LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS: DA MULTIMODALIDADE AO LETRAMENTO EM MARKETING
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37315 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3605 "inscrito_id" => 8862 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS: DA MULTIMODALIDADE AO LETRAMENTO EM MARKETING" "resumo" => "O presente trabalho tem como problema, como objeto de reflexão, a questão dos multiletramentos, e visa apresentar uma proposta de intervenção didática que investiga e analisa as práticas de leitura e letramento crítico, visual e em marketing com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Também, examina e analisa o tratamento dado aos gêneros discursivos multimodais como objetos de ensino para as atividades de leitura na coleção de livro didático, “Português: Linguagens”. Este estudo é parte da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, com ênfase na construção de sentido na leitura de textos publicitários impressos multimodais, considerando a acelerada emergência de diversos gêneros discursivos na sociedade na qual o aluno está imerso. Justifica-se pela referida escola necessitar rever suas práticas didático-pedagógicas para formação de leitores críticos, sobretudo no Ensino Fundamental II, isso objetivando tanto o desenvolvimento dos vários letramentos, como a melhoria dos níveis de leitura dos alunos. Além disso, investigamos como a proposta didática dos gêneros multimodais permite apontar afinidades entre as abordagens de gêneros defendidas pelo Interacionismo Sociodiscursivo, representado principalmente por Schneuwly, B; Dolz, J. (2004), metodologicamente. Em nosso estudo, discutiremos acerca tanto dos multiletramentos como dos textos multimodais desde os estudos de Rojo (2012); Street (2012), por tratarem acerca dos letramentos múltiplos; Kress e van Lewuveen (1996, autores da Gramática do Design Visual (GDV). Resultados apontam que houve o entrelaçamento esperado entre os diferentes modos semióticos, especialmente entre a linguagem verbal e as imagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TEXTOS PUBLICITÁRIOS;, MULTILETRAMENTOS;, LETRAMENTO VISUAL;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8862_14102017191353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ OSMAR RIOS MACEDO" "autor_nome_curto" => "ZÉ OSMAR" "autor_email" => "zeosmarzinho@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37315 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3605 "inscrito_id" => 8862 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS: DA MULTIMODALIDADE AO LETRAMENTO EM MARKETING" "resumo" => "O presente trabalho tem como problema, como objeto de reflexão, a questão dos multiletramentos, e visa apresentar uma proposta de intervenção didática que investiga e analisa as práticas de leitura e letramento crítico, visual e em marketing com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Também, examina e analisa o tratamento dado aos gêneros discursivos multimodais como objetos de ensino para as atividades de leitura na coleção de livro didático, “Português: Linguagens”. Este estudo é parte da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, com ênfase na construção de sentido na leitura de textos publicitários impressos multimodais, considerando a acelerada emergência de diversos gêneros discursivos na sociedade na qual o aluno está imerso. Justifica-se pela referida escola necessitar rever suas práticas didático-pedagógicas para formação de leitores críticos, sobretudo no Ensino Fundamental II, isso objetivando tanto o desenvolvimento dos vários letramentos, como a melhoria dos níveis de leitura dos alunos. Além disso, investigamos como a proposta didática dos gêneros multimodais permite apontar afinidades entre as abordagens de gêneros defendidas pelo Interacionismo Sociodiscursivo, representado principalmente por Schneuwly, B; Dolz, J. (2004), metodologicamente. Em nosso estudo, discutiremos acerca tanto dos multiletramentos como dos textos multimodais desde os estudos de Rojo (2012); Street (2012), por tratarem acerca dos letramentos múltiplos; Kress e van Lewuveen (1996, autores da Gramática do Design Visual (GDV). Resultados apontam que houve o entrelaçamento esperado entre os diferentes modos semióticos, especialmente entre a linguagem verbal e as imagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TEXTOS PUBLICITÁRIOS;, MULTILETRAMENTOS;, LETRAMENTO VISUAL;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8862_14102017191353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ OSMAR RIOS MACEDO" "autor_nome_curto" => "ZÉ OSMAR" "autor_email" => "zeosmarzinho@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }