Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BINÔMIO CUIDAR E O EDUCAR: UMA AÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: CUIDAR E EDUCAR, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37562
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 1206
    "titulo" => "O BINÔMIO CUIDAR E O EDUCAR: UMA AÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo é parte da pesquisa “O Cuidar e o Educar no Cotidiano da Educação Infantil,” do Núcleo de Estudos em Educação/NEEd, do Departamento de Educação, do Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia”- CAMEAM/UERN, da qual fomos partícipes como sujeitos, no cotidiano escolar. Esta teve como objetivo evidenciar a prática pedagógica quanto às dimensões do cuidar e do educar nas aulas trabalhadas, trazendo como eixo central de reflexão e de debate a forte influência e presença exercidas por esse novo paradigma na integração do cuidar e do educar em nossas escolas. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições do município de Pau dos Ferros – RN, e seguiu uma das modalidades da pesquisa-ação: a abordagem colaborativa. Para fundamentar todo o estudo, tomamos como referência: Áries (1981), Pinheiro (2008) Oliveira (2002), entre outros autores que tratam da infância e da Educação Infantil. Assim, diante da concepção adotada, consideramos a Educação Infantil um direito da criança, e, através desta, a possibilidade de a criança ter uma educação de qualidade, aliada ao cuidar, visando-a atender as peculiaridades da infância, e respeitando, sobretudo, a sua condição de criança. Portanto os estudos e reflexões realizados, na execução desta pesquisa, nos favoreceram, ao refletirmos sobre nossa prática no espaço escolar, no que diz respeito à transformação da nossa atividade educativa, de modo que passamos a ter um olhar mais reflexivo quanto à dimensão do binômio:  cuidar e educar"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CUIDAR E EDUCAR, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1206_01092017220359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERALDA MARIA DE BEM"
    "autor_nome_curto" => "GERALDA BEM"
    "autor_email" => "geraldabem@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37562
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 1206
    "titulo" => "O BINÔMIO CUIDAR E O EDUCAR: UMA AÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo é parte da pesquisa “O Cuidar e o Educar no Cotidiano da Educação Infantil,” do Núcleo de Estudos em Educação/NEEd, do Departamento de Educação, do Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia”- CAMEAM/UERN, da qual fomos partícipes como sujeitos, no cotidiano escolar. Esta teve como objetivo evidenciar a prática pedagógica quanto às dimensões do cuidar e do educar nas aulas trabalhadas, trazendo como eixo central de reflexão e de debate a forte influência e presença exercidas por esse novo paradigma na integração do cuidar e do educar em nossas escolas. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições do município de Pau dos Ferros – RN, e seguiu uma das modalidades da pesquisa-ação: a abordagem colaborativa. Para fundamentar todo o estudo, tomamos como referência: Áries (1981), Pinheiro (2008) Oliveira (2002), entre outros autores que tratam da infância e da Educação Infantil. Assim, diante da concepção adotada, consideramos a Educação Infantil um direito da criança, e, através desta, a possibilidade de a criança ter uma educação de qualidade, aliada ao cuidar, visando-a atender as peculiaridades da infância, e respeitando, sobretudo, a sua condição de criança. Portanto os estudos e reflexões realizados, na execução desta pesquisa, nos favoreceram, ao refletirmos sobre nossa prática no espaço escolar, no que diz respeito à transformação da nossa atividade educativa, de modo que passamos a ter um olhar mais reflexivo quanto à dimensão do binômio:  cuidar e educar"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CUIDAR E EDUCAR, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1206_01092017220359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERALDA MARIA DE BEM"
    "autor_nome_curto" => "GERALDA BEM"
    "autor_email" => "geraldabem@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa “O Cuidar e o Educar no Cotidiano da Educação Infantil,” do Núcleo de Estudos em Educação/NEEd, do Departamento de Educação, do Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia”- CAMEAM/UERN, da qual fomos partícipes como sujeitos, no cotidiano escolar. Esta teve como objetivo evidenciar a prática pedagógica quanto às dimensões do cuidar e do educar nas aulas trabalhadas, trazendo como eixo central de reflexão e de debate a forte influência e presença exercidas por esse novo paradigma na integração do cuidar e do educar em nossas escolas. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições do município de Pau dos Ferros – RN, e seguiu uma das modalidades da pesquisa-ação: a abordagem colaborativa. Para fundamentar todo o estudo, tomamos como referência: Áries (1981), Pinheiro (2008) Oliveira (2002), entre outros autores que tratam da infância e da Educação Infantil. Assim, diante da concepção adotada, consideramos a Educação Infantil um direito da criança, e, através desta, a possibilidade de a criança ter uma educação de qualidade, aliada ao cuidar, visando-a atender as peculiaridades da infância, e respeitando, sobretudo, a sua condição de criança. Portanto os estudos e reflexões realizados, na execução desta pesquisa, nos favoreceram, ao refletirmos sobre nossa prática no espaço escolar, no que diz respeito à transformação da nossa atividade educativa, de modo que passamos a ter um olhar mais reflexivo quanto à dimensão do binômio: cuidar e educar

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.