CURRÍCULO, MUDANÇAS SOCIAIS E INTERCULTURA:
REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36352 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3629 "inscrito_id" => 8253 "titulo" => """ CURRÍCULO, MUDANÇAS SOCIAIS E INTERCULTURA: \r\n REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS """ "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar significados de currículo enquanto construção sociocultural, enfatizando a questão da diferença, numa perspectiva intercultural. Consiste em um relato de experiência, proporcionada pela disciplina Currículo, ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), ministrada pela Profª Drª Francisca Pereira Salvino, no período de 2016.2. Para tanto, recorre a teorias de currículo, tais como, as tradicionais (eficientismo, progressivismo e teylerianismo); as fenomenológicas; as críticas e as pós-estruturais, a partir das quais procura-se compreender o desenvolvimento do currículo como construção histórica e cultural, atrelada a diferentes fases de desenvolvimento das sociedade, e enquanto campo fértil para a construção de múltiplas identidades. Embora tardiamente, o campo do currículo no Brasil também vem se mostrando fértil, tendo impulso a partir da década de 1930 com o “Manifesto dos pioneiros da educação nova”. O currículo não diz respeito a algo parado, preso no tempo/espaço. Ao contrário, é dinâmico e está sempre modificando-se para adequar as pessoas às diversas realidades e mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. O currículo constrói/governa identidades, sendo necessária uma reflexão acerca das diferenças que marcam a educação e o currículo, não apenas econômicas, mas também culturais. Portanto, faz-se necessário dialogar no espaço da interculturalidade. A disciplina possibilitou trocas culturais, produção e desconstrução de significados, pensar alternativas e acreditar que uma educação e um currículo comprometidos com as demandas sociais é possível. O relato de experiências proporcionou as alunas do curso de pedagogia um outro olhar relacionado a avaliação, e de fato, mostrou-se um instrumento potente para a avaliação mediadora, formativa e processual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, SOCIEDADE, INTERCULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8253_14102017225625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA LUNA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "KATIA LUNA" "autor_email" => "kati.luna@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36352 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3629 "inscrito_id" => 8253 "titulo" => """ CURRÍCULO, MUDANÇAS SOCIAIS E INTERCULTURA: \r\n REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS """ "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar significados de currículo enquanto construção sociocultural, enfatizando a questão da diferença, numa perspectiva intercultural. Consiste em um relato de experiência, proporcionada pela disciplina Currículo, ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), ministrada pela Profª Drª Francisca Pereira Salvino, no período de 2016.2. Para tanto, recorre a teorias de currículo, tais como, as tradicionais (eficientismo, progressivismo e teylerianismo); as fenomenológicas; as críticas e as pós-estruturais, a partir das quais procura-se compreender o desenvolvimento do currículo como construção histórica e cultural, atrelada a diferentes fases de desenvolvimento das sociedade, e enquanto campo fértil para a construção de múltiplas identidades. Embora tardiamente, o campo do currículo no Brasil também vem se mostrando fértil, tendo impulso a partir da década de 1930 com o “Manifesto dos pioneiros da educação nova”. O currículo não diz respeito a algo parado, preso no tempo/espaço. Ao contrário, é dinâmico e está sempre modificando-se para adequar as pessoas às diversas realidades e mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. O currículo constrói/governa identidades, sendo necessária uma reflexão acerca das diferenças que marcam a educação e o currículo, não apenas econômicas, mas também culturais. Portanto, faz-se necessário dialogar no espaço da interculturalidade. A disciplina possibilitou trocas culturais, produção e desconstrução de significados, pensar alternativas e acreditar que uma educação e um currículo comprometidos com as demandas sociais é possível. O relato de experiências proporcionou as alunas do curso de pedagogia um outro olhar relacionado a avaliação, e de fato, mostrou-se um instrumento potente para a avaliação mediadora, formativa e processual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, SOCIEDADE, INTERCULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8253_14102017225625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA LUNA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "KATIA LUNA" "autor_email" => "kati.luna@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }