O presente estudo apresenta uma análise do livro didático da etapa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi examinar a legalidade dos conteúdos abordados na obra didática investigada, o livro didático, Ciências da Natureza e Matemática Ensino Médio, ciência, transformação e cotidiano da coleção Viver, Aprender da editora Global, foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos no ano de 2014. Para que os objetivos fossem atendidos, a pesquisa foi desenvolvida através de análise qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados foi orientada através da pesquisa documental, onde as leis educacionais foram analisadas segundo os objetivos do Ensino Médio, funções da Educação de Jovens e Adultos e do componente curricular de biologia. Os resultados demostraram que o livro didático atende os preceitos legais da base nacional comum curricular das Ciências da Natureza, apresentam uma satisfatória abrangência em relação aos temas transversais instituídos legalmente e constituísse instrumento de fomento das funções inerentes da Educação de Jovens e Adultos. Em relação aos conteúdos biológicos o livro didático é classificado como satisfatório, porém demanda de uma construção cientifica biológica mais fidedigna a autonomia das Ciências Biológica. A ausência de um direcionamento curricular nacional tem afetado decisivamente a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na EJA, logo a institucionalização do livro didático para todas as etapas da educação básica é uma iniciativa que qualifica o processo de escolarização no Brasil.