Este trabalho traz reflexões sobre os estágios supervisionados no Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador (IFBA). O objetivo de desenvolver um projeto para favorecer uma relação parceira entre o ambiente acadêmico e a escola básica através dos estágios, representa um desafio para as equipes docente e discente. A articulação teoria-prática, a reflexão acerca do processo de formação do professor, o planejamento de intervenções pedagógicas e a dimensão de trabalho colaborativo são aspectos necessários à realização de estágios como espaço de vivência e campo formativo. A ação do estágio pode transcender o viés puramente didático, se planejada e desenvolvida coletivamente, de acordo com expectativas e realidade social, econômica, cultural e política de cada escola, tendo nos professores regentes sujeitos ativos e não somente espectadores. Acredita-se, dessa forma, ser possível passar da visão de estágio como mero componente curricular para consolidar-se enquanto espaço de vivência e formação fundamental na construção da prática docente. A metodologia prevê: levantamento bibliográfico, acompanhamento in loco, planejamento, realização e avaliação dos estágios a partir da interação dos sujeitos envolvidos. Passini (2007); Pimenta e Lima (2011); Freire (1987); Cavalcanti (2012) são alguns dos referenciais utilizados no trabalho. A proposta constitui-se numa perspectiva significativa para o citado Curso por proporcionar a construção gradativa da identidade docente. A realização de oficinas individuais e coletivas; o planejamento e desenvolvimento de acompanhamento do cotidiano escolar; a análise, registro e avaliação de práticas têm sido algumas realizações a partir da experiência em foco, favorecendo o crescimento dos discentes do Curso, futuros professores de geografia. Ainda há um caminho a percorrer, pois muitas são as dificuldades no processo de desenvolvimento e acompanhamento de um estágio na perspectiva defendida, mas a equipe docente acredita que esta é a melhor possibilidade para a construção de uma prática pedagógica dinâmica, crítica e significativa.