A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA EM SALA DE AULA: I SIMPÓSIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA ENTRE RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35191 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3207 "inscrito_id" => 7096 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA EM SALA DE AULA: I SIMPÓSIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA ENTRE RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Neste trabalho serão demonstradas as experiências vivenciadas de uma proposta levantada pela equipe pedagógica da Escola Estadual José Antônio Pereira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se da realização de um Simpósio para alunos do ensino fundamental e médio. A proposta gira em torno da construção de um aluno crítico e pesquisador. A princípio, houve pequena resistência tanto por parte dos professores como dos alunos, porém foi demonstrado por meio de debates e estudo de referenciais teóricos que o objetivo era o de superar a perspectiva inócua do livro didático e de formar cidadãos críticos que conseguissem refletir sobre a construção complexa de uma sociedade justa baseada nas ideias de Paulo Freire. Ainda, bebemos nas aguas de Piaget e de Vygotsky, dois grandes teóricos, pois acreditamos que associando suas teorias podemos destacar o importante papel do trabalho em grupo mediado pelo professor . Esse, uma vez que consciente das informações sobre os estágios de desenvolvimento e dos Processos Psicológicos Superiores, pode elaborar estratégias de ensino capazes de proporcionar significado para a aprendizagem do educando. Por conseguinte, o evento contou com o apoio dos docentes que explicitaram a urgência e riqueza de experiências, as quais poderiam se concretizar em um evento desse calibre no interior de uma escola pública. Destarte, o I Simpósio foi uma forma alternativa na busca de conhecimento e veio para confrontar toda a ideia construída de educação “modelizada”. Esse simpósio feito de baixo para cima, em sala de aula, alça o aluno à condição de protagonista de seu próprio aprendizado, e como tal, enxerga as possibilidades de construção de seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SIMPÓSIO, ALUNO CRÍTICO PESQUISADOR, EDUCAÇÃO MODELIZADA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7096_08102017132906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA DA SILVA ESCOBAR DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MELISSA ESCOBAR" "autor_email" => "apismel47@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35191 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3207 "inscrito_id" => 7096 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA EM SALA DE AULA: I SIMPÓSIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA ENTRE RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Neste trabalho serão demonstradas as experiências vivenciadas de uma proposta levantada pela equipe pedagógica da Escola Estadual José Antônio Pereira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se da realização de um Simpósio para alunos do ensino fundamental e médio. A proposta gira em torno da construção de um aluno crítico e pesquisador. A princípio, houve pequena resistência tanto por parte dos professores como dos alunos, porém foi demonstrado por meio de debates e estudo de referenciais teóricos que o objetivo era o de superar a perspectiva inócua do livro didático e de formar cidadãos críticos que conseguissem refletir sobre a construção complexa de uma sociedade justa baseada nas ideias de Paulo Freire. Ainda, bebemos nas aguas de Piaget e de Vygotsky, dois grandes teóricos, pois acreditamos que associando suas teorias podemos destacar o importante papel do trabalho em grupo mediado pelo professor . Esse, uma vez que consciente das informações sobre os estágios de desenvolvimento e dos Processos Psicológicos Superiores, pode elaborar estratégias de ensino capazes de proporcionar significado para a aprendizagem do educando. Por conseguinte, o evento contou com o apoio dos docentes que explicitaram a urgência e riqueza de experiências, as quais poderiam se concretizar em um evento desse calibre no interior de uma escola pública. Destarte, o I Simpósio foi uma forma alternativa na busca de conhecimento e veio para confrontar toda a ideia construída de educação “modelizada”. Esse simpósio feito de baixo para cima, em sala de aula, alça o aluno à condição de protagonista de seu próprio aprendizado, e como tal, enxerga as possibilidades de construção de seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SIMPÓSIO, ALUNO CRÍTICO PESQUISADOR, EDUCAÇÃO MODELIZADA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7096_08102017132906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA DA SILVA ESCOBAR DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MELISSA ESCOBAR" "autor_email" => "apismel47@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }