Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA: UM RETRATO DO NORDESTE DO BRASIL

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37413
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 802
    "inscrito_id" => 372
    "titulo" => "MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA: UM RETRATO DO NORDESTE DO BRASIL"
    "resumo" => "Matemática é uma disciplina basilar, sendo requisito para tantas outras, como física e estatística, por exemplo; e dela derivam o raciocínio lógico, a capacidade de cálculos e a sua aplicação na resolução de problemas. A apresentação desses conteúdos é iniciada na primeira infância e avança a cada série como pré-requisito para outras disciplinas. No entanto, são vários os índices que confirmam a improficiência dos estudantes brasileiros em matemática. Considerando a importância da forma como esses conteúdos são apresentados nas primeiras séries do ensino fundamental, destaca-se a licenciatura em pedagogia, que habilitada o profissional para ensinar, entre outras disciplinas, a de matemática. No entendimento de que muitos estudantes se distanciam da matemática mesmo antes de chegar ao fundamental II e que o bom professor deve ser conhecedor dos conteúdos que ensina, este artigo apresenta resultados parciais de um estudo maior que investiga a presença da matemática na: os resultados parciais aqui apresentado centram-se na análise de documentos de cursos de pedagogia localizados em sites oficiais de nove universidades públicas federais, com a representatividade de toda a região nordeste do Brasil, buscando disciplinas que abordam o ensino de matemática. Os resultados revelam que pouca atenção é dada à matemática, o resulta em uma formação que não capacita o pedagogo para um ensino de matemática que encante as crianças, que quebre paradigmas que incutem no estudante o medo, a certeza do impossível dentro da matemática. É preciso rever os projetos políticos dos cursos de pedagogia, ponderando a necessidade de capacitar os professores quanto aos conteúdos explorados em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID372_05092017140127.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO"
    "autor_nome_curto" => "LIGIANE MARINHO"
    "autor_email" => "ligiane.gmarinho@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37413
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 802
    "inscrito_id" => 372
    "titulo" => "MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA: UM RETRATO DO NORDESTE DO BRASIL"
    "resumo" => "Matemática é uma disciplina basilar, sendo requisito para tantas outras, como física e estatística, por exemplo; e dela derivam o raciocínio lógico, a capacidade de cálculos e a sua aplicação na resolução de problemas. A apresentação desses conteúdos é iniciada na primeira infância e avança a cada série como pré-requisito para outras disciplinas. No entanto, são vários os índices que confirmam a improficiência dos estudantes brasileiros em matemática. Considerando a importância da forma como esses conteúdos são apresentados nas primeiras séries do ensino fundamental, destaca-se a licenciatura em pedagogia, que habilitada o profissional para ensinar, entre outras disciplinas, a de matemática. No entendimento de que muitos estudantes se distanciam da matemática mesmo antes de chegar ao fundamental II e que o bom professor deve ser conhecedor dos conteúdos que ensina, este artigo apresenta resultados parciais de um estudo maior que investiga a presença da matemática na: os resultados parciais aqui apresentado centram-se na análise de documentos de cursos de pedagogia localizados em sites oficiais de nove universidades públicas federais, com a representatividade de toda a região nordeste do Brasil, buscando disciplinas que abordam o ensino de matemática. Os resultados revelam que pouca atenção é dada à matemática, o resulta em uma formação que não capacita o pedagogo para um ensino de matemática que encante as crianças, que quebre paradigmas que incutem no estudante o medo, a certeza do impossível dentro da matemática. É preciso rever os projetos políticos dos cursos de pedagogia, ponderando a necessidade de capacitar os professores quanto aos conteúdos explorados em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID372_05092017140127.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO"
    "autor_nome_curto" => "LIGIANE MARINHO"
    "autor_email" => "ligiane.gmarinho@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Matemática é uma disciplina basilar, sendo requisito para tantas outras, como física e estatística, por exemplo; e dela derivam o raciocínio lógico, a capacidade de cálculos e a sua aplicação na resolução de problemas. A apresentação desses conteúdos é iniciada na primeira infância e avança a cada série como pré-requisito para outras disciplinas. No entanto, são vários os índices que confirmam a improficiência dos estudantes brasileiros em matemática. Considerando a importância da forma como esses conteúdos são apresentados nas primeiras séries do ensino fundamental, destaca-se a licenciatura em pedagogia, que habilitada o profissional para ensinar, entre outras disciplinas, a de matemática. No entendimento de que muitos estudantes se distanciam da matemática mesmo antes de chegar ao fundamental II e que o bom professor deve ser conhecedor dos conteúdos que ensina, este artigo apresenta resultados parciais de um estudo maior que investiga a presença da matemática na: os resultados parciais aqui apresentado centram-se na análise de documentos de cursos de pedagogia localizados em sites oficiais de nove universidades públicas federais, com a representatividade de toda a região nordeste do Brasil, buscando disciplinas que abordam o ensino de matemática. Os resultados revelam que pouca atenção é dada à matemática, o resulta em uma formação que não capacita o pedagogo para um ensino de matemática que encante as crianças, que quebre paradigmas que incutem no estudante o medo, a certeza do impossível dentro da matemática. É preciso rever os projetos políticos dos cursos de pedagogia, ponderando a necessidade de capacitar os professores quanto aos conteúdos explorados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.