REVISITAR A HORTA E A IDENTIDADE: O PERTENCIMENTO CAMPONÊS NO CURSO DE AGROECOLOGIA DA ESCOLA VALDEMIRO PEDRO VIANA EM APODI/RN
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38578 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1742 "inscrito_id" => 5888 "titulo" => "REVISITAR A HORTA E A IDENTIDADE: O PERTENCIMENTO CAMPONÊS NO CURSO DE AGROECOLOGIA DA ESCOLA VALDEMIRO PEDRO VIANA EM APODI/RN" "resumo" => "A compreensão do sentimento de pertença ao campo encontra na escola rural um “laboratório” adequado de observação desse fenômeno. Sabe-se que o Campo não se abstraiu à dinamicidade das mudanças sociais e que até mesmo na implantação de programas e políticas educacionais essas mudanças podem ser notadas. Os novos cursos técnicos que chegam agora a mais escolas brasileiras, tornam-se ambientes pedagógicos propícios à observação, sobretudo quando temos um curso que discute no chão da escola rural, não apenas o manejo do solo ou a agricultura sustentável, mas o “lugar social” do nativo nesse contexto. Estudar o cotidiano escolar camponês é compreender o desafio de analisar um lócus culturalmente híbrido, feito de resistência, mas também de diálogo, de calmaria, mas principalmente de conectividade e barulho criador; o estudante camponês talvez viva na contemporaneidade, a quebra de paradigmas dicotômicos e é preciso que ele saiba o que fazer e como se posicionar à esse rompimento. Este artigo objetiva discutir a atuação do curso técnico de Agroecologia na Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana em Apodi/RN. O curso foi concebido por iniciativa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC e atuou na escola no biênio 2014-2016. Buscaremos compreender de que modo os alunos ressignificam o pertencimento ao Campo a partir de práticas e metodologias vivenciadas no curso técnico. A partir da problematização da realidade freireana nossa metodologia se ocupará em desenvolver um estudo sociocultural com base no estudo da realidade e da ação-reflexão-ação. Um aspecto relevante nesse contexto é entender a importância da identidade cultural em cada um, do quanto seu reconhecimento é salutar para a aprendizagem, promovendo a “assunção” do ser, apregoada e defendida pelo grande Paulo Freire. No caso do aluno camponês, essa assunção é cultivada no seio da terra, no romantismo e na quietude do lugar, mas também na dinamicidade das novas conexões, tecnológicas e sociais que o campo pode fazer a partir do protagonismo de seus atores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGROECOLOGIA, PERTENÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID5888_11092017104444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CANINDÉ DE MORAIS COSTA" "autor_nome_curto" => "CANINDÉ COSTA" "autor_email" => "caninde.c@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38578 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1742 "inscrito_id" => 5888 "titulo" => "REVISITAR A HORTA E A IDENTIDADE: O PERTENCIMENTO CAMPONÊS NO CURSO DE AGROECOLOGIA DA ESCOLA VALDEMIRO PEDRO VIANA EM APODI/RN" "resumo" => "A compreensão do sentimento de pertença ao campo encontra na escola rural um “laboratório” adequado de observação desse fenômeno. Sabe-se que o Campo não se abstraiu à dinamicidade das mudanças sociais e que até mesmo na implantação de programas e políticas educacionais essas mudanças podem ser notadas. Os novos cursos técnicos que chegam agora a mais escolas brasileiras, tornam-se ambientes pedagógicos propícios à observação, sobretudo quando temos um curso que discute no chão da escola rural, não apenas o manejo do solo ou a agricultura sustentável, mas o “lugar social” do nativo nesse contexto. Estudar o cotidiano escolar camponês é compreender o desafio de analisar um lócus culturalmente híbrido, feito de resistência, mas também de diálogo, de calmaria, mas principalmente de conectividade e barulho criador; o estudante camponês talvez viva na contemporaneidade, a quebra de paradigmas dicotômicos e é preciso que ele saiba o que fazer e como se posicionar à esse rompimento. Este artigo objetiva discutir a atuação do curso técnico de Agroecologia na Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana em Apodi/RN. O curso foi concebido por iniciativa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC e atuou na escola no biênio 2014-2016. Buscaremos compreender de que modo os alunos ressignificam o pertencimento ao Campo a partir de práticas e metodologias vivenciadas no curso técnico. A partir da problematização da realidade freireana nossa metodologia se ocupará em desenvolver um estudo sociocultural com base no estudo da realidade e da ação-reflexão-ação. Um aspecto relevante nesse contexto é entender a importância da identidade cultural em cada um, do quanto seu reconhecimento é salutar para a aprendizagem, promovendo a “assunção” do ser, apregoada e defendida pelo grande Paulo Freire. No caso do aluno camponês, essa assunção é cultivada no seio da terra, no romantismo e na quietude do lugar, mas também na dinamicidade das novas conexões, tecnológicas e sociais que o campo pode fazer a partir do protagonismo de seus atores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGROECOLOGIA, PERTENÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID5888_11092017104444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CANINDÉ DE MORAIS COSTA" "autor_nome_curto" => "CANINDÉ COSTA" "autor_email" => "caninde.c@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }