Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: APRENDENDO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DA LITERATUTA INFANTIL.

Palavra-chaves: INCLUSÃO, METODOLOGIA, DIFERENÇAS Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35388
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2839
    "inscrito_id" => 1115
    "titulo" => """
      A INCLUSÃO NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: APRENDENDO A\r\n
      RESPEITAR AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DA LITERATUTA INFANTIL.
      """
    "resumo" => """
      O tema Inclusão vem ganhando uma grande repercussão atualmente na sociedade e no\r\n
      meio educacional, sendo assim, este trabalho irá refletir sobre a temática da inclusão no âmbito\r\n
      escolar, a partir de uma metodologia dinâmica, prazerosa e significativa, mostrando as diferenças\r\n
      através da contação de história utilizando a Literatura Infantil. Ainda que a literatura inclusiva não\r\n
      esteja tão presente dentre os acervos disponibilizados em sala de aula, os professores podem instigar\r\n
      a imaginação da criança, adaptando possibilidades para a produção de histórias personalizadas que\r\n
      tratem de problemas reais vivenciados por eles. Buscou-se desenvolver a contação de história de\r\n
      forma mais lúdica possível, utilizando um boneco articulado e fazendo a relação das imagens do\r\n
      livro com as imagens de crianças com câncer, atribuídas a vida real. Ao finalizar toda o desfecho da\r\n
      história, foi questionado aos alunos o que eles acharam da história de Joe, e a resposta foi unânime,\r\n
      todos acharam muito triste o fato dele ficar muito tempo no hospital, longe da sua família e dos\r\n
      amigos, além de ficar sem nenhum fio do seu cabelo. Diante de tudo o que foi exposto no presente\r\n
      trabalho, observamos a fala de alguns autores sobre o papel da inclusão e da leitura para as series\r\n
      inicias, onde VYGOTSKY afirma que, o trabalho da leitura é de suma importância para a criança,\r\n
      pois, ela irá aprender muito mais e terá um melhor desenvolvimento na sua vida em geral, junto\r\n
      com sua fala sobre leitura, vem à fala de ASSIS, que da ênfase na importância da socialização da\r\n
      escola e de como a mesma pode tanto acolher, como excluir a partir do preconceito.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, METODOLOGIA, DIFERENÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID1115_23092017102108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DE ASSIS PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA PIMENTEL"
    "autor_email" => "camiilapiimentel_vip16@ho"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35388
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2839
    "inscrito_id" => 1115
    "titulo" => """
      A INCLUSÃO NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: APRENDENDO A\r\n
      RESPEITAR AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DA LITERATUTA INFANTIL.
      """
    "resumo" => """
      O tema Inclusão vem ganhando uma grande repercussão atualmente na sociedade e no\r\n
      meio educacional, sendo assim, este trabalho irá refletir sobre a temática da inclusão no âmbito\r\n
      escolar, a partir de uma metodologia dinâmica, prazerosa e significativa, mostrando as diferenças\r\n
      através da contação de história utilizando a Literatura Infantil. Ainda que a literatura inclusiva não\r\n
      esteja tão presente dentre os acervos disponibilizados em sala de aula, os professores podem instigar\r\n
      a imaginação da criança, adaptando possibilidades para a produção de histórias personalizadas que\r\n
      tratem de problemas reais vivenciados por eles. Buscou-se desenvolver a contação de história de\r\n
      forma mais lúdica possível, utilizando um boneco articulado e fazendo a relação das imagens do\r\n
      livro com as imagens de crianças com câncer, atribuídas a vida real. Ao finalizar toda o desfecho da\r\n
      história, foi questionado aos alunos o que eles acharam da história de Joe, e a resposta foi unânime,\r\n
      todos acharam muito triste o fato dele ficar muito tempo no hospital, longe da sua família e dos\r\n
      amigos, além de ficar sem nenhum fio do seu cabelo. Diante de tudo o que foi exposto no presente\r\n
      trabalho, observamos a fala de alguns autores sobre o papel da inclusão e da leitura para as series\r\n
      inicias, onde VYGOTSKY afirma que, o trabalho da leitura é de suma importância para a criança,\r\n
      pois, ela irá aprender muito mais e terá um melhor desenvolvimento na sua vida em geral, junto\r\n
      com sua fala sobre leitura, vem à fala de ASSIS, que da ênfase na importância da socialização da\r\n
      escola e de como a mesma pode tanto acolher, como excluir a partir do preconceito.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, METODOLOGIA, DIFERENÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID1115_23092017102108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DE ASSIS PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA PIMENTEL"
    "autor_email" => "camiilapiimentel_vip16@ho"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O tema Inclusão vem ganhando uma grande repercussão atualmente na sociedade e no meio educacional, sendo assim, este trabalho irá refletir sobre a temática da inclusão no âmbito escolar, a partir de uma metodologia dinâmica, prazerosa e significativa, mostrando as diferenças através da contação de história utilizando a Literatura Infantil. Ainda que a literatura inclusiva não esteja tão presente dentre os acervos disponibilizados em sala de aula, os professores podem instigar a imaginação da criança, adaptando possibilidades para a produção de histórias personalizadas que tratem de problemas reais vivenciados por eles. Buscou-se desenvolver a contação de história de forma mais lúdica possível, utilizando um boneco articulado e fazendo a relação das imagens do livro com as imagens de crianças com câncer, atribuídas a vida real. Ao finalizar toda o desfecho da história, foi questionado aos alunos o que eles acharam da história de Joe, e a resposta foi unânime, todos acharam muito triste o fato dele ficar muito tempo no hospital, longe da sua família e dos amigos, além de ficar sem nenhum fio do seu cabelo. Diante de tudo o que foi exposto no presente trabalho, observamos a fala de alguns autores sobre o papel da inclusão e da leitura para as series inicias, onde VYGOTSKY afirma que, o trabalho da leitura é de suma importância para a criança, pois, ela irá aprender muito mais e terá um melhor desenvolvimento na sua vida em geral, junto com sua fala sobre leitura, vem à fala de ASSIS, que da ênfase na importância da socialização da escola e de como a mesma pode tanto acolher, como excluir a partir do preconceito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.