificamente em teses e dissertações produzidas nos programas de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado. Trata-se de um levantamento com abordagem documental, sendo plenamente desenvolvido com base em programas de pós-graduação formalizados na área de Ensino. A população foi composta por 330 documentos (154 dissertações de Mestrado, 140 dissertações de Mestrado Profissional e 36 teses de Doutorado) distribuídos em 45 instituições, e que foram concluídos entre os anos de 2010 a 2012. Para efetuar a coleta dos dados e análise dos resultados, foi utilizada a ferramenta de busca do Google. O estudo realizou a análise de 50 trechos de cada documento - totalizando 16.500 trechos - selecionados aleatoriamente e obtidos das seguintes seções: 5 trechos da introdução, 30 trechos do referencial teórico, 5 trechos da metodologia e 10 trechos retirados dos resultados e discussão. A análise dos dados foi efetuada por meio de estatística descritiva. Com os dados obtidos, verifica-se um alto índice de trechos com plágio (11,8%) nos trabalhos analisados, inclusive nas instituições de ensino que promovem ações e desenvolvem medidas de combate ao plágio. Nota-se que quanto maior o número de ações desenvolvidas, não produz efeito positivo em eliminar ou reduzir os trechos com problema. Este estudo conclui que a atitude institucional, frente a esta temática, precisa ser intensificada, diagnosticando os problemas existentes e orientando a comunidade dos problemas relacionados ao plágio em trabalhos acadêmicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PLÁGIO, AÇÕES INSTITUCIONAIS, DESONESTIDADE ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID9218_10102017225800.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO PAULO AIRES" "autor_nome_curto" => "JOAO PAULO" "autor_email" => "joao@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }