O CAFÉ NO BRASIL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE UM OLHAR QUÍMICO E HISTÓRICO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37572 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 644 "inscrito_id" => 1178 "titulo" => "O CAFÉ NO BRASIL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE UM OLHAR QUÍMICO E HISTÓRICO." "resumo" => "Este trabalho trata-se de uma intervenção interdisciplinar desenvolvida por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Química do IFPE/CVSA. Teve como objetivo analisar o efetivo processo de aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar correlacionando os saberes disciplinares na construção do conhecimento nas áreas de química e história. O trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública da cidade de Gravatá (PE), em parceria do professor de química com a professora de história. Tratou-se de um recorte proveniente de uma sequência de intervenções caracterizado por uma oficina intitulada “O café no Brasil e seus processos químicos”. Foi estruturada em três momentos, ocorrendo a comunhão interdisciplinar e possibilitando o processo de aprendizagem através da ação efetiva do alunado, onde os mesmos puderam participar ativamente do processo e expor suas opiniões sobre o desenvolver das ações. O processo culminou na produção do café pelos alunos. A metodologia utilizada seguiu numa abordagem qualitativa e de cunho descritivo. Os procedimentos adotados priorizaram: analise das observações do alunado, aula expositiva com utilização de objetos tecnológicos e modelos de processamentos de café, e utilização de materiais produzidos pelos alunos bolsistas. O referencial teórico está embasado em pesquisas que tem como foco o ensino de ciências, a aprendizagem com significado e a interdisciplinaridade. A finalidade proposta neste trabalho é de proporcionar a integração do currículo escolar que esteja em comunhão com a realidade dos alunos e com a historicidade presente em seu dia a dia. Os resultados apontaram que os alunos consideram mais interessante uma aula que se correlacione com outras áreas do conhecimento e extrapole a dimensão abstrata na compreensão dos assuntos trabalhados em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1178_31082017151425.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA LIMA" "autor_email" => "srmarialima@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37572 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 644 "inscrito_id" => 1178 "titulo" => "O CAFÉ NO BRASIL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE UM OLHAR QUÍMICO E HISTÓRICO." "resumo" => "Este trabalho trata-se de uma intervenção interdisciplinar desenvolvida por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Química do IFPE/CVSA. Teve como objetivo analisar o efetivo processo de aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar correlacionando os saberes disciplinares na construção do conhecimento nas áreas de química e história. O trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública da cidade de Gravatá (PE), em parceria do professor de química com a professora de história. Tratou-se de um recorte proveniente de uma sequência de intervenções caracterizado por uma oficina intitulada “O café no Brasil e seus processos químicos”. Foi estruturada em três momentos, ocorrendo a comunhão interdisciplinar e possibilitando o processo de aprendizagem através da ação efetiva do alunado, onde os mesmos puderam participar ativamente do processo e expor suas opiniões sobre o desenvolver das ações. O processo culminou na produção do café pelos alunos. A metodologia utilizada seguiu numa abordagem qualitativa e de cunho descritivo. Os procedimentos adotados priorizaram: analise das observações do alunado, aula expositiva com utilização de objetos tecnológicos e modelos de processamentos de café, e utilização de materiais produzidos pelos alunos bolsistas. O referencial teórico está embasado em pesquisas que tem como foco o ensino de ciências, a aprendizagem com significado e a interdisciplinaridade. A finalidade proposta neste trabalho é de proporcionar a integração do currículo escolar que esteja em comunhão com a realidade dos alunos e com a historicidade presente em seu dia a dia. Os resultados apontaram que os alunos consideram mais interessante uma aula que se correlacione com outras áreas do conhecimento e extrapole a dimensão abstrata na compreensão dos assuntos trabalhados em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1178_31082017151425.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA LIMA" "autor_email" => "srmarialima@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }