Tomando como pressuposto que as aulas de Ciências devem estimular o aluno na busca de novos conhecimentos, despertar sua curiosidade e levá-lo a solucionar as questões do meio em que está envolvido, este trabalho teve como objetivo, desenvolver metodologias para o ensino de Química em Ciências do 9° ano. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 9° ano B, Unidade Escolar Ministro Marco Maciel, Povoado Vila São Paulo, onde foram aplicadas as seguintes atividades: confecção dos diferentes modelos atômicos propostos até os dias atuais; aula dinâmica sobre tabela periódica onde sucedeu a apresentação de todos os elementos químicos presentes, bem como a importância destes elementos em nossas vidas; aplicação do jogo “Tabela Maluca” para a verificação da aprendizagem sobre o conteúdo da tabela periódica e o desenvolvimento de aula prática sobre separação de misturas. Verificou-se que os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram mais participativos, focados nas aulas e demonstrando uma aprendizagem significativa em relação aos conteúdos abordados, assim como identificando a importância do ensino de química para nosso cotidiano. Assim, considera-se de suma importância esclarecer que a utilização de metodologias diferenciadas para o ensino de química se apresenta como uma ferramenta auxiliar/complementar no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte ao professor e motivação ao aluno.