Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METACOGNIÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS

Palavra-chaves: METACOGNIÇÃO, LEITURA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37434
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2406
    "inscrito_id" => 513
    "titulo" => "METACOGNIÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS"
    "resumo" => "Ao longo do processo de desenvolvimento da aprendizagem ocorrem diversificadas demandas sobre a cognição e estratégias de estudos. Sendo essencial compreender como e quando usá-las para um bom desempenho acadêmico, e potencialização da aprendizagem, é preciso a metacognição. A metacognição pode ser definida como o autoconhecimento e autocontrole das aprendizagens e cognição, em que o indivíduo indaga-se sobre: Como eu penso? Qual forma ou estratégia melhor se adapta a minha aprendizagem? Como eu posso chegar ou cheguei a este pensamento? Sendo ela essencial para a leitura, pois proporciona ao estudante monitorar a compreensão. Principalmente no Ensino superior quando as exigências sobre leitura aumentam. O estudo bibliográfico objetivou analisar os artigos existentes que abordaram a metacognição, estratégias metacognitivas e a compreensão leitora. Bem como, averiguar as publicações realizadas entre os anos de 2008 e 2017; verificar a natureza dos estudos e; verificar a caracterização das amostras utilizadas, com enfoque no Ensino Superior.  Como instrumento utilizou-se a plataforma dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados mostraram que nos últimos nove anos, foram publicados trinta e Cinco artigos voltados para o tema proposto. No que concerne a amostra, destes artigos apenas nove abrangeram estudantes de ensino superior, pois os demais fizeram referência ao Ensino Fundamental I e II; e Ensino Médio. A pesquisa aponta a insuficiência de estudos que abordem a metacognição com aplicabilidade na compreensão leitora no Ensino Superior. Aspiram estudos futuros descritivos e exploratórios de diversas regiões do Brasil, assim como, estudantes de instituições públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "METACOGNIÇÃO, LEITURA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID513_11092017223855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS MELO PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "thays.mello15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37434
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2406
    "inscrito_id" => 513
    "titulo" => "METACOGNIÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS"
    "resumo" => "Ao longo do processo de desenvolvimento da aprendizagem ocorrem diversificadas demandas sobre a cognição e estratégias de estudos. Sendo essencial compreender como e quando usá-las para um bom desempenho acadêmico, e potencialização da aprendizagem, é preciso a metacognição. A metacognição pode ser definida como o autoconhecimento e autocontrole das aprendizagens e cognição, em que o indivíduo indaga-se sobre: Como eu penso? Qual forma ou estratégia melhor se adapta a minha aprendizagem? Como eu posso chegar ou cheguei a este pensamento? Sendo ela essencial para a leitura, pois proporciona ao estudante monitorar a compreensão. Principalmente no Ensino superior quando as exigências sobre leitura aumentam. O estudo bibliográfico objetivou analisar os artigos existentes que abordaram a metacognição, estratégias metacognitivas e a compreensão leitora. Bem como, averiguar as publicações realizadas entre os anos de 2008 e 2017; verificar a natureza dos estudos e; verificar a caracterização das amostras utilizadas, com enfoque no Ensino Superior.  Como instrumento utilizou-se a plataforma dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados mostraram que nos últimos nove anos, foram publicados trinta e Cinco artigos voltados para o tema proposto. No que concerne a amostra, destes artigos apenas nove abrangeram estudantes de ensino superior, pois os demais fizeram referência ao Ensino Fundamental I e II; e Ensino Médio. A pesquisa aponta a insuficiência de estudos que abordem a metacognição com aplicabilidade na compreensão leitora no Ensino Superior. Aspiram estudos futuros descritivos e exploratórios de diversas regiões do Brasil, assim como, estudantes de instituições públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "METACOGNIÇÃO, LEITURA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID513_11092017223855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS MELO PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "thays.mello15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ao longo do processo de desenvolvimento da aprendizagem ocorrem diversificadas demandas sobre a cognição e estratégias de estudos. Sendo essencial compreender como e quando usá-las para um bom desempenho acadêmico, e potencialização da aprendizagem, é preciso a metacognição. A metacognição pode ser definida como o autoconhecimento e autocontrole das aprendizagens e cognição, em que o indivíduo indaga-se sobre: Como eu penso? Qual forma ou estratégia melhor se adapta a minha aprendizagem? Como eu posso chegar ou cheguei a este pensamento? Sendo ela essencial para a leitura, pois proporciona ao estudante monitorar a compreensão. Principalmente no Ensino superior quando as exigências sobre leitura aumentam. O estudo bibliográfico objetivou analisar os artigos existentes que abordaram a metacognição, estratégias metacognitivas e a compreensão leitora. Bem como, averiguar as publicações realizadas entre os anos de 2008 e 2017; verificar a natureza dos estudos e; verificar a caracterização das amostras utilizadas, com enfoque no Ensino Superior. Como instrumento utilizou-se a plataforma dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados mostraram que nos últimos nove anos, foram publicados trinta e Cinco artigos voltados para o tema proposto. No que concerne a amostra, destes artigos apenas nove abrangeram estudantes de ensino superior, pois os demais fizeram referência ao Ensino Fundamental I e II; e Ensino Médio. A pesquisa aponta a insuficiência de estudos que abordem a metacognição com aplicabilidade na compreensão leitora no Ensino Superior. Aspiram estudos futuros descritivos e exploratórios de diversas regiões do Brasil, assim como, estudantes de instituições públicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.