METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CIÊNCIAS DO 9° ANO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37450 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 411 "inscrito_id" => 2759 "titulo" => "METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CIÊNCIAS DO 9° ANO" "resumo" => "Tomando como pressuposto que as aulas de Ciências devem estimular o aluno na busca de novos conhecimentos, despertar sua curiosidade e levá-lo a solucionar as questões do meio em que está envolvido, este trabalho teve como objetivo, desenvolver metodologias para o ensino de Química em Ciências do 9° ano. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 9° ano B, Unidade Escolar Ministro Marco Maciel, Povoado Vila São Paulo, onde foram aplicadas as seguintes atividades: confecção dos diferentes modelos atômicos propostos até os dias atuais; aula dinâmica sobre tabela periódica onde sucedeu a apresentação de todos os elementos químicos presentes, bem como a importância destes elementos em nossas vidas; aplicação do jogo “Tabela Maluca” para a verificação da aprendizagem sobre o conteúdo da tabela periódica e o desenvolvimento de aula prática sobre separação de misturas. Verificou-se que os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram mais participativos, focados nas aulas e demonstrando uma aprendizagem significativa em relação aos conteúdos abordados, assim como identificando a importância do ensino de química para nosso cotidiano. Assim, considera-se de suma importância esclarecer que a utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de química se apresenta como uma ferramenta auxiliar/complementar no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte ao professor e motivação ao aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA;, CIÊNCIAS;, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2759_15082017094718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA CHAVES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CHAVES" "autor_email" => "jessica.chaves461@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37450 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 411 "inscrito_id" => 2759 "titulo" => "METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CIÊNCIAS DO 9° ANO" "resumo" => "Tomando como pressuposto que as aulas de Ciências devem estimular o aluno na busca de novos conhecimentos, despertar sua curiosidade e levá-lo a solucionar as questões do meio em que está envolvido, este trabalho teve como objetivo, desenvolver metodologias para o ensino de Química em Ciências do 9° ano. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 9° ano B, Unidade Escolar Ministro Marco Maciel, Povoado Vila São Paulo, onde foram aplicadas as seguintes atividades: confecção dos diferentes modelos atômicos propostos até os dias atuais; aula dinâmica sobre tabela periódica onde sucedeu a apresentação de todos os elementos químicos presentes, bem como a importância destes elementos em nossas vidas; aplicação do jogo “Tabela Maluca” para a verificação da aprendizagem sobre o conteúdo da tabela periódica e o desenvolvimento de aula prática sobre separação de misturas. Verificou-se que os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram mais participativos, focados nas aulas e demonstrando uma aprendizagem significativa em relação aos conteúdos abordados, assim como identificando a importância do ensino de química para nosso cotidiano. Assim, considera-se de suma importância esclarecer que a utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de química se apresenta como uma ferramenta auxiliar/complementar no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte ao professor e motivação ao aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA;, CIÊNCIAS;, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2759_15082017094718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA CHAVES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CHAVES" "autor_email" => "jessica.chaves461@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }