OS DESAFIOS DO PENSAMENTO DE JOSUÉ DE CASTRO NA INSERÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA OLINTO VICTOR – PE
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Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar o objetivo proposto foram: 1. No primeiro momento foram consideradas as observações sistemáticas, reflexões, explanações e discussões em sala de aula, bem como a exposição de vida e obra de Josué de Castro adquirida com o Centro Josué de Castro e o apoio da FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco). 2. No segundo momento ocorreu a troca de saberes referentes aos conhecimentos específicos sobre as aulas e a vivência da exposição e apresentação de slides e música que indicavam relações com os desafios propostos por Josué de Castro. Quanto a abordagem esta é qualitativa devido à complexidade que envolve o tema. A inserção da metodologia colaborativa seguindo os pressupostos de Ibiapina (2008) na proposta das atividades direciona um papel relevante na formação do professor de Geografia e faz com que o mesmo entenda a importância do planejamento na elaboração de sequencias didáticas que mais edificam as necessidades na formação dos estudantes como protagonistas da aprendizagem. Os resultados preliminares constataram que a divulgação das ideias de Josué de Castro possibilitou atividade interdisciplinar mobilizando diferentes saberes como contribuiu na formação de professores e no exercício crítico e reflexivo no docente do ensino da Geografia. 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