Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DO PENSAMENTO DE JOSUÉ DE CASTRO NA INSERÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA OLINTO VICTOR – PE

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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      O presente artigo propõe analisar através das ações do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) a contribuição da inserção do pensamento do geógrafo e médico Josué de Castro como instrumento na elaboração da sequência didática para explanação e integração do conteúdo estudado: pobreza e fome no mundo globalizado, na disciplina de geografia numa turma de segundo ano do ensino médio numa escola da rede estadual. Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar o objetivo proposto foram: 1. No primeiro momento foram consideradas as observações sistemáticas, reflexões, explanações e discussões em sala de aula, bem como a exposição de vida e obra de Josué de Castro adquirida com o Centro Josué de Castro e o apoio da FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco). 2. No segundo momento ocorreu a troca de saberes referentes aos conhecimentos específicos sobre as aulas e a vivência da exposição e apresentação de slides e música que indicavam relações com os desafios propostos por Josué de Castro.  Quanto a abordagem esta é qualitativa devido à complexidade que envolve o tema. A inserção da metodologia colaborativa seguindo os pressupostos de Ibiapina (2008) na proposta das atividades direciona um papel relevante na formação do professor de Geografia e faz com que o mesmo entenda a importância do planejamento na elaboração de sequencias didáticas que mais edificam as necessidades na formação dos estudantes como protagonistas da aprendizagem.  Os resultados preliminares constataram que a divulgação das ideias de Josué de Castro possibilitou atividade interdisciplinar mobilizando diferentes saberes como contribuiu na formação de professores e no exercício crítico e reflexivo no docente do ensino da Geografia.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO O presente artigo propõe analisar através das ações do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) a contribuição da inserção do pensamento do geógrafo e médico Josué de Castro como instrumento na elaboração da sequência didática para explanação e integração do conteúdo estudado: pobreza e fome no mundo globalizado, na disciplina de geografia numa turma de segundo ano do ensino médio numa escola da rede estadual. Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar o objetivo proposto foram: 1. No primeiro momento foram consideradas as observações sistemáticas, reflexões, explanações e discussões em sala de aula, bem como a exposição de vida e obra de Josué de Castro adquirida com o Centro Josué de Castro e o apoio da FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco). 2. No segundo momento ocorreu a troca de saberes referentes aos conhecimentos específicos sobre as aulas e a vivência da exposição e apresentação de slides e música que indicavam relações com os desafios propostos por Josué de Castro. Quanto a abordagem esta é qualitativa devido à complexidade que envolve o tema. A inserção da metodologia colaborativa seguindo os pressupostos de Ibiapina (2008) na proposta das atividades direciona um papel relevante na formação do professor de Geografia e faz com que o mesmo entenda a importância do planejamento na elaboração de sequencias didáticas que mais edificam as necessidades na formação dos estudantes como protagonistas da aprendizagem. Os resultados preliminares constataram que a divulgação das ideias de Josué de Castro possibilitou atividade interdisciplinar mobilizando diferentes saberes como contribuiu na formação de professores e no exercício crítico e reflexivo no docente do ensino da Geografia.

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