O BINÔMIO CUIDAR E O EDUCAR: UMA AÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37562 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 690 "inscrito_id" => 1206 "titulo" => "O BINÔMIO CUIDAR E O EDUCAR: UMA AÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo é parte da pesquisa “O Cuidar e o Educar no Cotidiano da Educação Infantil,” do Núcleo de Estudos em Educação/NEEd, do Departamento de Educação, do Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia”- CAMEAM/UERN, da qual fomos partícipes como sujeitos, no cotidiano escolar. Esta teve como objetivo evidenciar a prática pedagógica quanto às dimensões do cuidar e do educar nas aulas trabalhadas, trazendo como eixo central de reflexão e de debate a forte influência e presença exercidas por esse novo paradigma na integração do cuidar e do educar em nossas escolas. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições do município de Pau dos Ferros – RN, e seguiu uma das modalidades da pesquisa-ação: a abordagem colaborativa. Para fundamentar todo o estudo, tomamos como referência: Áries (1981), Pinheiro (2008) Oliveira (2002), entre outros autores que tratam da infância e da Educação Infantil. Assim, diante da concepção adotada, consideramos a Educação Infantil um direito da criança, e, através desta, a possibilidade de a criança ter uma educação de qualidade, aliada ao cuidar, visando-a atender as peculiaridades da infância, e respeitando, sobretudo, a sua condição de criança. Portanto os estudos e reflexões realizados, na execução desta pesquisa, nos favoreceram, ao refletirmos sobre nossa prática no espaço escolar, no que diz respeito à transformação da nossa atividade educativa, de modo que passamos a ter um olhar mais reflexivo quanto à dimensão do binômio: cuidar e educar" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CUIDAR E EDUCAR, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1206_01092017220359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERALDA MARIA DE BEM" "autor_nome_curto" => "GERALDA BEM" "autor_email" => "geraldabem@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37562 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 690 "inscrito_id" => 1206 "titulo" => "O BINÔMIO CUIDAR E O EDUCAR: UMA AÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo é parte da pesquisa “O Cuidar e o Educar no Cotidiano da Educação Infantil,” do Núcleo de Estudos em Educação/NEEd, do Departamento de Educação, do Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia”- CAMEAM/UERN, da qual fomos partícipes como sujeitos, no cotidiano escolar. Esta teve como objetivo evidenciar a prática pedagógica quanto às dimensões do cuidar e do educar nas aulas trabalhadas, trazendo como eixo central de reflexão e de debate a forte influência e presença exercidas por esse novo paradigma na integração do cuidar e do educar em nossas escolas. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições do município de Pau dos Ferros – RN, e seguiu uma das modalidades da pesquisa-ação: a abordagem colaborativa. Para fundamentar todo o estudo, tomamos como referência: Áries (1981), Pinheiro (2008) Oliveira (2002), entre outros autores que tratam da infância e da Educação Infantil. Assim, diante da concepção adotada, consideramos a Educação Infantil um direito da criança, e, através desta, a possibilidade de a criança ter uma educação de qualidade, aliada ao cuidar, visando-a atender as peculiaridades da infância, e respeitando, sobretudo, a sua condição de criança. Portanto os estudos e reflexões realizados, na execução desta pesquisa, nos favoreceram, ao refletirmos sobre nossa prática no espaço escolar, no que diz respeito à transformação da nossa atividade educativa, de modo que passamos a ter um olhar mais reflexivo quanto à dimensão do binômio: cuidar e educar" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CUIDAR E EDUCAR, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1206_01092017220359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERALDA MARIA DE BEM" "autor_nome_curto" => "GERALDA BEM" "autor_email" => "geraldabem@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }