EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA: COMO TEMA CONTEXTUALIZADO GERADOR DE CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36953 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3471 "inscrito_id" => 6983 "titulo" => "EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA: COMO TEMA CONTEXTUALIZADO GERADOR DE CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "O ensino de química sempre se demostrou complicado e difícil devido ao desinteresse dos educandos frente essa disciplina, uma vez que ministrada de forma teórica e apática, induzindo a memorização temporária do conteúdo, apresentando fórmulas e reações que não apresentam sentido, pois para muitos estudantes não há utilidade nos conteúdos abordados, uma vez que a realidade e o contexto que está inserido são ignorados. Isso é em decorrência da forma como são explorados os temas e devido também à falta de estruturas adequadas das escolas, como: laboratórios e equipamentos que facilitem o ensino dessa ciência, através de aulas práticas e contextualizadas, que é indispensável, devido à necessidade dessa disciplina no dia a dia dos educandos. Objetivou-se averiguar a influência de uma aula prática e teórica de forma contextualizada e problematizada no ensino de química, com educandos do ensino médio das Escolas Estaduais Dr. Alfredo Pessoa de Lima da cidade de Solânea-PB, e José Rocha Sobrinho da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos, sendo eles: pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A aula extração de cafeína através da prática contextualizada contribuiu para despertar nos educandos o interesse pela a química, não somente isso, mais também estimulou o senso crítico. A experimentação contextualizada é fundamental no ensino de química, pois o educando se tornam ativo e participativo, contribuindo significativamente na sua aprendizagem. Os resultados obtidos na pré e pós intervenção avaliativa certificam que a aula prática contextualizada é indispensavel no ensino de química, uma vez que demonstra uma forte influência na aprendizagem dos educandos, facilitando e tornando mais prazerosa a aquisição do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, CAFEÍNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6983_13102017150351.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIVALDO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCIVALDO" "autor_email" => "francivaldosousa93@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36953 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3471 "inscrito_id" => 6983 "titulo" => "EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA: COMO TEMA CONTEXTUALIZADO GERADOR DE CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "O ensino de química sempre se demostrou complicado e difícil devido ao desinteresse dos educandos frente essa disciplina, uma vez que ministrada de forma teórica e apática, induzindo a memorização temporária do conteúdo, apresentando fórmulas e reações que não apresentam sentido, pois para muitos estudantes não há utilidade nos conteúdos abordados, uma vez que a realidade e o contexto que está inserido são ignorados. Isso é em decorrência da forma como são explorados os temas e devido também à falta de estruturas adequadas das escolas, como: laboratórios e equipamentos que facilitem o ensino dessa ciência, através de aulas práticas e contextualizadas, que é indispensável, devido à necessidade dessa disciplina no dia a dia dos educandos. Objetivou-se averiguar a influência de uma aula prática e teórica de forma contextualizada e problematizada no ensino de química, com educandos do ensino médio das Escolas Estaduais Dr. Alfredo Pessoa de Lima da cidade de Solânea-PB, e José Rocha Sobrinho da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos, sendo eles: pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A aula extração de cafeína através da prática contextualizada contribuiu para despertar nos educandos o interesse pela a química, não somente isso, mais também estimulou o senso crítico. A experimentação contextualizada é fundamental no ensino de química, pois o educando se tornam ativo e participativo, contribuindo significativamente na sua aprendizagem. Os resultados obtidos na pré e pós intervenção avaliativa certificam que a aula prática contextualizada é indispensavel no ensino de química, uma vez que demonstra uma forte influência na aprendizagem dos educandos, facilitando e tornando mais prazerosa a aquisição do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, CAFEÍNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6983_13102017150351.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIVALDO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCIVALDO" "autor_email" => "francivaldosousa93@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }