Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR

Palavra-chaves: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, POLíTICAS EDUCACIONAIS, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As sucessivas transformações na educação básica do país têm incentivado a ampliação das escolas de tempo integral, nesse sentido, importantes políticas públicas foram acrescidas em seu entorno. A expansão desta modalidade de ensino e a contextualização de seus pressupostos constituem-se no objeto de estudo deste trabalho, por estas razões, objetiva-se discorrer sobre a escola de tempo integral no Brasil, perpassando os meandros desse movimento, a fim de concei-tuar: escola integral e escola de tempo integral, identificando as semelhanças e diferenças que as caracterizam a partir da conjuntura social e política da sociedade brasileira. A expansão do libe-ralismo nos anos de 1920 e 1930 motivado pelo fortalecimento da indústria moderna justificou a concentração de riqueza e acentuação das classes, por essa razão, aqueles que não dispunham dos meios de produção foram forçados a empregar sua mão de obra, na tentativa de apropriar-se dos recursos necessários à sua subsistência. Assim, a participação das famílias nos processos de trabalho, fez requerer instituições para o cuidado das crianças pequenas, com o intuito de aten-dê-las por um período similar aquele em que os pais haviam de permanecer nas fábricas, seja essa, uma das razões da escola de tempo integral no Brasil. A partir destas observações, desta-cam-se as contribuições de Anísio Teixeira, o qual defendeu a bandeira de uma educação gratui-ta e para todos, resistindo a simplificação da escola pública. Partindo destes elementos, observa-se que a escola de tempo integral esteve assentada sob a prerrogativa da assistência às crianças e jovens por um período superior ao turno regular, percorrendo, por vezes, em via oposta à edu-cação integral, a qual implica no desenvolvimento das múltiplas faculdades humanas, sob a óti-ca da formação omnilateral. Portanto, embora diversos estudos tenham refletido acerca da esco-la de tempo integral e a educação integral, ainda se pode observar uma compreensão equivocada desta proposta, tendo em vista que não poucas vezes tem sido concebida enquanto sinônimo de educação integral, traduzindo uma ausência de clareza entre estes dois termos. As informações apresentadas neste texto são frutos de uma pesquisa de iniciação científica, e a metodologia uti-lizada possui dimensão bibliográfica, de natureza qualitativa.

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