LIXO E TECNOLOGIA: ABORDANDO A TABELA PERIÓDICA E A CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37378 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 6397 "titulo" => "LIXO E TECNOLOGIA: ABORDANDO A TABELA PERIÓDICA E A CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA." "resumo" => "O ensino das Ciências tem acompanhado as transformações do mundo, o que tornou o modelo tradicional de ensino obsoleto frente as demandas da sociedade. Com isso, surgiu a necessidade de atualizar o modelo atual de ensino, de forma a proporcionar o acesso a conhecimentos químicos que permitam a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, que contribua para que o indivíduo seja agente de transformação de nossa sociedade. Frente ao atual contexto da sociedade, onde há uma imensa velocidade no compartilhamento de informações, no desenvolvimento de novas tecnologias e isocronicamente uma busca por sustentabilidade, se faz necessário refletir e propor ações sobre as consequências e problemáticas de natureza social e ambiental geradas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente no que se refere à equidade na distribuição dos custos ambientais provocados pelas inovações tecnológicas; ao uso inapropriado de determinadas descobertas científicas; às implicações éticas e à aceitação dos riscos de determinadas tecnologias; às mudanças provocadas no meio ambiente pelo exercício do poder e pela força do capital; entre outras. A partir desta reflexão, assumimos como problema de pesquisa trabalhar conteúdos de química, sob uma ótica tecnológica e social, abordando problemas reais da nossa sociedade e investigando soluções que deem conta sustentavelmente das demandas. Sendo assim, utilizaremos como tema norteador, “Lixo tecnológico: abordando a tabela periódica e a classificação dos elementos químicos a partir de uma perspectiva CTSA’’. Foi abordado o consumo e descarte dos eletrônicos, que promovem um imenso “mar de lixo” e seus inerentes malefícios, bem como toda a química dos elementos presentes neste. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi promover a assimilação de conteúdos químicos como a classificação dos elementos químicos e tabela periódica, através da aproximação destes conteúdos com a realidade do aluno, tendo na abordagem CTSA seu principal enfoque. Analisou também as contribuições da CTSA para a aprendizagem dos estudantes, e a avaliação das potencialidades e limitações atreladas ao processo de ensino-aprendizagem em abordagens dessa natureza. Nessa perspectiva, baseadas na abordagem CTSA, foram propostas atividades que buscaram auxiliar os alunos em sua formação enquanto estudantes e cidadãos, com a finalidade de analisar qualitativamente a produção dos alunos em sala de aula, as compreensões construídas por eles em relação à temática explorada e aos conceitos abordados; a capacidade crítica e reflexiva desenvolvida pelos estudantes em processos de tomada de decisão frente às problemáticas sociais discutidas em sala de aula; e por fim, as dificuldades, potencialidades e limitações inerentes a aplicação da sequência de aulas. Após a implementação das atividades citadas, os alunos demonstraram uma maior participação e interesse nas aulas de química, além de um melhor desempenho da autonomia criativa e teórico-prática na tomada de decisões para mitigar os impactos do problema real do lixo eletrônico, evidenciando a dimensão social e ecológica que a pesquisa pretendia evocar, além de possibilitar uma abordagem, científica, tecnológica, social e ambiental da tabela periódica, que permitiu aos alunos identificar a contribuição da química para questões de cunho ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6397_30082017185616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADER ANTONIO TRAJANO DUARTE" "autor_nome_curto" => "JADER DUARTE" "autor_email" => "g00674@ifibe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37378 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 6397 "titulo" => "LIXO E TECNOLOGIA: ABORDANDO A TABELA PERIÓDICA E A CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA." "resumo" => "O ensino das Ciências tem acompanhado as transformações do mundo, o que tornou o modelo tradicional de ensino obsoleto frente as demandas da sociedade. Com isso, surgiu a necessidade de atualizar o modelo atual de ensino, de forma a proporcionar o acesso a conhecimentos químicos que permitam a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, que contribua para que o indivíduo seja agente de transformação de nossa sociedade. Frente ao atual contexto da sociedade, onde há uma imensa velocidade no compartilhamento de informações, no desenvolvimento de novas tecnologias e isocronicamente uma busca por sustentabilidade, se faz necessário refletir e propor ações sobre as consequências e problemáticas de natureza social e ambiental geradas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente no que se refere à equidade na distribuição dos custos ambientais provocados pelas inovações tecnológicas; ao uso inapropriado de determinadas descobertas científicas; às implicações éticas e à aceitação dos riscos de determinadas tecnologias; às mudanças provocadas no meio ambiente pelo exercício do poder e pela força do capital; entre outras. A partir desta reflexão, assumimos como problema de pesquisa trabalhar conteúdos de química, sob uma ótica tecnológica e social, abordando problemas reais da nossa sociedade e investigando soluções que deem conta sustentavelmente das demandas. Sendo assim, utilizaremos como tema norteador, “Lixo tecnológico: abordando a tabela periódica e a classificação dos elementos químicos a partir de uma perspectiva CTSA’’. Foi abordado o consumo e descarte dos eletrônicos, que promovem um imenso “mar de lixo” e seus inerentes malefícios, bem como toda a química dos elementos presentes neste. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi promover a assimilação de conteúdos químicos como a classificação dos elementos químicos e tabela periódica, através da aproximação destes conteúdos com a realidade do aluno, tendo na abordagem CTSA seu principal enfoque. Analisou também as contribuições da CTSA para a aprendizagem dos estudantes, e a avaliação das potencialidades e limitações atreladas ao processo de ensino-aprendizagem em abordagens dessa natureza. Nessa perspectiva, baseadas na abordagem CTSA, foram propostas atividades que buscaram auxiliar os alunos em sua formação enquanto estudantes e cidadãos, com a finalidade de analisar qualitativamente a produção dos alunos em sala de aula, as compreensões construídas por eles em relação à temática explorada e aos conceitos abordados; a capacidade crítica e reflexiva desenvolvida pelos estudantes em processos de tomada de decisão frente às problemáticas sociais discutidas em sala de aula; e por fim, as dificuldades, potencialidades e limitações inerentes a aplicação da sequência de aulas. Após a implementação das atividades citadas, os alunos demonstraram uma maior participação e interesse nas aulas de química, além de um melhor desempenho da autonomia criativa e teórico-prática na tomada de decisões para mitigar os impactos do problema real do lixo eletrônico, evidenciando a dimensão social e ecológica que a pesquisa pretendia evocar, além de possibilitar uma abordagem, científica, tecnológica, social e ambiental da tabela periódica, que permitiu aos alunos identificar a contribuição da química para questões de cunho ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6397_30082017185616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADER ANTONIO TRAJANO DUARTE" "autor_nome_curto" => "JADER DUARTE" "autor_email" => "g00674@ifibe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }