Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE COMO UTILIZAR A MÚSICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA.

Palavra-chaves: MÚSICA, GEOGRAFIA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38422
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4593
    "inscrito_id" => 5088
    "titulo" => "PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE COMO UTILIZAR A MÚSICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo de analisar, discutir e debater a importância da música no ensino-aprendizagem da geografia. É apresentada três propostas de como a música pode ser utilizada como ferramenta didática nas aulas de geografia. A Primeira proposta apresenta a música sendo utilizada como paródia, é uma música desenvolvida a partir de outra já existente, a melodia é a mesma mais a letra seria composta de assuntos geográficos, assim a produção musical vai ativa a criatividade do aluno e facilita a aprendizagem nos conteúdos propostos. A segunda proposta é através de determinadas músicas já existente, assim o aluno vai identificar, interpretar e analisar conteúdos geográficos e ver com esses conteúdos estão presentes em nosso cotidiano. A terceira proposta é de como a música pode fazer a junção da geografia com outras disciplinas didáticas, fazendo assim uma multidisciplinaridade, pois utilizando uma única música veremos como ela pode relacionar com a geografia e outros assuntos, assim teremos a união de dois ou mais professores de disciplinas distintas com o intuito de produzir conhecimentos em sala de aula sem os velhos e cansativos métodos pedagógicos e realizar  uma inovação no ensino-aprendizagem. A intenção desse artigo é de apresentar propostas de como a música pode ser empregada de diferentes formas no ensino da geografia, desmitificando as aulas e promovendo no ensino dos professores a construção do conhecimento com os alunos, e alunos que adquiriram um maior envolvimento e compromisso em aprender geografia através da música. Portanto, temos na música uma proposta metodológica motivadora nas aulas de geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, GEOGRAFIA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5088_16102017230139.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONSOLAÇÃO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CONSOLA"
    "autor_email" => "consola_sol@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ENTRE RIOS DO PIAUÍ (FAERPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38422
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4593
    "inscrito_id" => 5088
    "titulo" => "PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE COMO UTILIZAR A MÚSICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo de analisar, discutir e debater a importância da música no ensino-aprendizagem da geografia. É apresentada três propostas de como a música pode ser utilizada como ferramenta didática nas aulas de geografia. A Primeira proposta apresenta a música sendo utilizada como paródia, é uma música desenvolvida a partir de outra já existente, a melodia é a mesma mais a letra seria composta de assuntos geográficos, assim a produção musical vai ativa a criatividade do aluno e facilita a aprendizagem nos conteúdos propostos. A segunda proposta é através de determinadas músicas já existente, assim o aluno vai identificar, interpretar e analisar conteúdos geográficos e ver com esses conteúdos estão presentes em nosso cotidiano. A terceira proposta é de como a música pode fazer a junção da geografia com outras disciplinas didáticas, fazendo assim uma multidisciplinaridade, pois utilizando uma única música veremos como ela pode relacionar com a geografia e outros assuntos, assim teremos a união de dois ou mais professores de disciplinas distintas com o intuito de produzir conhecimentos em sala de aula sem os velhos e cansativos métodos pedagógicos e realizar  uma inovação no ensino-aprendizagem. A intenção desse artigo é de apresentar propostas de como a música pode ser empregada de diferentes formas no ensino da geografia, desmitificando as aulas e promovendo no ensino dos professores a construção do conhecimento com os alunos, e alunos que adquiriram um maior envolvimento e compromisso em aprender geografia através da música. Portanto, temos na música uma proposta metodológica motivadora nas aulas de geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, GEOGRAFIA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5088_16102017230139.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONSOLAÇÃO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CONSOLA"
    "autor_email" => "consola_sol@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ENTRE RIOS DO PIAUÍ (FAERPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo de analisar, discutir e debater a importância da música no ensino-aprendizagem da geografia. É apresentada três propostas de como a música pode ser utilizada como ferramenta didática nas aulas de geografia. A Primeira proposta apresenta a música sendo utilizada como paródia, é uma música desenvolvida a partir de outra já existente, a melodia é a mesma mais a letra seria composta de assuntos geográficos, assim a produção musical vai ativa a criatividade do aluno e facilita a aprendizagem nos conteúdos propostos. A segunda proposta é através de determinadas músicas já existente, assim o aluno vai identificar, interpretar e analisar conteúdos geográficos e ver com esses conteúdos estão presentes em nosso cotidiano. A terceira proposta é de como a música pode fazer a junção da geografia com outras disciplinas didáticas, fazendo assim uma multidisciplinaridade, pois utilizando uma única música veremos como ela pode relacionar com a geografia e outros assuntos, assim teremos a união de dois ou mais professores de disciplinas distintas com o intuito de produzir conhecimentos em sala de aula sem os velhos e cansativos métodos pedagógicos e realizar uma inovação no ensino-aprendizagem. A intenção desse artigo é de apresentar propostas de como a música pode ser empregada de diferentes formas no ensino da geografia, desmitificando as aulas e promovendo no ensino dos professores a construção do conhecimento com os alunos, e alunos que adquiriram um maior envolvimento e compromisso em aprender geografia através da música. Portanto, temos na música uma proposta metodológica motivadora nas aulas de geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.