Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA OU NÃO: DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36508
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2815
    "inscrito_id" => 5542
    "titulo" => """
      DOCÊNCIA OU NÃO:\r\n
      DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => "Está análise busca identificar fatores que levam discentes de um curso de Licenciatura em Matemática a desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do professor de matemática no Brasil. O método utilizado foi um estudo de caso, tem-se como participantes do mesmo, vinte discentes de graduação de uma instituição de ensino superior do Estado da Paraíba, que ingressaram na universidade no período de 2009.2. Onde elaborou-se um questionário para o levantamento dos dados, contendo oito questões entre abertas e semi-abertas. A análise dos dados deu-se de forma individual, questão por questão, partindo da realidade de todos os questionados, realizando comparações e apontado opiniões semelhantes, se realidade afetava de maneira única ou coletiva. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar que os discentes que permanecem na instituição tiveram algumas dificuldades com componentes curriculares, que necessitavam de um maior embasamento de assuntos matemáticos do ensino fundamental e médio, mas não o tiveram. Alguns fatores que influência esta realidade, poderá estar relacionado à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos discentes, por não fazer parte da grade curricular obrigatória da instituição, falta de identificação dos discentes para com a licenciatura preferindo seguir o bacharelado ou curso técnico, questões financeiras, tempo disponível para dedicação e problemas referentes à falta de didática por parte de alguns educadores. Frente ao exposto observa-se que a desistência dos alunos faz parte de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos cursos de Licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5542_21092017232536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA ALVES OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA ALVES"
    "autor_email" => "manuelaaos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36508
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2815
    "inscrito_id" => 5542
    "titulo" => """
      DOCÊNCIA OU NÃO:\r\n
      DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => "Está análise busca identificar fatores que levam discentes de um curso de Licenciatura em Matemática a desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do professor de matemática no Brasil. O método utilizado foi um estudo de caso, tem-se como participantes do mesmo, vinte discentes de graduação de uma instituição de ensino superior do Estado da Paraíba, que ingressaram na universidade no período de 2009.2. Onde elaborou-se um questionário para o levantamento dos dados, contendo oito questões entre abertas e semi-abertas. A análise dos dados deu-se de forma individual, questão por questão, partindo da realidade de todos os questionados, realizando comparações e apontado opiniões semelhantes, se realidade afetava de maneira única ou coletiva. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar que os discentes que permanecem na instituição tiveram algumas dificuldades com componentes curriculares, que necessitavam de um maior embasamento de assuntos matemáticos do ensino fundamental e médio, mas não o tiveram. Alguns fatores que influência esta realidade, poderá estar relacionado à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos discentes, por não fazer parte da grade curricular obrigatória da instituição, falta de identificação dos discentes para com a licenciatura preferindo seguir o bacharelado ou curso técnico, questões financeiras, tempo disponível para dedicação e problemas referentes à falta de didática por parte de alguns educadores. Frente ao exposto observa-se que a desistência dos alunos faz parte de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos cursos de Licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DESISTÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5542_21092017232536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA ALVES OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA ALVES"
    "autor_email" => "manuelaaos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Está análise busca identificar fatores que levam discentes de um curso de Licenciatura em Matemática a desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do professor de matemática no Brasil. O método utilizado foi um estudo de caso, tem-se como participantes do mesmo, vinte discentes de graduação de uma instituição de ensino superior do Estado da Paraíba, que ingressaram na universidade no período de 2009.2. Onde elaborou-se um questionário para o levantamento dos dados, contendo oito questões entre abertas e semi-abertas. A análise dos dados deu-se de forma individual, questão por questão, partindo da realidade de todos os questionados, realizando comparações e apontado opiniões semelhantes, se realidade afetava de maneira única ou coletiva. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar que os discentes que permanecem na instituição tiveram algumas dificuldades com componentes curriculares, que necessitavam de um maior embasamento de assuntos matemáticos do ensino fundamental e médio, mas não o tiveram. Alguns fatores que influência esta realidade, poderá estar relacionado à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos discentes, por não fazer parte da grade curricular obrigatória da instituição, falta de identificação dos discentes para com a licenciatura preferindo seguir o bacharelado ou curso técnico, questões financeiras, tempo disponível para dedicação e problemas referentes à falta de didática por parte de alguns educadores. Frente ao exposto observa-se que a desistência dos alunos faz parte de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos cursos de Licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.