Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODOS DE APROPRIAÇÃO DE IMAGENS POR PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAMANGUAPE - PB

Palavra-chaves: MODOS DE APROPRIAÇÃO, IMAGENS VISUAIS, PRÁTICA DOCENTE Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que buscou conhecer os modos de apropriação de imagens visuais por professoras da rede pública municipal de ensino, da cidade de Mamanguape - PB, que lecionam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas à luz da técnica Análise de Conteúdo, sob a orientação de Laurence Bardin (2011). Com esse procedimento, buscaram-se conhecer, especificamente: quais tipos de imagens são utilizados pelas professoras no exercício de sua prática docente; quais critérios elas utilizam para selecionar essas imagens e quais estratégias pedagógicas desenvolvem ao fazer uso desse recurso no espaço escolar. Do presente estudo, chegaram-se, resumidamente, as seguintes conclusões: (I) a maioria das professoras utiliza com frequência algum tipo de imagem em sua prática docente; (II) todas as docentes consideram as imagens visuais um recurso importante ou indispensável que exercem, em geral, as funções de atrair os alunos e facilitar a apropriação do conteúdo estudado em sala de aula; (III) como estratégia de ensino com o uso de imagens, as professoras desenvolvem atividades como roda de conversa, quadrinhos, dinâmicas, palestras, atividades lúdicas e exposição de vídeos; (IV) as docentes afirmaram ter conhecimento ou leituras prévias sobre o uso pedagógico de imagens visuais durante sua formação inicial ou continuada; (V) ao avaliarem a sua prática docente com o uso de imagens, as professoras afirmaram que considera positiva, apesar de quatro delas reconhecerem a necessidade de uma dedicação maior nesse aspecto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.