Neste trabalho serão demonstradas as experiências vivenciadas de uma proposta levantada pela equipe pedagógica da Escola Estadual José Antônio Pereira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se da realização de um Simpósio para alunos do ensino fundamental e médio. A proposta gira em torno da construção de um aluno crítico e pesquisador. A princípio, houve pequena resistência tanto por parte dos professores como dos alunos, porém foi demonstrado por meio de debates e estudo de referenciais teóricos que o objetivo era o de superar a perspectiva inócua do livro didático e de formar cidadãos críticos que conseguissem refletir sobre a construção complexa de uma sociedade justa baseada nas ideias de Paulo Freire. Ainda, bebemos nas aguas de Piaget e de Vygotsky, dois grandes teóricos, pois acreditamos que associando suas teorias podemos destacar o importante papel do trabalho em grupo mediado pelo professor . Esse, uma vez que consciente das informações sobre os estágios de desenvolvimento e dos Processos Psicológicos Superiores, pode elaborar estratégias de ensino capazes de proporcionar significado para a aprendizagem do educando. Por conseguinte, o evento contou com o apoio dos docentes que explicitaram a urgência e riqueza de experiências, as quais poderiam se concretizar em um evento desse calibre no interior de uma escola pública. Destarte, o I Simpósio foi uma forma alternativa na busca de conhecimento e veio para confrontar toda a ideia construída de educação “modelizada”. Esse simpósio feito de baixo para cima, em sala de aula, alça o aluno à condição de protagonista de seu próprio aprendizado, e como tal, enxerga as possibilidades de construção de seu próprio conhecimento.