MATECA: UMA NOVA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO EM BUSCA DE MELHORIAS NA DIDÁTICA DO CURSO DE PRÉ-CÁLCULO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37411 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3328 "inscrito_id" => 8808 "titulo" => "MATECA: UMA NOVA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO EM BUSCA DE MELHORIAS NA DIDÁTICA DO CURSO DE PRÉ-CÁLCULO" "resumo" => "O presente artigo tem como principal finalidade apresentar o curso de pré-cálculo que foi implantando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia a fim de auxiliar os estudantes com conteúdos matemáticos que são utilizados em algumas disciplinas na área de exatas. Além disso, torna-se interessante exibir a nova formulação realizada no projeto para que seja possível alcançar uma melhoria no ensino e aprendizagem, visto que as dificuldades encontradas na educação matemática estão aumentando cada vez mais, e desse modo, ocorre também, o aumento das taxas de reprovação nas matérias de cálculo e de evasão nos cursos de engenharia. O curso Matemática Elementar ao Cálculo (MATECA) foi desenvolvido para dar suporte aos estudantes que ingressaram recentemente nos cursos de engenharia, e também para os alunos que estão no ensino médio e que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos acerca da temática. Há uma grande necessidade em investir em uma nova didática e na elaboração de conteúdos mais atrativos que motivem os discentes a aprenderem os assuntos explicados em sala de aula, já que as dificuldades encontradas pelos estudantes nem sempre ocorrem pelo nível de complexidade ou pela falta de afinidade com a disciplina, como também podem estar associadas com aspectos mentais, psicológicos e pedagógicos. Nota-se que o uso de uma boa didática e metodologia aplicada refletem em bons resultados perante os discentes, uma vez que os recursos didáticos são elementos do meio educacional que estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. A solução para os problemas enfrentados no aprendizado da matemática passa por atender as necessidades da comunidade estudantil, incentivando os indivíduos a superarem seus obstáculos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIDÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID8808_11102017081634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LARA CARVALHO" "autor_email" => "deoliveiracarvalho.lara@g" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37411 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3328 "inscrito_id" => 8808 "titulo" => "MATECA: UMA NOVA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO EM BUSCA DE MELHORIAS NA DIDÁTICA DO CURSO DE PRÉ-CÁLCULO" "resumo" => "O presente artigo tem como principal finalidade apresentar o curso de pré-cálculo que foi implantando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia a fim de auxiliar os estudantes com conteúdos matemáticos que são utilizados em algumas disciplinas na área de exatas. Além disso, torna-se interessante exibir a nova formulação realizada no projeto para que seja possível alcançar uma melhoria no ensino e aprendizagem, visto que as dificuldades encontradas na educação matemática estão aumentando cada vez mais, e desse modo, ocorre também, o aumento das taxas de reprovação nas matérias de cálculo e de evasão nos cursos de engenharia. O curso Matemática Elementar ao Cálculo (MATECA) foi desenvolvido para dar suporte aos estudantes que ingressaram recentemente nos cursos de engenharia, e também para os alunos que estão no ensino médio e que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos acerca da temática. Há uma grande necessidade em investir em uma nova didática e na elaboração de conteúdos mais atrativos que motivem os discentes a aprenderem os assuntos explicados em sala de aula, já que as dificuldades encontradas pelos estudantes nem sempre ocorrem pelo nível de complexidade ou pela falta de afinidade com a disciplina, como também podem estar associadas com aspectos mentais, psicológicos e pedagógicos. Nota-se que o uso de uma boa didática e metodologia aplicada refletem em bons resultados perante os discentes, uma vez que os recursos didáticos são elementos do meio educacional que estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. A solução para os problemas enfrentados no aprendizado da matemática passa por atender as necessidades da comunidade estudantil, incentivando os indivíduos a superarem seus obstáculos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIDÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID8808_11102017081634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LARA CARVALHO" "autor_email" => "deoliveiracarvalho.lara@g" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }