AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO INCLUIR?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36031 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2105 "inscrito_id" => 4692 "titulo" => "AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO INCLUIR?" "resumo" => "A escola enfrenta grandes problemas quando o assunto é inclusão, sobretudo quando se trata do transtorno de espectro autista – TEA. Um tema que, embora esteja sendo muito discutido atualmente, há pouco consenso científico sobre a origem e desenvolvimento do transtorno, desse modo, muitos professores sentem-se dificuldade em lidar com este tipo de demanda. É possível incluir? Que metodologia utilizar? A partir da relevância do tema, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os modos de inclusão de criança autista na educação infantil, tendo em vista que é o primeiro contato da criança com este novo ambiente e o professor precisa estar preparado para trabalhar com essas crianças. Buscando desenvolver suas potencialidades, e se possível atenuar suas dificuldades. A pesquisa é de caráter qualitativo e bibliográfico, utilizando da análise de artigos e livros com relevância na área que permitem a discussão e reflexão acerca do tema. Diante do levantamento da pesquisa, foi possível compreender a ineficácia do sistema educacional em atender a criança com autismo. As metodologias são tradicionais e continuam voltadas para um tipo de público, dificultando não apenas a inserção, mas também a elaboração de um trabalho individualizado que permita não apenas a inclusão, mas, principalmente, o desenvolvimento dessas crianças na educação. A escola, precisa reinventar-se e a comunidade pedagógica necessita de mais capacitação e recursos para desenvolver atividades transformadoras. Assim sendo, é necessário um esforço conjunto para que crianças com TEA possam ser incluídas no espaço escolar, é preciso o apoio da família de uma equipe interdisciplinar, e do investimento do próprio Estado na comunidade pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4692_11092017172128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA MARIA DE JESUS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA QUEIROZ" "autor_email" => "marilia.j.queiroz@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36031 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2105 "inscrito_id" => 4692 "titulo" => "AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO INCLUIR?" "resumo" => "A escola enfrenta grandes problemas quando o assunto é inclusão, sobretudo quando se trata do transtorno de espectro autista – TEA. Um tema que, embora esteja sendo muito discutido atualmente, há pouco consenso científico sobre a origem e desenvolvimento do transtorno, desse modo, muitos professores sentem-se dificuldade em lidar com este tipo de demanda. É possível incluir? Que metodologia utilizar? A partir da relevância do tema, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os modos de inclusão de criança autista na educação infantil, tendo em vista que é o primeiro contato da criança com este novo ambiente e o professor precisa estar preparado para trabalhar com essas crianças. Buscando desenvolver suas potencialidades, e se possível atenuar suas dificuldades. A pesquisa é de caráter qualitativo e bibliográfico, utilizando da análise de artigos e livros com relevância na área que permitem a discussão e reflexão acerca do tema. Diante do levantamento da pesquisa, foi possível compreender a ineficácia do sistema educacional em atender a criança com autismo. As metodologias são tradicionais e continuam voltadas para um tipo de público, dificultando não apenas a inserção, mas também a elaboração de um trabalho individualizado que permita não apenas a inclusão, mas, principalmente, o desenvolvimento dessas crianças na educação. A escola, precisa reinventar-se e a comunidade pedagógica necessita de mais capacitação e recursos para desenvolver atividades transformadoras. Assim sendo, é necessário um esforço conjunto para que crianças com TEA possam ser incluídas no espaço escolar, é preciso o apoio da família de uma equipe interdisciplinar, e do investimento do próprio Estado na comunidade pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4692_11092017172128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA MARIA DE JESUS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA QUEIROZ" "autor_email" => "marilia.j.queiroz@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }