MUDO, Relma Lúcia P. Castro et al.. Talentos artísticos em línguas estrangeiras. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38645>. Acesso em: 24/11/2024 19:32
Resumo: O presente artigo relata o resultado de um projeto de inovação pedagógica, ocorrido em 2016, em parceria com o Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco (UPE), o qual teve como objetivo promover o aprimoramento linguístico dos alunos do curso de Licenciatura em Letras da UPE Campus Petrolina por meio da produção de poemas, músicas e interpretações de peças teatrais pautadas nas habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua Inglesa e língua Espanhola, oportunizando aos discentes exibir e apreciar mutuamente suas produções por meio da arte. Para tanto, um panorama teórico foi feito sobre as transformações ocorridas na sociedade e no meio educacional baseado nas ideias de Coracini (2011), Morin (2011), Orlandi (2007), Marcushi (2010), Fiorin (1990), dentre outros. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, os sujeitos envolvidos vivenciaram um show de talentos, mediados pelos docentes, apresentaram textos por meio de poesias, teatro e música nas línguas em foco. A segunda fase, destinou-se à produção escrita de poemas, culminando em um sarau. Como resultado, pode-se constatar a total interação dos discentes, configurando-se em um diálogo entre as línguas estrangeiras, o que pressupõe uma postura interdisciplinar, visto que o conhecimento não deve ser encarado de forma fragmentada. Somado a isso, a leitura, a produção e exibição dos textos favoreceram o aperfeiçoamento da competência linguística dos alunos. Portanto, o projeto alcançou o seu objetivo no sentido de fortalecer o ensino de línguas estrangeiras, proporcionando a ampliação dos saberes. Com isso, esperamos que essa proposta de ação tenha oferecido oportunidades de melhoria e consolidação do conhecimento de idiomas por meio do viés artístico para um melhor desempenho do professor de Língua Inglesa e língua espanhola em formação, uma vez que a linguagem pode ser considerada como um suporte para esse desenvolvimento, bem como tenha contribuído para a reflexão acerca do processo de ensinar e de aprender uma Língua estrangeira e que professores e alunos questionem e reconstruam suas práticas profissionais, recuperando os vazios teóricos, propondo superações, reconstruindo o conhecimento linguístico.