A ESCOLA E A APRENDIZAGEM DOS TEMPOS NA/DA INFÂNCIA: REFLETINDO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
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O tempo, enquanto conteúdo de ensino, aparece em diferentes áreas do conhecimento de modos e com enfoques ora diferentes ora muito similares. São vários os tempos, o tempo histórico, geológico, cronológico etc. Assim estudamos a duração relativa das coisas, a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem, as épocas. Mas como estes estudos se relacionam com as noções e as referências que as crianças têm acerca do tempo? Nossa intenção foi trazer esta questão para o contexto da educação fundamental, mais especificamente para a alfabetização matemática incorporada a outras linguagens, como a música e a literatura, que é uma marca do trabalho que realizamos neste ano escolar… Algumas questões orientam a escrita deste trabalho: Como concebemos o tempo enquanto conteúdo de ensino nas séries iniciais? Que metodologias favorecem a percepção e o conhecimento da criança acerca do tempo? De que tempos tratamos na escola e no ensino? 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