Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CIÊNCIAS DO 9° ANO

Palavra-chaves: QUÍMICA;, CIÊNCIAS;, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37450
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 2759
    "titulo" => "METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CIÊNCIAS DO 9° ANO"
    "resumo" => "Tomando como pressuposto que as aulas de Ciências devem estimular o aluno na busca de novos conhecimentos, despertar sua curiosidade e levá-lo a solucionar as questões do meio em que está envolvido, este trabalho teve como objetivo, desenvolver metodologias para o ensino de Química em Ciências do 9° ano. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 9° ano B, Unidade Escolar Ministro Marco Maciel, Povoado Vila São Paulo, onde foram aplicadas as seguintes atividades: confecção dos diferentes modelos atômicos propostos até os dias atuais; aula dinâmica sobre tabela periódica onde sucedeu a apresentação de todos os elementos químicos presentes, bem como a importância destes elementos em nossas vidas; aplicação do jogo “Tabela Maluca” para a verificação da aprendizagem sobre o conteúdo da tabela periódica e o desenvolvimento de aula prática sobre separação de misturas. Verificou-se que os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram mais participativos, focados nas aulas e demonstrando uma aprendizagem significativa em relação aos conteúdos abordados, assim como identificando a importância do ensino de química para nosso cotidiano. Assim, considera-se de suma importância esclarecer que a utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de química se apresenta como uma ferramenta auxiliar/complementar no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte ao professor e motivação ao aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA;, CIÊNCIAS;, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2759_15082017094718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CHAVES"
    "autor_email" => "jessica.chaves461@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37450
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 2759
    "titulo" => "METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CIÊNCIAS DO 9° ANO"
    "resumo" => "Tomando como pressuposto que as aulas de Ciências devem estimular o aluno na busca de novos conhecimentos, despertar sua curiosidade e levá-lo a solucionar as questões do meio em que está envolvido, este trabalho teve como objetivo, desenvolver metodologias para o ensino de Química em Ciências do 9° ano. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 9° ano B, Unidade Escolar Ministro Marco Maciel, Povoado Vila São Paulo, onde foram aplicadas as seguintes atividades: confecção dos diferentes modelos atômicos propostos até os dias atuais; aula dinâmica sobre tabela periódica onde sucedeu a apresentação de todos os elementos químicos presentes, bem como a importância destes elementos em nossas vidas; aplicação do jogo “Tabela Maluca” para a verificação da aprendizagem sobre o conteúdo da tabela periódica e o desenvolvimento de aula prática sobre separação de misturas. Verificou-se que os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram mais participativos, focados nas aulas e demonstrando uma aprendizagem significativa em relação aos conteúdos abordados, assim como identificando a importância do ensino de química para nosso cotidiano. Assim, considera-se de suma importância esclarecer que a utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de química se apresenta como uma ferramenta auxiliar/complementar no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte ao professor e motivação ao aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA;, CIÊNCIAS;, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2759_15082017094718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CHAVES"
    "autor_email" => "jessica.chaves461@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Tomando como pressuposto que as aulas de Ciências devem estimular o aluno na busca de novos conhecimentos, despertar sua curiosidade e levá-lo a solucionar as questões do meio em que está envolvido, este trabalho teve como objetivo, desenvolver metodologias para o ensino de Química em Ciências do 9° ano. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 9° ano B, Unidade Escolar Ministro Marco Maciel, Povoado Vila São Paulo, onde foram aplicadas as seguintes atividades: confecção dos diferentes modelos atômicos propostos até os dias atuais; aula dinâmica sobre tabela periódica onde sucedeu a apresentação de todos os elementos químicos presentes, bem como a importância destes elementos em nossas vidas; aplicação do jogo “Tabela Maluca” para a verificação da aprendizagem sobre o conteúdo da tabela periódica e o desenvolvimento de aula prática sobre separação de misturas. Verificou-se que os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram mais participativos, focados nas aulas e demonstrando uma aprendizagem significativa em relação aos conteúdos abordados, assim como identificando a importância do ensino de química para nosso cotidiano. Assim, considera-se de suma importância esclarecer que a utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de química se apresenta como uma ferramenta auxiliar/complementar no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte ao professor e motivação ao aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.