AEROGERADOR SAVONIUS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE FÍSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35728 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 5155 "titulo" => "AEROGERADOR SAVONIUS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Sabe-se que atualmente a realidade do ensino de física é desconexa do cotidiano do aluno. Tendo em vista essa realidade, para a elaboração deste trabalho alguns pontos foram levados em consideração: adequação do experimento a realidade das escolas. No geral as escolas não possuem laboratórios, e mesmo possuindo, não são bem equipados; capacidade de atrair e despertar o interesse do estudante pela física, pois frequentemente é ensinada com foco na abstração e resolução de exercícios. A visualização concreta de um fenômeno através de um experimento ajuda a superar concepções prévias incorretas, pois o aluno consegue enxergar a física como algo concreto. Então foi proposto construir um protótipo experimental de um aerogerador de eixo vertical do tipo Savonius. Dentre as várias fontes renováveis de energias existentes, como: energia hidráulica, energia solar, biomassa, etc. O aerogerador utiliza como fonte de energia o vento. Em seu funcionamento o vento soprando através das pás, onde se encontra o rotor do aerogerador, que “captura" parte de sua energia cinética, fazendo girar o eixo do rotor sobre o um conjunto de bobinas (estator), variando o fluxo do campo magnético, e assim, gerando uma força eletromotriz induzida. Tal proposta baseia- se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que salienta que é preciso reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico e também porque contempla temas conceitualmente importantes para o ensino de Física, como por exemplo: Lei de Faraday Lenz, conversão de energia, circuitos elétricos, entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LEI DE FARADAY, AEROGERADOR SAVONIUS, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5155_31072017184124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYTON CLAUDINEI VICENTINI" "autor_nome_curto" => "NAYTON C. V." "autor_email" => "naytonvicentini@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35728 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 5155 "titulo" => "AEROGERADOR SAVONIUS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Sabe-se que atualmente a realidade do ensino de física é desconexa do cotidiano do aluno. Tendo em vista essa realidade, para a elaboração deste trabalho alguns pontos foram levados em consideração: adequação do experimento a realidade das escolas. No geral as escolas não possuem laboratórios, e mesmo possuindo, não são bem equipados; capacidade de atrair e despertar o interesse do estudante pela física, pois frequentemente é ensinada com foco na abstração e resolução de exercícios. A visualização concreta de um fenômeno através de um experimento ajuda a superar concepções prévias incorretas, pois o aluno consegue enxergar a física como algo concreto. Então foi proposto construir um protótipo experimental de um aerogerador de eixo vertical do tipo Savonius. Dentre as várias fontes renováveis de energias existentes, como: energia hidráulica, energia solar, biomassa, etc. O aerogerador utiliza como fonte de energia o vento. Em seu funcionamento o vento soprando através das pás, onde se encontra o rotor do aerogerador, que “captura" parte de sua energia cinética, fazendo girar o eixo do rotor sobre o um conjunto de bobinas (estator), variando o fluxo do campo magnético, e assim, gerando uma força eletromotriz induzida. Tal proposta baseia- se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que salienta que é preciso reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico e também porque contempla temas conceitualmente importantes para o ensino de Física, como por exemplo: Lei de Faraday Lenz, conversão de energia, circuitos elétricos, entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LEI DE FARADAY, AEROGERADOR SAVONIUS, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5155_31072017184124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYTON CLAUDINEI VICENTINI" "autor_nome_curto" => "NAYTON C. V." "autor_email" => "naytonvicentini@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }