A APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO JOGO DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35015 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 910 "inscrito_id" => 3408 "titulo" => "A APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO JOGO DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO" "resumo" => "Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas. É considerada pelos alunos como chata, enfadonha e sem aplicações no cotidiano. A partir dessas considerações, cada vez mais os alunos perdem o interesse pela disciplina e o prazer em aprender matemática, ocasionando o não entendimento do assunto. Uma das tendências da educação matemática que pode ser um forte aliada nesse cenário de desentusiasmo por partes dos alunos em relação a matemática, é o ensino e a aprendizagem por meio de jogos. Diferente do ensino mecanizado, as aulas através dos jogos permitem uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Ensinar por meio de jogos é uma forma dos professores mudarem um pouco a metodologia diária baseada muitas vezes apenas no livro didático. Com o jogo, as crianças desenvolvem atitudes quem são necessárias para a aprendizagem e o entendimento do conteúdo. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática e assimilação do assunto, este trabalho apresenta um relato parcial de uma investigação realizada com alunos do 3° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, após aula expositiva sobre as moções multiplicativas, utilizaram o jogo dominó da multiplicação para exercitar o que foi visto em sala de aula. Com aplicação do jogo dominó da multiplicação esperamos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, despertem o interesse pela matemática, tornem-se mais participativos nas aulas, resolvam as multiplicações mais simples mentalmente e desenvolvam o raciocínio logico matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MULTIPLICAÇÃO, JOGOS, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3408_07092017114842.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE EDIELSON DA SILVA NEVES" "autor_nome_curto" => "EDIELSON" "autor_email" => "edielson.delegado@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35015 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 910 "inscrito_id" => 3408 "titulo" => "A APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO JOGO DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO" "resumo" => "Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas. É considerada pelos alunos como chata, enfadonha e sem aplicações no cotidiano. A partir dessas considerações, cada vez mais os alunos perdem o interesse pela disciplina e o prazer em aprender matemática, ocasionando o não entendimento do assunto. Uma das tendências da educação matemática que pode ser um forte aliada nesse cenário de desentusiasmo por partes dos alunos em relação a matemática, é o ensino e a aprendizagem por meio de jogos. Diferente do ensino mecanizado, as aulas através dos jogos permitem uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Ensinar por meio de jogos é uma forma dos professores mudarem um pouco a metodologia diária baseada muitas vezes apenas no livro didático. Com o jogo, as crianças desenvolvem atitudes quem são necessárias para a aprendizagem e o entendimento do conteúdo. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática e assimilação do assunto, este trabalho apresenta um relato parcial de uma investigação realizada com alunos do 3° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, após aula expositiva sobre as moções multiplicativas, utilizaram o jogo dominó da multiplicação para exercitar o que foi visto em sala de aula. Com aplicação do jogo dominó da multiplicação esperamos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, despertem o interesse pela matemática, tornem-se mais participativos nas aulas, resolvam as multiplicações mais simples mentalmente e desenvolvam o raciocínio logico matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MULTIPLICAÇÃO, JOGOS, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3408_07092017114842.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE EDIELSON DA SILVA NEVES" "autor_nome_curto" => "EDIELSON" "autor_email" => "edielson.delegado@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }