Este trabalho trata-se de uma intervenção interdisciplinar desenvolvida por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Química do IFPE/CVSA. Teve como objetivo analisar o efetivo processo de aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar correlacionando os saberes disciplinares na construção do conhecimento nas áreas de química e história. O trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública da cidade de Gravatá (PE), em parceria do professor de química com a professora de história. Tratou-se de um recorte proveniente de uma sequência de intervenções caracterizado por uma oficina intitulada “O café no Brasil e seus processos químicos”. Foi estruturada em três momentos, ocorrendo a comunhão interdisciplinar e possibilitando o processo de aprendizagem através da ação efetiva do alunado, onde os mesmos puderam participar ativamente do processo e expor suas opiniões sobre o desenvolver das ações. O processo culminou na produção do café pelos alunos. A metodologia utilizada seguiu numa abordagem qualitativa e de cunho descritivo. Os procedimentos adotados priorizaram: analise das observações do alunado, aula expositiva com utilização de objetos tecnológicos e modelos de processamentos de café, e utilização de materiais produzidos pelos alunos bolsistas. O referencial teórico está embasado em pesquisas que tem como foco o ensino de ciências, a aprendizagem com significado e a interdisciplinaridade. A finalidade proposta neste trabalho é de proporcionar a integração do currículo escolar que esteja em comunhão com a realidade dos alunos e com a historicidade presente em seu dia a dia. Os resultados apontaram que os alunos consideram mais interessante uma aula que se correlacione com outras áreas do conhecimento e extrapole a dimensão abstrata na compreensão dos assuntos trabalhados em sala de aula.