DOCÊNCIA OU NÃO:
DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36508 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2815 "inscrito_id" => 5542 "titulo" => """ DOCÊNCIA OU NÃO:\r\n DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA """ "resumo" => "Está análise busca identificar fatores que levam discentes de um curso de Licenciatura em Matemática a desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do professor de matemática no Brasil. O método utilizado foi um estudo de caso, tem-se como participantes do mesmo, vinte discentes de graduação de uma instituição de ensino superior do Estado da Paraíba, que ingressaram na universidade no período de 2009.2. Onde elaborou-se um questionário para o levantamento dos dados, contendo oito questões entre abertas e semi-abertas. A análise dos dados deu-se de forma individual, questão por questão, partindo da realidade de todos os questionados, realizando comparações e apontado opiniões semelhantes, se realidade afetava de maneira única ou coletiva. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar que os discentes que permanecem na instituição tiveram algumas dificuldades com componentes curriculares, que necessitavam de um maior embasamento de assuntos matemáticos do ensino fundamental e médio, mas não o tiveram. Alguns fatores que influência esta realidade, poderá estar relacionado à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos discentes, por não fazer parte da grade curricular obrigatória da instituição, falta de identificação dos discentes para com a licenciatura preferindo seguir o bacharelado ou curso técnico, questões financeiras, tempo disponível para dedicação e problemas referentes à falta de didática por parte de alguns educadores. Frente ao exposto observa-se que a desistência dos alunos faz parte de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos cursos de Licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5542_21092017232536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA ALVES OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUELA ALVES" "autor_email" => "manuelaaos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36508 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2815 "inscrito_id" => 5542 "titulo" => """ DOCÊNCIA OU NÃO:\r\n DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA """ "resumo" => "Está análise busca identificar fatores que levam discentes de um curso de Licenciatura em Matemática a desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do professor de matemática no Brasil. O método utilizado foi um estudo de caso, tem-se como participantes do mesmo, vinte discentes de graduação de uma instituição de ensino superior do Estado da Paraíba, que ingressaram na universidade no período de 2009.2. Onde elaborou-se um questionário para o levantamento dos dados, contendo oito questões entre abertas e semi-abertas. A análise dos dados deu-se de forma individual, questão por questão, partindo da realidade de todos os questionados, realizando comparações e apontado opiniões semelhantes, se realidade afetava de maneira única ou coletiva. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar que os discentes que permanecem na instituição tiveram algumas dificuldades com componentes curriculares, que necessitavam de um maior embasamento de assuntos matemáticos do ensino fundamental e médio, mas não o tiveram. Alguns fatores que influência esta realidade, poderá estar relacionado à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos discentes, por não fazer parte da grade curricular obrigatória da instituição, falta de identificação dos discentes para com a licenciatura preferindo seguir o bacharelado ou curso técnico, questões financeiras, tempo disponível para dedicação e problemas referentes à falta de didática por parte de alguns educadores. Frente ao exposto observa-se que a desistência dos alunos faz parte de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos cursos de Licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5542_21092017232536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA ALVES OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUELA ALVES" "autor_email" => "manuelaaos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }