Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTISMO E COMUNICAÇÃO FACILITADA: UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo consiste na análise de um relato de experiência no qual uma das autoras atuou como professora particular de um estudante de dezessete anos diagnosticado com autismo severo e não oralizado, durante o período de um ano e três meses, entre setembro de 2015 a dezembro de 2016. No contexto educativo específico do jovem, tanto a comunicação como o processo de ensino e aprendizagem, eram mediados por um instrumento de comunicação alternativa, e ainda pouco explorado no Brasil, a Comunicação Facilitada. A partir de um recente contato da autora com a temática da transdisciplinaridade e de discussões atuais na literatura acerca de suas relações com dilemas da educação na comtemporaneidade, surgiu o interesse em analisar o processo educativo experienciado à luz de conceitos ligados a transdisciplinaridade e a complexidade. Para a elaboração do trabalho que se segue, foram recuperados relatos escritos produzidos durante a experiência, e revisitadas memórias de vivências e diálogos com a família e demais profissionais que atuavam junto ao jovem. Em seguida, foi feito um apanhado bibliográfico visando fundamentar teoricamente os temas a serem trabalhados. Dos resultados obtidos enfatizamos o quanto a inserção da técnica na vida do jovem propiciou uma quebra de barreiras no que se refere às principais características do espectro autista, no que tange ao comprometimento na interação social, comportamento e comunicação, sendo possível perceber também a importância da integração entre todas as esferas que circundavam o estudante para que houvesse um sucesso no seu desenvolvimento escolar, social e pessoal. Finalmente, atentamos para os paralelos entre a experiência relatada e os conceitos de abordagem transdisciplinar, complexidade e sujeito multidimensional, e destacamos o exemplo do relato em questão como uma experiência exitosa que reforça a emergência de práticas educativas com olhares transdisciplinares em contextos educacionais formais e não formais.

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