METODOLOGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA PARA ALUNOS SURDOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37443 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4029 "inscrito_id" => 9443 "titulo" => "METODOLOGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => "A escola tem como papel promover uma estrutura de ensino em que a equidade, a justiça e a inclusão sejam os pilares, de forma que abranja todos os estudantes, tendo em vista a diversidade e as especificidades de cada um. Mediante este princípio, este artigo coloca em questão a prática pedagógica tradicional que vem sendo utilizada no ensino de biologia na educação básica para surdos e propõe uma intervenção mais lúdica para a facilitação da aprendizagem desses alunos no ensino desta ciência. A partir da necessidade de inovar e diversificar os recursos pedagógicos para efetivar a inclusão, o lúdico se torna uma importante ferramenta para o professor na sala de aula e para o processo de ensino/aprendizagem. Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada com alunos surdos do do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do Estado de Pernambuco, na qual os alunos em questão estudam na área destinada para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) e suas aulas são ministradas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e em Português. As atividades propostas, sobre o tema partes do corpo humano inserido no conteúdo curricular de biologia, foram realizadas com um grupo de 12 alunos surdos, a partir da confecção de cartazes lúdicos com desenho e colagem, duas fichas escritas e um feedback individual, com o objetivo de explorar a aprendizagem e considerações de cada aluno sobre a aula realizada. Os resultados apontaram para a construção de uma aprendizagem significativa e prezerosa a partir do aspecto lúdico da construção dos cartazes, a qual foi unanimemente mencionada nos feedbacks como a prática que mais agradou e facilitou a aprendizagem da turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LÚDICO, SURDOS, INCLUSÃO, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9443_16102017160142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE AMAZONAS DA SILVA ARAGAO" "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAGÃO" "autor_email" => "adrianeamazonas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37443 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4029 "inscrito_id" => 9443 "titulo" => "METODOLOGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => "A escola tem como papel promover uma estrutura de ensino em que a equidade, a justiça e a inclusão sejam os pilares, de forma que abranja todos os estudantes, tendo em vista a diversidade e as especificidades de cada um. Mediante este princípio, este artigo coloca em questão a prática pedagógica tradicional que vem sendo utilizada no ensino de biologia na educação básica para surdos e propõe uma intervenção mais lúdica para a facilitação da aprendizagem desses alunos no ensino desta ciência. A partir da necessidade de inovar e diversificar os recursos pedagógicos para efetivar a inclusão, o lúdico se torna uma importante ferramenta para o professor na sala de aula e para o processo de ensino/aprendizagem. Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada com alunos surdos do do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do Estado de Pernambuco, na qual os alunos em questão estudam na área destinada para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) e suas aulas são ministradas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e em Português. As atividades propostas, sobre o tema partes do corpo humano inserido no conteúdo curricular de biologia, foram realizadas com um grupo de 12 alunos surdos, a partir da confecção de cartazes lúdicos com desenho e colagem, duas fichas escritas e um feedback individual, com o objetivo de explorar a aprendizagem e considerações de cada aluno sobre a aula realizada. Os resultados apontaram para a construção de uma aprendizagem significativa e prezerosa a partir do aspecto lúdico da construção dos cartazes, a qual foi unanimemente mencionada nos feedbacks como a prática que mais agradou e facilitou a aprendizagem da turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LÚDICO, SURDOS, INCLUSÃO, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9443_16102017160142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE AMAZONAS DA SILVA ARAGAO" "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAGÃO" "autor_email" => "adrianeamazonas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }