Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR MEDIADOR E O ENSINO DE FÍSICA: DAS TEORIAS A UMA POSSIBILIDADE PRÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO, PROBLEMATIZAÇÃO, TEORIAS DA APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37896
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2462
    "inscrito_id" => 2944
    "titulo" => "O PROFESSOR MEDIADOR E O ENSINO DE FÍSICA: DAS TEORIAS A UMA POSSIBILIDADE PRÁTICA"
    "resumo" => "O professor durante o exercício de sua profissão se vê diante de diversos desafios que o faz refletir sobre sua conduta de forma a encontrar meios que lhe permita conhecer as condições cognitivas de seus alunos e de como proceder a fim de torná-las mais claras e organizadas. Com a finalidade de compreender melhor os aspectos relativos ao ensino e, assim, poder auxiliar os professores, diversos estudos foram realizados e, portanto, elaboradas teorias que tentam explicar como se dá a aprendizagem e, com isso, possibilitar a elaboração de métodos de ensino eficazes por parte dos agentes diretamente envolvidos nesse processo – o professor. É preciso destacar aqui que, antes de qualquer coisa, o professor precisa estar altamente comprometido com aquilo que ele faz. Já é consenso para uma quantidade cada vez mais crescente de educadores que o domínio do conhecimento científico por parte do professor de ciências e das relações do mesmo com as tecnologias é necessário, mas não suficiente. Existe, portanto, a necessidade de que haja a superação do que muitos teóricos denominam senso comum pedagógico que tão fortemente está incrustado no ensino/aprendizagem dessa área. O objetivo principal deste artigo é apresentar argumentos e condições que motivem e auxiliem professores de Física em sua atividade diária em sala de aula em busca de resultados positivos no que se referem à compreensão, motivação e aprendizagem dos conteúdos estudados na disciplina de Física, buscando desmistificar a ideia de que a Física é algo impossível de se entender e, por isso é tão repudiada pelos alunos desde o ensino fundamental. Para isto, abordamos as características do ensino problematizador e o papel do professor em seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PROBLEMATIZAÇÃO, TEORIAS DA APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2944_11092017233948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEMBERTO ROSENDO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEMBERTO"
    "autor_email" => "josemberto.costa@gmail.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37896
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2462
    "inscrito_id" => 2944
    "titulo" => "O PROFESSOR MEDIADOR E O ENSINO DE FÍSICA: DAS TEORIAS A UMA POSSIBILIDADE PRÁTICA"
    "resumo" => "O professor durante o exercício de sua profissão se vê diante de diversos desafios que o faz refletir sobre sua conduta de forma a encontrar meios que lhe permita conhecer as condições cognitivas de seus alunos e de como proceder a fim de torná-las mais claras e organizadas. Com a finalidade de compreender melhor os aspectos relativos ao ensino e, assim, poder auxiliar os professores, diversos estudos foram realizados e, portanto, elaboradas teorias que tentam explicar como se dá a aprendizagem e, com isso, possibilitar a elaboração de métodos de ensino eficazes por parte dos agentes diretamente envolvidos nesse processo – o professor. É preciso destacar aqui que, antes de qualquer coisa, o professor precisa estar altamente comprometido com aquilo que ele faz. Já é consenso para uma quantidade cada vez mais crescente de educadores que o domínio do conhecimento científico por parte do professor de ciências e das relações do mesmo com as tecnologias é necessário, mas não suficiente. Existe, portanto, a necessidade de que haja a superação do que muitos teóricos denominam senso comum pedagógico que tão fortemente está incrustado no ensino/aprendizagem dessa área. O objetivo principal deste artigo é apresentar argumentos e condições que motivem e auxiliem professores de Física em sua atividade diária em sala de aula em busca de resultados positivos no que se referem à compreensão, motivação e aprendizagem dos conteúdos estudados na disciplina de Física, buscando desmistificar a ideia de que a Física é algo impossível de se entender e, por isso é tão repudiada pelos alunos desde o ensino fundamental. Para isto, abordamos as características do ensino problematizador e o papel do professor em seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PROBLEMATIZAÇÃO, TEORIAS DA APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2944_11092017233948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEMBERTO ROSENDO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEMBERTO"
    "autor_email" => "josemberto.costa@gmail.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O professor durante o exercício de sua profissão se vê diante de diversos desafios que o faz refletir sobre sua conduta de forma a encontrar meios que lhe permita conhecer as condições cognitivas de seus alunos e de como proceder a fim de torná-las mais claras e organizadas. Com a finalidade de compreender melhor os aspectos relativos ao ensino e, assim, poder auxiliar os professores, diversos estudos foram realizados e, portanto, elaboradas teorias que tentam explicar como se dá a aprendizagem e, com isso, possibilitar a elaboração de métodos de ensino eficazes por parte dos agentes diretamente envolvidos nesse processo – o professor. É preciso destacar aqui que, antes de qualquer coisa, o professor precisa estar altamente comprometido com aquilo que ele faz. Já é consenso para uma quantidade cada vez mais crescente de educadores que o domínio do conhecimento científico por parte do professor de ciências e das relações do mesmo com as tecnologias é necessário, mas não suficiente. Existe, portanto, a necessidade de que haja a superação do que muitos teóricos denominam senso comum pedagógico que tão fortemente está incrustado no ensino/aprendizagem dessa área. O objetivo principal deste artigo é apresentar argumentos e condições que motivem e auxiliem professores de Física em sua atividade diária em sala de aula em busca de resultados positivos no que se referem à compreensão, motivação e aprendizagem dos conteúdos estudados na disciplina de Física, buscando desmistificar a ideia de que a Física é algo impossível de se entender e, por isso é tão repudiada pelos alunos desde o ensino fundamental. Para isto, abordamos as características do ensino problematizador e o papel do professor em seu desenvolvimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.