Esse trabalho tem por objeto de pesquisa as primeiras práticas institucionalizadas do ensino profissional no município de Mossoró, localizado na zona oeste do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Por pensar a constituição de estabelecimentos de ensino em um determinado período histórico, essa pesquisa foi embasada nos estudos de Magalhães (2004) dialogando com Buffa e Nosella (2005), assim, foi possível compreender o processo de historicizar uma instituição e quais elementos são pertinentes a esse processo. Ao se dispor pensar o ensino para o trabalho, foram utilizadas as discussões de Cunha (2005) que analisa o ensino profissional na sua dialética com a sociedade. Partindo desses pilares teóricos, foi possível investigar as fontes documentais possíveis como documentos de instituições mossoroenses primeiras desse tipo de educação, Escola Normal e Escola Técnica de Comércio União Caixeiral; jornais impressos da época localizados no Museu Municipal Jornalista Lauro Escóssia e digitalizados no site da Hemeroteca Digital; textos memorialísticos de intelectuais locais pertencentes à Coleção Mossoroense, principalmente os escritos de Raimundo Nonato da Silva e Vingt Rosado que possuem fala direcionadas ao cenário educacional. Assim, foram obtidos resultados pertinentes para a História da Educação os quais possibilitaram afirmar que o ensino profissional foi institucionalizado em Mossoró determinado por dualidades oriundas do contexto socioeconômico e foram organizados dependendo diretamente pelos sujeitos a que foram direcionados atender, isto é, a escola direcionada aos filhos da elite forneceu ensino humanizado e integral tanto no seu currículo como nos seus aparatos pedagógicos, em contrapartida, a escola direcionada aos trabalhadores oferecia ensino precário e resumido. Esse artigo, em um primeiro momento, contextualiza o município de Mossoró, sua inserção em um país que busca modernizar-se e como tal, direciona suas ações socioeconômicas em prol de um desenvolvimento local, nesse contexto histórico, as primeiras práticas de ensino profissional a serem institucionalizadas são apontadas no sentido de atender demandas econômicas locais. Em um segundo momento, é trabalhado as duas instituições que primeiro se estabeleceram na cidade ofertando uma educação para o trabalho. Ao final, concluímos com as dualidades que determinaram e causaram cisão dentro da sociedade que propunha formar.