A experiência relatada apresenta um trabalho interdisciplinar desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora- MG, envolvendo as turmas de 1º ano do ensino fundamental do Colégio de aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Tal relato se insere no Projeto Coletivo de Trabalho denominado “Eu, o outro e o mundo: minha vida de criança”. O tempo, enquanto conteúdo de ensino, aparece em diferentes áreas do conhecimento de modos e com enfoques ora diferentes ora muito similares. São vários os tempos, o tempo histórico, geológico, cronológico etc. Assim estudamos a duração relativa das coisas, a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem, as épocas. Mas como estes estudos se relacionam com as noções e as referências que as crianças têm acerca do tempo? Nossa intenção foi trazer esta questão para o contexto da educação fundamental, mais especificamente para a alfabetização matemática incorporada a outras linguagens, como a música e a literatura, que é uma marca do trabalho que realizamos neste ano escolar… Algumas questões orientam a escrita deste trabalho: Como concebemos o tempo enquanto conteúdo de ensino nas séries iniciais? Que metodologias favorecem a percepção e o conhecimento da criança acerca do tempo? De que tempos tratamos na escola e no ensino? Assim, nosso objetivo neste artigo é o de refletir sobre os desafios e as possibilidades de aprender e brincar “com” e “sobre” o tempo com crianças nas turmas de 1o ano do ensino fundamental. Buscamos envolver as famílias e as crianças que compartilharam suas trajetórias conosco e com os colegas nutrindo possibilidades de construção das noções de tempo Chronos: do hoje, ontem e do amanhã, bem como as fases de suas vidas e daqueles que os cercam, mas também do tempo Kairós através de suas experiências, memórias e sentimentos.