Neste texto, procuramos destacar algumas questões relevantes à formação do professor de língua portuguesa, tendo em vista os aspectos mais gerais e referentes às expectativas nas presentes licenciaturas como também aos problemas específicos do ensino de língua materna na educação básica. A partir disso, consideramos as implicações da formação do professor como um reflexo de sua atuação em sala de aula e, em particular, nas aulas de gramática. Por isso, a gramática é o que mais tem ocupado as aulas de português e desde então, ainda se escuta a velha história que a mesma assume um papel modelador do aprender a falar e escrever corretamente. Nesse sentido, encontramos muitos desafios postos para a formação docente e, com isso, devem ser contextualizados na experiência social contemporânea, buscando estabelecer uma nova concepção de ensino de língua capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Na discussão das opções teóricas e metodológicas do professor de língua portuguesa, privilegiamos as análises que confrontem os avanços nos estudos da linguagem em documentos oficiais, como o Programa Geral de Disciplina (PGD) do curso de Letras: Língua Portuguesa da UERN. Assim, nesse artigo pretendemos abordar alguns tópicos que possibilite uma reflexão de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática como referência a formação recebida pelo professor de língua portuguesa durante o curso de Letras.