Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: LUDICIDADE, MATEMÁTICA, MEDIAÇÃO DOCENTE, INTENCIONALIDADE, INTENCIONALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A ludicidade tem se caracterizado como ferramenta pedagógica utilizada para ressignificar e redimensionar a prática docente, possibilitando uma reflexividade crítica acerca das ações docentes, oportunizando o desenvolvimento de metodologias que favoreçam a construção de conhecimentos significativos no processo de ensino-aprendizagem do sujeito discente. Os professores, especificamente os que atuam na disciplina de Matemática, tem cotidianamente procurado mecanismos potencializadores que evidenciam no aluno a capacidade de desenvolver técnicas e estímulos que contribuam para o processo de aprendizagem dessa ciência, que na maioria das vezes é visualizada como complexa e abstrata. Nessa perspectiva, objetivamos nesse estudo evidenciar a ludicidade como instrumento potencializador no processo de ensino-aprendizagem da matemática, observando as múltiplas dimensões formativas que essa ação pode significar na vida social dos sujeitos aprendizes, contribuindo de forma sistemática no desenvolvimento integral do sujeito, levando-se em consideração a intencionalidade do professor como ação determinante nessa mediação pedagógica de materialização do conhecimento. Nesse sentido, exploraremos sistematicamente as características formativas que direciona o professor a adotar tais práticas como instrumento pedagógico, como ferramenta metodológica que redimensiona sua ação e constrói significados a partir das interações sociais oportunizadas pelo docente no âmbito da sala de aula. Dessa maneira, usaremos como aporte teórico pesquisas bibliográficas e estudos desenvolvidos por autores como: Freire (2011), Luckesi (2002), Friedmann (1996), Kishimoto (1993), Vigotsky (1984), entre outros que visualizam na ludicidade uma ferramenta de ensino determinante na aquisição do conhecimento sistematizado, a partir do desenvolvimento de atividades concretas no âmbito educacional do sujeito. Conclui-se nesse estudo a relevância do desenvolvimento de ações lúdicas construídas coletivamente no âmbito da sala de aula, sendo essa ferramenta uma ação determinante na construção de aprendizagens significativas, cooperativas, consolidando no educando uma visão prazerosa da matemática. Com isso, a atividade lúdica surge como uma alternativa importante para a obtenção de um ensino prazeroso voltado para a aquisição do conhecimento matemático, potencializando a aprendizagem e ressignificando os conceitos abstratos constituídos no âmbito do ensino tradicional.

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