Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PSICOPEDAGOGIA, PSICOMOTRICIDADE, BATERIA PSICOMOTORA, DESENVOLVIMENTO INFANTIT Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

(Introdução) O desenvolvimento humano pode ser marcado por estágios, na medida que alcançados denotam maturação, um desses aspectos é o desenvolvimento psicomotor, caracterizado pela progressão nas funções motoras atreladas às funções cognitivas, que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem corporal e da palavra (BUENO, 2013, p.68). Um instrumento de avaliação do perfil de desenvolvimento psicomotor é a bateria psicomotora, seus resultados sugerem se a criança está dentro dos padrões esperados para a normalidade, e a partir disso perceber se há algum indicativo de dificuldades ou patologias. Portanto a partir de uma prática do componente curricular de psicomotricidade e para promover a praxes psicomotora na psicopedagogia, este estudo objetivou avaliar o desenvolvimento psicomotor de uma criança. Metodologia: Por conseguinte esta pesquisa, caracterizada como um relato de experiência de um estudo de caso, teve como instrumento a bateria psicomotora, com atividades construídas pelas pesquisadoras, cuja finalidade foi avaliar o aspecto psicomotor de uma criança do sexo feminino, de oito anos, designada ficticiamente Julia. Na coleta de dados foi filmado todo o desenvolvimento das atividades para uma análise posterior. Resultados e discussão: De acordo com idade da criança, é esperado a maturação do equilíbrio estático, todavia no que concerne ao equilíbrio dinâmico, permanece por alguns instantes com o olho fechado e de um pé só, e no reconhecimento do corpo, da lateralização no outro, a ritmicidade musical, a motricidade fina, a coordenação motora global devem apresentar bom desempenho. A criança apresentou um bom desempenho na maioria das atividades afirmando que as faz na escola, porém demonstrou pouca familiaridade em abotoar e desabotoar botões em consequência da falta de prática (a sua mãe relatou que ela não costumava fazer essa atividade), com um pouco de esforço conseguiu realizá-la. Considerações finais: De modo geral, as atividades desempenhadas nessa bateria, além de avaliar os aspectos do desenvolvimento psicomotor, podem significar também um fator de estimulação seja na escola, em casa ou entre os colegas, pois estão presentes no cotidiano das brincadeiras infantis.

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