O presente artigo tem como principal finalidade apresentar o curso de pré-cálculo que foi implantando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia a fim de auxiliar os estudantes com conteúdos matemáticos que são utilizados em algumas disciplinas na área de exatas. Além disso, torna-se interessante exibir a nova formulação realizada no projeto para que seja possível alcançar uma melhoria no ensino e aprendizagem, visto que as dificuldades encontradas na educação matemática estão aumentando cada vez mais, e desse modo, ocorre também, o aumento das taxas de reprovação nas matérias de cálculo e de evasão nos cursos de engenharia. O curso Matemática Elementar ao Cálculo (MATECA) foi desenvolvido para dar suporte aos estudantes que ingressaram recentemente nos cursos de engenharia, e também para os alunos que estão no ensino médio e que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos acerca da temática. Há uma grande necessidade em investir em uma nova didática e na elaboração de conteúdos mais atrativos que motivem os discentes a aprenderem os assuntos explicados em sala de aula, já que as dificuldades encontradas pelos estudantes nem sempre ocorrem pelo nível de complexidade ou pela falta de afinidade com a disciplina, como também podem estar associadas com aspectos mentais, psicológicos e pedagógicos. Nota-se que o uso de uma boa didática e metodologia aplicada refletem em bons resultados perante os discentes, uma vez que os recursos didáticos são elementos do meio educacional que estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. A solução para os problemas enfrentados no aprendizado da matemática passa por atender as necessidades da comunidade estudantil, incentivando os indivíduos a superarem seus obstáculos.