Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATECA: UMA NOVA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO EM BUSCA DE MELHORIAS NA DIDÁTICA DO CURSO DE PRÉ-CÁLCULO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DIDÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37411
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3328
    "inscrito_id" => 8808
    "titulo" => "MATECA: UMA NOVA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO EM BUSCA DE MELHORIAS NA DIDÁTICA DO CURSO DE PRÉ-CÁLCULO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como principal finalidade apresentar o curso de pré-cálculo que foi implantando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia a fim de auxiliar os estudantes com conteúdos matemáticos que são utilizados em algumas disciplinas na área de exatas. Além disso, torna-se interessante exibir a nova formulação realizada no projeto para que seja possível alcançar uma melhoria no ensino e aprendizagem, visto que as dificuldades encontradas na educação matemática estão aumentando cada vez mais, e desse modo, ocorre também, o aumento das taxas de reprovação nas matérias de cálculo e de evasão nos cursos de engenharia. O curso Matemática Elementar ao Cálculo (MATECA) foi desenvolvido para dar suporte aos estudantes que ingressaram recentemente nos cursos de engenharia, e também para os alunos que estão no ensino médio e que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos acerca da temática. Há uma grande necessidade em investir em uma nova didática e na elaboração de conteúdos mais atrativos que motivem os discentes a aprenderem os assuntos explicados em sala de aula, já que as dificuldades encontradas pelos estudantes nem sempre ocorrem pelo nível de complexidade ou pela falta de afinidade com a disciplina, como também podem estar associadas com aspectos mentais, psicológicos e pedagógicos. Nota-se que o uso de uma boa didática e metodologia aplicada refletem em bons resultados perante os discentes, uma vez que os recursos didáticos são elementos do meio educacional que estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. A solução para os problemas enfrentados no aprendizado da matemática passa por atender as necessidades da comunidade estudantil, incentivando os indivíduos a superarem seus obstáculos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIDÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID8808_11102017081634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LARA CARVALHO"
    "autor_email" => "deoliveiracarvalho.lara@g"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37411
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3328
    "inscrito_id" => 8808
    "titulo" => "MATECA: UMA NOVA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO EM BUSCA DE MELHORIAS NA DIDÁTICA DO CURSO DE PRÉ-CÁLCULO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como principal finalidade apresentar o curso de pré-cálculo que foi implantando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia a fim de auxiliar os estudantes com conteúdos matemáticos que são utilizados em algumas disciplinas na área de exatas. Além disso, torna-se interessante exibir a nova formulação realizada no projeto para que seja possível alcançar uma melhoria no ensino e aprendizagem, visto que as dificuldades encontradas na educação matemática estão aumentando cada vez mais, e desse modo, ocorre também, o aumento das taxas de reprovação nas matérias de cálculo e de evasão nos cursos de engenharia. O curso Matemática Elementar ao Cálculo (MATECA) foi desenvolvido para dar suporte aos estudantes que ingressaram recentemente nos cursos de engenharia, e também para os alunos que estão no ensino médio e que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos acerca da temática. Há uma grande necessidade em investir em uma nova didática e na elaboração de conteúdos mais atrativos que motivem os discentes a aprenderem os assuntos explicados em sala de aula, já que as dificuldades encontradas pelos estudantes nem sempre ocorrem pelo nível de complexidade ou pela falta de afinidade com a disciplina, como também podem estar associadas com aspectos mentais, psicológicos e pedagógicos. Nota-se que o uso de uma boa didática e metodologia aplicada refletem em bons resultados perante os discentes, uma vez que os recursos didáticos são elementos do meio educacional que estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. A solução para os problemas enfrentados no aprendizado da matemática passa por atender as necessidades da comunidade estudantil, incentivando os indivíduos a superarem seus obstáculos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIDÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID8808_11102017081634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LARA CARVALHO"
    "autor_email" => "deoliveiracarvalho.lara@g"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como principal finalidade apresentar o curso de pré-cálculo que foi implantando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia a fim de auxiliar os estudantes com conteúdos matemáticos que são utilizados em algumas disciplinas na área de exatas. Além disso, torna-se interessante exibir a nova formulação realizada no projeto para que seja possível alcançar uma melhoria no ensino e aprendizagem, visto que as dificuldades encontradas na educação matemática estão aumentando cada vez mais, e desse modo, ocorre também, o aumento das taxas de reprovação nas matérias de cálculo e de evasão nos cursos de engenharia. O curso Matemática Elementar ao Cálculo (MATECA) foi desenvolvido para dar suporte aos estudantes que ingressaram recentemente nos cursos de engenharia, e também para os alunos que estão no ensino médio e que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos acerca da temática. Há uma grande necessidade em investir em uma nova didática e na elaboração de conteúdos mais atrativos que motivem os discentes a aprenderem os assuntos explicados em sala de aula, já que as dificuldades encontradas pelos estudantes nem sempre ocorrem pelo nível de complexidade ou pela falta de afinidade com a disciplina, como também podem estar associadas com aspectos mentais, psicológicos e pedagógicos. Nota-se que o uso de uma boa didática e metodologia aplicada refletem em bons resultados perante os discentes, uma vez que os recursos didáticos são elementos do meio educacional que estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. A solução para os problemas enfrentados no aprendizado da matemática passa por atender as necessidades da comunidade estudantil, incentivando os indivíduos a superarem seus obstáculos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.