O tema Inclusão vem ganhando uma grande repercussão atualmente na sociedade e no
meio educacional, sendo assim, este trabalho irá refletir sobre a temática da inclusão no âmbito
escolar, a partir de uma metodologia dinâmica, prazerosa e significativa, mostrando as diferenças
através da contação de história utilizando a Literatura Infantil. Ainda que a literatura inclusiva não
esteja tão presente dentre os acervos disponibilizados em sala de aula, os professores podem instigar
a imaginação da criança, adaptando possibilidades para a produção de histórias personalizadas que
tratem de problemas reais vivenciados por eles. Buscou-se desenvolver a contação de história de
forma mais lúdica possível, utilizando um boneco articulado e fazendo a relação das imagens do
livro com as imagens de crianças com câncer, atribuídas a vida real. Ao finalizar toda o desfecho da
história, foi questionado aos alunos o que eles acharam da história de Joe, e a resposta foi unânime,
todos acharam muito triste o fato dele ficar muito tempo no hospital, longe da sua família e dos
amigos, além de ficar sem nenhum fio do seu cabelo. Diante de tudo o que foi exposto no presente
trabalho, observamos a fala de alguns autores sobre o papel da inclusão e da leitura para as series
inicias, onde VYGOTSKY afirma que, o trabalho da leitura é de suma importância para a criança,
pois, ela irá aprender muito mais e terá um melhor desenvolvimento na sua vida em geral, junto
com sua fala sobre leitura, vem à fala de ASSIS, que da ênfase na importância da socialização da
escola e de como a mesma pode tanto acolher, como excluir a partir do preconceito.