Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO APRENDIZAGEM, MODELAGEM MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37465
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 502
    "inscrito_id" => 5879
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem para a Matemática nas séries iniciais, para fazer frente à dificuldade de muitos alunos com a disciplina de Matemática. Nesse sentido, a Modelagem Matemática destaca-se como um elo entre a Matemática aplicada em sala de aula e a realidade do cotidiano do aluno. Apresenta-se o conceito e razões para sua utilização, principalmente nas séries iniciais, etapa em que as crianças estão sedentas por novas descobertas, tornando-as críticas da realidade em que estão inseridas. A partir dessa analise foi desenvolvida uma atividade prática com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ribamar da Silva Santos, localizada no município de Santana do Araguaia-PA, dividida em três etapas: na primeira os alunos foram incentivados a discutir e escolheram o tema: Placas e sinalizações de trânsito em Santana do Araguaia-PA, dentro de sua realidade, justificado pela curiosidade que os mesmos despertaram para saber o significado das placas que estavam sendo colocadas na cidade, visto que, há poucos meses antes dessa pesquisa não havia placas nem as sinalizações no município, na segunda ocorreu o trabalho de campo, com registro de fotos das placas e sinalizações que estavam sendo implantadas na cidade, para analise, discussão e conscientização em sala de aula e a última etapa foi composta de discussão e formulação do problema matemático, além da resolução do problema proposto, com objetivo de proporcionar aos alunos a construção de conceitos matemáticos carregados de sentido e significado, ao conseguirem conectar o problema matemático proposto ao cotidiano. Portanto através do uso da Modelagem Matemática na sala de aula é possível trabalhar a interdisciplinaridade, a transversalidade, mostrando ao aluno como a matemática pode ser útil em sua vida fora do ambiente escolar e como ela interage com as demais áreas do conhecimento, ampliando suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas, além de serem mais propensos a desenvolverem outras atividades pautadas em situações reais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, MODELAGEM MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5879_23082017082855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDINEIA RODRIGUES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VALDINEIA"
    "autor_email" => "valdineia.rlima@bol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37465
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 502
    "inscrito_id" => 5879
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem para a Matemática nas séries iniciais, para fazer frente à dificuldade de muitos alunos com a disciplina de Matemática. Nesse sentido, a Modelagem Matemática destaca-se como um elo entre a Matemática aplicada em sala de aula e a realidade do cotidiano do aluno. Apresenta-se o conceito e razões para sua utilização, principalmente nas séries iniciais, etapa em que as crianças estão sedentas por novas descobertas, tornando-as críticas da realidade em que estão inseridas. A partir dessa analise foi desenvolvida uma atividade prática com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ribamar da Silva Santos, localizada no município de Santana do Araguaia-PA, dividida em três etapas: na primeira os alunos foram incentivados a discutir e escolheram o tema: Placas e sinalizações de trânsito em Santana do Araguaia-PA, dentro de sua realidade, justificado pela curiosidade que os mesmos despertaram para saber o significado das placas que estavam sendo colocadas na cidade, visto que, há poucos meses antes dessa pesquisa não havia placas nem as sinalizações no município, na segunda ocorreu o trabalho de campo, com registro de fotos das placas e sinalizações que estavam sendo implantadas na cidade, para analise, discussão e conscientização em sala de aula e a última etapa foi composta de discussão e formulação do problema matemático, além da resolução do problema proposto, com objetivo de proporcionar aos alunos a construção de conceitos matemáticos carregados de sentido e significado, ao conseguirem conectar o problema matemático proposto ao cotidiano. Portanto através do uso da Modelagem Matemática na sala de aula é possível trabalhar a interdisciplinaridade, a transversalidade, mostrando ao aluno como a matemática pode ser útil em sua vida fora do ambiente escolar e como ela interage com as demais áreas do conhecimento, ampliando suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas, além de serem mais propensos a desenvolverem outras atividades pautadas em situações reais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, MODELAGEM MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5879_23082017082855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDINEIA RODRIGUES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VALDINEIA"
    "autor_email" => "valdineia.rlima@bol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem para a Matemática nas séries iniciais, para fazer frente à dificuldade de muitos alunos com a disciplina de Matemática. Nesse sentido, a Modelagem Matemática destaca-se como um elo entre a Matemática aplicada em sala de aula e a realidade do cotidiano do aluno. Apresenta-se o conceito e razões para sua utilização, principalmente nas séries iniciais, etapa em que as crianças estão sedentas por novas descobertas, tornando-as críticas da realidade em que estão inseridas. A partir dessa analise foi desenvolvida uma atividade prática com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ribamar da Silva Santos, localizada no município de Santana do Araguaia-PA, dividida em três etapas: na primeira os alunos foram incentivados a discutir e escolheram o tema: Placas e sinalizações de trânsito em Santana do Araguaia-PA, dentro de sua realidade, justificado pela curiosidade que os mesmos despertaram para saber o significado das placas que estavam sendo colocadas na cidade, visto que, há poucos meses antes dessa pesquisa não havia placas nem as sinalizações no município, na segunda ocorreu o trabalho de campo, com registro de fotos das placas e sinalizações que estavam sendo implantadas na cidade, para analise, discussão e conscientização em sala de aula e a última etapa foi composta de discussão e formulação do problema matemático, além da resolução do problema proposto, com objetivo de proporcionar aos alunos a construção de conceitos matemáticos carregados de sentido e significado, ao conseguirem conectar o problema matemático proposto ao cotidiano. Portanto através do uso da Modelagem Matemática na sala de aula é possível trabalhar a interdisciplinaridade, a transversalidade, mostrando ao aluno como a matemática pode ser útil em sua vida fora do ambiente escolar e como ela interage com as demais áreas do conhecimento, ampliando suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas, além de serem mais propensos a desenvolverem outras atividades pautadas em situações reais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.