A Educação Infantil é a etapa mais importante da vida escolar do aluno, pois é nesta que ele se desenvolverá nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, segundo pesquisas da referida literatura. Para tanto, nessa modalidade educacional, faz - se necessário o uso de diversos recursos pedagógicos que visam auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Entre estes, a rotina é apresentada como de suma importância, por se tratar de um trabalho didático realizado regularmente, vislumbrando estreitar vínculos das crianças com alguns conteúdos e construção de hábitos. O objetivo desse artigo é avaliar a utilização da rotina no contexto escolar, apontando os prejuízos que podem ocorrer pelo mau uso desta e, para isso, fora realizada uma pesquisa de campo na Escolinha Comunitária Nova Horizonte, localizada no bairro Trizidela, São José de Ribamar – MA onde são atendidas crianças na faixa etária de 2 a 5 anos. Durante as visitas técnicas foram observadas dificuldades no planejamento e execução das rotinas e que isso se dá devido à fragilidade ou falta de formação superior das professoras que atuam hoje na escola. E, nesse ínterim, foram sinalizadas intervenções no sentido de esclarecer às professoras questões concernentes à estruturação da rotina atreladas à organização o tempo e espaço escolar, bem como, favorecer um ambiente seguro e afetivo para o desenvolvimento da autonomia das crianças, para fins da promoção do processo de ensino aprendizagem nas instituições de educação infantil.