Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 198
MEMÓRIAS SOCIAIS: IMERSÃO NA HISTORIOGRAFIA E ETNOGRAFIA DE COMUNIDADES AÇUENSES

Palavra-chaves: ANÁLISES, HISTORIOGRAFIA, EBOOK Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções

Resumo

O presente artigo tratará sobre o processo de coleta de dados, como também, apresentará os três eixos metodológicos desenvolvidos, sendo eles: os registros fotográficos, as entrevistas com moradores históricos e as produções textuais que foram elaboradas, por sua vez, com a finalidade de aprofundar e desenvolver análises etnográficas acerca da historiografia local das comunidades rurais de Areia Branca e Porto Piató – ambas localizadas no entorno da Lagoa do Piató, município de Açu, no estado do Rio Grande do Norte. A partir do acúmulo dos materiais etnográficos, historiográficos e iconográficos realizar-se-á o desenvolvimento de um livro físico, acompanhado de sua versão no formato de um eBook, além de um website dinâmico e interativo que dará acesso à um repositório virtual temático, esses dois juntos formarão um portal online que servirá de referencial para os moradores das referidas comunidades terem acesso à sua história de forma simples e rápida. Os registros fotográficos, particularmente, foram feitos com o objetivo de mostrar o cotidiano das pessoas que vivem nas duas comunidades em questão, além de retratar o ambiente em que elas vivem. As entrevistas partem do princípio de captar os saberes populares e informações acerca das duas regiões. Por fim, as produções textuais buscam servir de material produzido para um acervo histórico, tendo caráter subjetivo. Vale salientar que, o projeto permitiu aos pesquisadores adquirir experiências relacionadas às competências e habilidades técnicas exigidas por seus cursos (Técnico em Agroecologia e Técnico em Informática). Além disso, o mesmo criou espaços, produtos e canais de diálogo dentro do ambiente escolar sobre a temática abordada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.