CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – IFBA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36300 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1529 "inscrito_id" => 108 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – IFBA" "resumo" => "Este trabalho traz reflexões sobre os estágios supervisionados no Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador (IFBA). O objetivo de desenvolver um projeto para favorecer uma relação parceira entre o ambiente acadêmico e a escola básica através dos estágios, representa um desafio para as equipes docente e discente. A articulação teoria-prática, a reflexão acerca do processo de formação do professor, o planejamento de intervenções pedagógicas e a dimensão de trabalho colaborativo são aspectos necessários à realização de estágios como espaço de vivência e campo formativo. A ação do estágio pode transcender o viés puramente didático, se planejada e desenvolvida coletivamente, de acordo com expectativas e realidade social, econômica, cultural e política de cada escola, tendo nos professores regentes sujeitos ativos e não somente espectadores. Acredita-se, dessa forma, ser possível passar da visão de estágio como mero componente curricular para consolidar-se enquanto espaço de vivência e formação fundamental na construção da prática docente. A metodologia prevê: levantamento bibliográfico, acompanhamento in loco, planejamento, realização e avaliação dos estágios a partir da interação dos sujeitos envolvidos. Passini (2007); Pimenta e Lima (2011); Freire (1987); Cavalcanti (2012) são alguns dos referenciais utilizados no trabalho. A proposta constitui-se numa perspectiva significativa para o citado Curso por proporcionar a construção gradativa da identidade docente. A realização de oficinas individuais e coletivas; o planejamento e desenvolvimento de acompanhamento do cotidiano escolar; a análise, registro e avaliação de práticas têm sido algumas realizações a partir da experiência em foco, favorecendo o crescimento dos discentes do Curso, futuros professores de geografia. Ainda há um caminho a percorrer, pois muitas são as dificuldades no processo de desenvolvimento e acompanhamento de um estágio na perspectiva defendida, mas a equipe docente acredita que esta é a melhor possibilidade para a construção de uma prática pedagógica dinâmica, crítica e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIAS, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID108_10092017214604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isalbuquerque30@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36300 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1529 "inscrito_id" => 108 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – IFBA" "resumo" => "Este trabalho traz reflexões sobre os estágios supervisionados no Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador (IFBA). O objetivo de desenvolver um projeto para favorecer uma relação parceira entre o ambiente acadêmico e a escola básica através dos estágios, representa um desafio para as equipes docente e discente. A articulação teoria-prática, a reflexão acerca do processo de formação do professor, o planejamento de intervenções pedagógicas e a dimensão de trabalho colaborativo são aspectos necessários à realização de estágios como espaço de vivência e campo formativo. A ação do estágio pode transcender o viés puramente didático, se planejada e desenvolvida coletivamente, de acordo com expectativas e realidade social, econômica, cultural e política de cada escola, tendo nos professores regentes sujeitos ativos e não somente espectadores. Acredita-se, dessa forma, ser possível passar da visão de estágio como mero componente curricular para consolidar-se enquanto espaço de vivência e formação fundamental na construção da prática docente. A metodologia prevê: levantamento bibliográfico, acompanhamento in loco, planejamento, realização e avaliação dos estágios a partir da interação dos sujeitos envolvidos. Passini (2007); Pimenta e Lima (2011); Freire (1987); Cavalcanti (2012) são alguns dos referenciais utilizados no trabalho. A proposta constitui-se numa perspectiva significativa para o citado Curso por proporcionar a construção gradativa da identidade docente. A realização de oficinas individuais e coletivas; o planejamento e desenvolvimento de acompanhamento do cotidiano escolar; a análise, registro e avaliação de práticas têm sido algumas realizações a partir da experiência em foco, favorecendo o crescimento dos discentes do Curso, futuros professores de geografia. Ainda há um caminho a percorrer, pois muitas são as dificuldades no processo de desenvolvimento e acompanhamento de um estágio na perspectiva defendida, mas a equipe docente acredita que esta é a melhor possibilidade para a construção de uma prática pedagógica dinâmica, crítica e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIAS, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID108_10092017214604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isalbuquerque30@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }