Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA: COMO TEMA CONTEXTUALIZADO GERADOR DE CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, CAFEÍNA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36953
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3471
    "inscrito_id" => 6983
    "titulo" => "EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA: COMO TEMA CONTEXTUALIZADO GERADOR DE CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA."
    "resumo" => "O ensino de química sempre se demostrou complicado e difícil devido ao desinteresse dos educandos frente essa disciplina, uma vez que ministrada de forma teórica e apática, induzindo a memorização temporária do conteúdo, apresentando fórmulas e reações que não apresentam sentido, pois para muitos estudantes não há utilidade nos conteúdos abordados, uma vez que a realidade e o contexto que está inserido são ignorados. Isso é em decorrência da forma como são explorados os temas e devido também à falta de estruturas adequadas das escolas, como: laboratórios e equipamentos que facilitem o ensino dessa ciência, através de aulas práticas e contextualizadas, que é indispensável, devido à necessidade dessa disciplina no dia a dia dos educandos. Objetivou-se averiguar a influência de uma aula prática e teórica de forma contextualizada e problematizada no ensino de química, com educandos do ensino médio das Escolas Estaduais Dr. Alfredo Pessoa de Lima da cidade de Solânea-PB, e José Rocha Sobrinho da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos, sendo eles: pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A aula extração de cafeína através da prática contextualizada contribuiu para despertar nos educandos o interesse pela a química, não somente isso, mais também estimulou o senso crítico. A experimentação contextualizada é fundamental no ensino de química, pois o educando se tornam ativo e participativo, contribuindo significativamente na sua aprendizagem. Os resultados obtidos na pré e pós intervenção avaliativa certificam que a aula prática contextualizada é indispensavel no ensino de química, uma vez que demonstra uma forte influência na aprendizagem dos educandos, facilitando e tornando mais prazerosa a aquisição do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, CAFEÍNA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6983_13102017150351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIVALDO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIVALDO"
    "autor_email" => "francivaldosousa93@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36953
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3471
    "inscrito_id" => 6983
    "titulo" => "EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA: COMO TEMA CONTEXTUALIZADO GERADOR DE CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA."
    "resumo" => "O ensino de química sempre se demostrou complicado e difícil devido ao desinteresse dos educandos frente essa disciplina, uma vez que ministrada de forma teórica e apática, induzindo a memorização temporária do conteúdo, apresentando fórmulas e reações que não apresentam sentido, pois para muitos estudantes não há utilidade nos conteúdos abordados, uma vez que a realidade e o contexto que está inserido são ignorados. Isso é em decorrência da forma como são explorados os temas e devido também à falta de estruturas adequadas das escolas, como: laboratórios e equipamentos que facilitem o ensino dessa ciência, através de aulas práticas e contextualizadas, que é indispensável, devido à necessidade dessa disciplina no dia a dia dos educandos. Objetivou-se averiguar a influência de uma aula prática e teórica de forma contextualizada e problematizada no ensino de química, com educandos do ensino médio das Escolas Estaduais Dr. Alfredo Pessoa de Lima da cidade de Solânea-PB, e José Rocha Sobrinho da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos, sendo eles: pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A aula extração de cafeína através da prática contextualizada contribuiu para despertar nos educandos o interesse pela a química, não somente isso, mais também estimulou o senso crítico. A experimentação contextualizada é fundamental no ensino de química, pois o educando se tornam ativo e participativo, contribuindo significativamente na sua aprendizagem. Os resultados obtidos na pré e pós intervenção avaliativa certificam que a aula prática contextualizada é indispensavel no ensino de química, uma vez que demonstra uma forte influência na aprendizagem dos educandos, facilitando e tornando mais prazerosa a aquisição do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, CAFEÍNA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6983_13102017150351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIVALDO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIVALDO"
    "autor_email" => "francivaldosousa93@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de química sempre se demostrou complicado e difícil devido ao desinteresse dos educandos frente essa disciplina, uma vez que ministrada de forma teórica e apática, induzindo a memorização temporária do conteúdo, apresentando fórmulas e reações que não apresentam sentido, pois para muitos estudantes não há utilidade nos conteúdos abordados, uma vez que a realidade e o contexto que está inserido são ignorados. Isso é em decorrência da forma como são explorados os temas e devido também à falta de estruturas adequadas das escolas, como: laboratórios e equipamentos que facilitem o ensino dessa ciência, através de aulas práticas e contextualizadas, que é indispensável, devido à necessidade dessa disciplina no dia a dia dos educandos. Objetivou-se averiguar a influência de uma aula prática e teórica de forma contextualizada e problematizada no ensino de química, com educandos do ensino médio das Escolas Estaduais Dr. Alfredo Pessoa de Lima da cidade de Solânea-PB, e José Rocha Sobrinho da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos, sendo eles: pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A aula extração de cafeína através da prática contextualizada contribuiu para despertar nos educandos o interesse pela a química, não somente isso, mais também estimulou o senso crítico. A experimentação contextualizada é fundamental no ensino de química, pois o educando se tornam ativo e participativo, contribuindo significativamente na sua aprendizagem. Os resultados obtidos na pré e pós intervenção avaliativa certificam que a aula prática contextualizada é indispensavel no ensino de química, uma vez que demonstra uma forte influência na aprendizagem dos educandos, facilitando e tornando mais prazerosa a aquisição do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.