A Pedagogia hospitalar tem oferecido uma nova área de atuação para pedagogos, neste ramo destaca o papel do brinquedista. Com o objetivo de investigar o papel do pedagogo nas vivências de ludicidade em espaços hospitalares buscou-se caracterizar brinquedoteca hospitalar, verificar demandas para brinquedoteca hospitalar e identificar caracteríticasdo brinquedista.Consultou-se autores como: Porto (2010), Negrine (1997), Kishimoto; Fridmann( 1998), Matos (2009), Lopes e Ibiapina (2008, dentre outros. A pesquisa desenvolvida foi colaborativa tendo como sujeitos seis acadêmicas do Curso de Pedagogia participantes da Brinquedoteca hospitalar em Picos-PI. Os dados foram coletados com questionários, sessões reflexivas e análise documental. Os resultados apontam para a evolução na conceituação das participantes sobre brinquedoteca e brinquedista, bem como a certeza de que existe um novo espaço para atuação de pedagogos e demais profissionais e que estas reflexões permitiram uma ação qualificada daqueles que porventura optarem por atuar nesta área.