TALENTOS ARTÍSTICOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38645 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3923 "inscrito_id" => 9535 "titulo" => "TALENTOS ARTÍSTICOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "Resumo: O presente artigo relata o resultado de um projeto de inovação pedagógica, ocorrido em 2016, em parceria com o Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco (UPE), o qual teve como objetivo promover o aprimoramento linguístico dos alunos do curso de Licenciatura em Letras da UPE Campus Petrolina por meio da produção de poemas, músicas e interpretações de peças teatrais pautadas nas habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua Inglesa e língua Espanhola, oportunizando aos discentes exibir e apreciar mutuamente suas produções por meio da arte. Para tanto, um panorama teórico foi feito sobre as transformações ocorridas na sociedade e no meio educacional baseado nas ideias de Coracini (2011), Morin (2011), Orlandi (2007), Marcushi (2010), Fiorin (1990), dentre outros. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, os sujeitos envolvidos vivenciaram um show de talentos, mediados pelos docentes, apresentaram textos por meio de poesias, teatro e música nas línguas em foco. A segunda fase, destinou-se à produção escrita de poemas, culminando em um sarau. Como resultado, pode-se constatar a total interação dos discentes, configurando-se em um diálogo entre as línguas estrangeiras, o que pressupõe uma postura interdisciplinar, visto que o conhecimento não deve ser encarado de forma fragmentada. Somado a isso, a leitura, a produção e exibição dos textos favoreceram o aperfeiçoamento da competência linguística dos alunos. Portanto, o projeto alcançou o seu objetivo no sentido de fortalecer o ensino de línguas estrangeiras, proporcionando a ampliação dos saberes. Com isso, esperamos que essa proposta de ação tenha oferecido oportunidades de melhoria e consolidação do conhecimento de idiomas por meio do viés artístico para um melhor desempenho do professor de Língua Inglesa e língua espanhola em formação, uma vez que a linguagem pode ser considerada como um suporte para esse desenvolvimento, bem como tenha contribuído para a reflexão acerca do processo de ensinar e de aprender uma Língua estrangeira e que professores e alunos questionem e reconstruam suas práticas profissionais, recuperando os vazios teóricos, propondo superações, reconstruindo o conhecimento linguístico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, HABILIDADES LINGUÍSTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9535_16102017115813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RELMA LÚCIA P. CASTRO MUDO" "autor_nome_curto" => "RELMA CASTRO" "autor_email" => "relmacastro@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38645 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3923 "inscrito_id" => 9535 "titulo" => "TALENTOS ARTÍSTICOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "Resumo: O presente artigo relata o resultado de um projeto de inovação pedagógica, ocorrido em 2016, em parceria com o Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco (UPE), o qual teve como objetivo promover o aprimoramento linguístico dos alunos do curso de Licenciatura em Letras da UPE Campus Petrolina por meio da produção de poemas, músicas e interpretações de peças teatrais pautadas nas habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua Inglesa e língua Espanhola, oportunizando aos discentes exibir e apreciar mutuamente suas produções por meio da arte. Para tanto, um panorama teórico foi feito sobre as transformações ocorridas na sociedade e no meio educacional baseado nas ideias de Coracini (2011), Morin (2011), Orlandi (2007), Marcushi (2010), Fiorin (1990), dentre outros. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, os sujeitos envolvidos vivenciaram um show de talentos, mediados pelos docentes, apresentaram textos por meio de poesias, teatro e música nas línguas em foco. A segunda fase, destinou-se à produção escrita de poemas, culminando em um sarau. Como resultado, pode-se constatar a total interação dos discentes, configurando-se em um diálogo entre as línguas estrangeiras, o que pressupõe uma postura interdisciplinar, visto que o conhecimento não deve ser encarado de forma fragmentada. Somado a isso, a leitura, a produção e exibição dos textos favoreceram o aperfeiçoamento da competência linguística dos alunos. Portanto, o projeto alcançou o seu objetivo no sentido de fortalecer o ensino de línguas estrangeiras, proporcionando a ampliação dos saberes. Com isso, esperamos que essa proposta de ação tenha oferecido oportunidades de melhoria e consolidação do conhecimento de idiomas por meio do viés artístico para um melhor desempenho do professor de Língua Inglesa e língua espanhola em formação, uma vez que a linguagem pode ser considerada como um suporte para esse desenvolvimento, bem como tenha contribuído para a reflexão acerca do processo de ensinar e de aprender uma Língua estrangeira e que professores e alunos questionem e reconstruam suas práticas profissionais, recuperando os vazios teóricos, propondo superações, reconstruindo o conhecimento linguístico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, HABILIDADES LINGUÍSTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9535_16102017115813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RELMA LÚCIA P. CASTRO MUDO" "autor_nome_curto" => "RELMA CASTRO" "autor_email" => "relmacastro@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }