Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA EM SALA DE AULA: I SIMPÓSIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA ENTRE RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: SIMPÓSIO, ALUNO CRÍTICO PESQUISADOR, EDUCAÇÃO MODELIZADA. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35191
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3207
    "inscrito_id" => 7096
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA EM SALA DE AULA: I SIMPÓSIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA ENTRE RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Neste trabalho serão demonstradas as experiências vivenciadas de uma proposta levantada pela equipe pedagógica da Escola Estadual José Antônio Pereira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se da realização de um Simpósio para alunos do ensino fundamental e médio. A proposta gira em torno da construção de um aluno crítico e pesquisador. A princípio, houve pequena resistência tanto por parte dos professores como dos alunos, porém foi demonstrado por meio de debates e estudo de referenciais teóricos que o objetivo era o de superar a perspectiva inócua do livro didático e de formar cidadãos críticos que conseguissem refletir sobre a construção complexa de uma sociedade justa baseada nas ideias de Paulo Freire. Ainda, bebemos nas aguas de Piaget e de Vygotsky, dois grandes teóricos, pois acreditamos que associando suas teorias podemos destacar o importante papel do trabalho em grupo mediado pelo professor . Esse, uma vez que consciente das informações sobre os estágios de desenvolvimento e dos Processos Psicológicos Superiores, pode elaborar estratégias de ensino capazes de proporcionar significado para a aprendizagem do educando. Por conseguinte, o evento contou com o apoio dos docentes que explicitaram a urgência e riqueza de experiências, as quais poderiam se concretizar em um evento desse calibre no interior de uma escola pública. Destarte, o I Simpósio foi uma forma alternativa na busca de conhecimento e veio para confrontar toda a ideia construída de educação “modelizada”. Esse simpósio feito de baixo para cima, em sala de aula, alça o aluno à condição de protagonista de seu próprio aprendizado, e como tal, enxerga as possibilidades de construção de seu próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SIMPÓSIO, ALUNO CRÍTICO PESQUISADOR, EDUCAÇÃO MODELIZADA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7096_08102017132906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA DA SILVA ESCOBAR DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA ESCOBAR"
    "autor_email" => "apismel47@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35191
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3207
    "inscrito_id" => 7096
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA EM SALA DE AULA: I SIMPÓSIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA ENTRE RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Neste trabalho serão demonstradas as experiências vivenciadas de uma proposta levantada pela equipe pedagógica da Escola Estadual José Antônio Pereira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se da realização de um Simpósio para alunos do ensino fundamental e médio. A proposta gira em torno da construção de um aluno crítico e pesquisador. A princípio, houve pequena resistência tanto por parte dos professores como dos alunos, porém foi demonstrado por meio de debates e estudo de referenciais teóricos que o objetivo era o de superar a perspectiva inócua do livro didático e de formar cidadãos críticos que conseguissem refletir sobre a construção complexa de uma sociedade justa baseada nas ideias de Paulo Freire. Ainda, bebemos nas aguas de Piaget e de Vygotsky, dois grandes teóricos, pois acreditamos que associando suas teorias podemos destacar o importante papel do trabalho em grupo mediado pelo professor . Esse, uma vez que consciente das informações sobre os estágios de desenvolvimento e dos Processos Psicológicos Superiores, pode elaborar estratégias de ensino capazes de proporcionar significado para a aprendizagem do educando. Por conseguinte, o evento contou com o apoio dos docentes que explicitaram a urgência e riqueza de experiências, as quais poderiam se concretizar em um evento desse calibre no interior de uma escola pública. Destarte, o I Simpósio foi uma forma alternativa na busca de conhecimento e veio para confrontar toda a ideia construída de educação “modelizada”. Esse simpósio feito de baixo para cima, em sala de aula, alça o aluno à condição de protagonista de seu próprio aprendizado, e como tal, enxerga as possibilidades de construção de seu próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SIMPÓSIO, ALUNO CRÍTICO PESQUISADOR, EDUCAÇÃO MODELIZADA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7096_08102017132906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA DA SILVA ESCOBAR DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA ESCOBAR"
    "autor_email" => "apismel47@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho serão demonstradas as experiências vivenciadas de uma proposta levantada pela equipe pedagógica da Escola Estadual José Antônio Pereira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se da realização de um Simpósio para alunos do ensino fundamental e médio. A proposta gira em torno da construção de um aluno crítico e pesquisador. A princípio, houve pequena resistência tanto por parte dos professores como dos alunos, porém foi demonstrado por meio de debates e estudo de referenciais teóricos que o objetivo era o de superar a perspectiva inócua do livro didático e de formar cidadãos críticos que conseguissem refletir sobre a construção complexa de uma sociedade justa baseada nas ideias de Paulo Freire. Ainda, bebemos nas aguas de Piaget e de Vygotsky, dois grandes teóricos, pois acreditamos que associando suas teorias podemos destacar o importante papel do trabalho em grupo mediado pelo professor . Esse, uma vez que consciente das informações sobre os estágios de desenvolvimento e dos Processos Psicológicos Superiores, pode elaborar estratégias de ensino capazes de proporcionar significado para a aprendizagem do educando. Por conseguinte, o evento contou com o apoio dos docentes que explicitaram a urgência e riqueza de experiências, as quais poderiam se concretizar em um evento desse calibre no interior de uma escola pública. Destarte, o I Simpósio foi uma forma alternativa na busca de conhecimento e veio para confrontar toda a ideia construída de educação “modelizada”. Esse simpósio feito de baixo para cima, em sala de aula, alça o aluno à condição de protagonista de seu próprio aprendizado, e como tal, enxerga as possibilidades de construção de seu próprio conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.