FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPLORANDO RELATOS DE FORMADORES E LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37045 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2776 "inscrito_id" => 1791 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPLORANDO RELATOS DE FORMADORES E LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento, a qual teve como objetivo investigar as percepções de professores formadores e licenciandos de um curso de licenciatura em matemática, em relação às suas ações formativas, no contexto da prática cotidiana da formação inicial que desenvolvem. Consideramos que é desafiador que se investigue para compreender o que pensam e como agem professores formadores e licenciandos, sobremaneira em relação às suas práticas, tendo em vista a complexidade dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem dos alunos das escolas públicas brasileira, sobretudo em relação à matemática; à formação de professores para atuar nesse campo científico; o desinteresse dos jovens pelo curso de licenciatura em matemática; e o fato de os professores com formação para a docência em matemática, tenderem a migrar para outras profissões. Partindo desses objetivos e problematizações, a pesquisa foi discutida sob duas perspectivas: a primeira considerando os relatos que tratam das condições de funcionamento do curso e as implicações que trazem para a formação do futuro professor; a segunda trata dos saberes docentes, específico, pedagógicos e os constituídos no decorrer do Estágio Obrigatório nas escolas do Ensino Médio. Neste artigo, tratar-se-á somente sobre as discussões desenvolvidas na primeira parte do trabalho. Constituíram-se sujeitos da pesquisa três professores de matemática, uma professora das disciplinas pedagógicas e cinco licenciandos do último período do curso supracitado. Para a coleta dos dados empíricos, com os professores, a técnica utilizada foi a entrevista semi estruturada, e com os licenciandos, Grupo Focal. Os dados foram analisados sob o prisma qualitativo da análise textual discursiva e discutidos na perspectiva da abordagem narrativa. Os resultados destacam que, as ações de formar e se formar para ensinar reivindicam reflexão crítica, habilidades interventivas sobre questões sociais, resiliência e formação de qualidade para além de saberes acadêmicos específicos e pedagógicos, para que os professores resistam aos desafios da profissão, os quais exercem papel importante em relação às ações e possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional no decorrer do exercício de sua profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES;, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, RELATOS DOCENTES E DISCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1791_19092017204521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSITONIA DA SILVA LEITE" "autor_nome_curto" => "LUSITONIA" "autor_email" => "lusitonia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37045 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2776 "inscrito_id" => 1791 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPLORANDO RELATOS DE FORMADORES E LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento, a qual teve como objetivo investigar as percepções de professores formadores e licenciandos de um curso de licenciatura em matemática, em relação às suas ações formativas, no contexto da prática cotidiana da formação inicial que desenvolvem. Consideramos que é desafiador que se investigue para compreender o que pensam e como agem professores formadores e licenciandos, sobremaneira em relação às suas práticas, tendo em vista a complexidade dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem dos alunos das escolas públicas brasileira, sobretudo em relação à matemática; à formação de professores para atuar nesse campo científico; o desinteresse dos jovens pelo curso de licenciatura em matemática; e o fato de os professores com formação para a docência em matemática, tenderem a migrar para outras profissões. Partindo desses objetivos e problematizações, a pesquisa foi discutida sob duas perspectivas: a primeira considerando os relatos que tratam das condições de funcionamento do curso e as implicações que trazem para a formação do futuro professor; a segunda trata dos saberes docentes, específico, pedagógicos e os constituídos no decorrer do Estágio Obrigatório nas escolas do Ensino Médio. Neste artigo, tratar-se-á somente sobre as discussões desenvolvidas na primeira parte do trabalho. Constituíram-se sujeitos da pesquisa três professores de matemática, uma professora das disciplinas pedagógicas e cinco licenciandos do último período do curso supracitado. Para a coleta dos dados empíricos, com os professores, a técnica utilizada foi a entrevista semi estruturada, e com os licenciandos, Grupo Focal. Os dados foram analisados sob o prisma qualitativo da análise textual discursiva e discutidos na perspectiva da abordagem narrativa. Os resultados destacam que, as ações de formar e se formar para ensinar reivindicam reflexão crítica, habilidades interventivas sobre questões sociais, resiliência e formação de qualidade para além de saberes acadêmicos específicos e pedagógicos, para que os professores resistam aos desafios da profissão, os quais exercem papel importante em relação às ações e possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional no decorrer do exercício de sua profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES;, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, RELATOS DOCENTES E DISCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1791_19092017204521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSITONIA DA SILVA LEITE" "autor_nome_curto" => "LUSITONIA" "autor_email" => "lusitonia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }