MODOS DE APROPRIAÇÃO DE IMAGENS POR PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAMANGUAPE - PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37469 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2919 "inscrito_id" => 4711 "titulo" => "MODOS DE APROPRIAÇÃO DE IMAGENS POR PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAMANGUAPE - PB" "resumo" => "Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que buscou conhecer os modos de apropriação de imagens visuais por professoras da rede pública municipal de ensino, da cidade de Mamanguape - PB, que lecionam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas à luz da técnica Análise de Conteúdo, sob a orientação de Laurence Bardin (2011). Com esse procedimento, buscaram-se conhecer, especificamente: quais tipos de imagens são utilizados pelas professoras no exercício de sua prática docente; quais critérios elas utilizam para selecionar essas imagens e quais estratégias pedagógicas desenvolvem ao fazer uso desse recurso no espaço escolar. Do presente estudo, chegaram-se, resumidamente, as seguintes conclusões: (I) a maioria das professoras utiliza com frequência algum tipo de imagem em sua prática docente; (II) todas as docentes consideram as imagens visuais um recurso importante ou indispensável que exercem, em geral, as funções de atrair os alunos e facilitar a apropriação do conteúdo estudado em sala de aula; (III) como estratégia de ensino com o uso de imagens, as professoras desenvolvem atividades como roda de conversa, quadrinhos, dinâmicas, palestras, atividades lúdicas e exposição de vídeos; (IV) as docentes afirmaram ter conhecimento ou leituras prévias sobre o uso pedagógico de imagens visuais durante sua formação inicial ou continuada; (V) ao avaliarem a sua prática docente com o uso de imagens, as professoras afirmaram que considera positiva, apesar de quatro delas reconhecerem a necessidade de uma dedicação maior nesse aspecto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MODOS DE APROPRIAÇÃO, IMAGENS VISUAIS, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID4711_27092017170126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICARLA LOPES DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "MICARLA LOPES" "autor_email" => "micarlalopes8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37469 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2919 "inscrito_id" => 4711 "titulo" => "MODOS DE APROPRIAÇÃO DE IMAGENS POR PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAMANGUAPE - PB" "resumo" => "Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que buscou conhecer os modos de apropriação de imagens visuais por professoras da rede pública municipal de ensino, da cidade de Mamanguape - PB, que lecionam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas à luz da técnica Análise de Conteúdo, sob a orientação de Laurence Bardin (2011). Com esse procedimento, buscaram-se conhecer, especificamente: quais tipos de imagens são utilizados pelas professoras no exercício de sua prática docente; quais critérios elas utilizam para selecionar essas imagens e quais estratégias pedagógicas desenvolvem ao fazer uso desse recurso no espaço escolar. Do presente estudo, chegaram-se, resumidamente, as seguintes conclusões: (I) a maioria das professoras utiliza com frequência algum tipo de imagem em sua prática docente; (II) todas as docentes consideram as imagens visuais um recurso importante ou indispensável que exercem, em geral, as funções de atrair os alunos e facilitar a apropriação do conteúdo estudado em sala de aula; (III) como estratégia de ensino com o uso de imagens, as professoras desenvolvem atividades como roda de conversa, quadrinhos, dinâmicas, palestras, atividades lúdicas e exposição de vídeos; (IV) as docentes afirmaram ter conhecimento ou leituras prévias sobre o uso pedagógico de imagens visuais durante sua formação inicial ou continuada; (V) ao avaliarem a sua prática docente com o uso de imagens, as professoras afirmaram que considera positiva, apesar de quatro delas reconhecerem a necessidade de uma dedicação maior nesse aspecto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MODOS DE APROPRIAÇÃO, IMAGENS VISUAIS, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID4711_27092017170126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICARLA LOPES DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "MICARLA LOPES" "autor_email" => "micarlalopes8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }