Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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LITERACIA DIGITAL: EDUCAÇÃO PARA A LEITURA DE CONTEÚDOS MIDIÁTICOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, LITERACIA DIGITAL, CONTEÚDOS MIDIÁTICOS, PUBLICIDADE, PUBLICIDADE Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A publicidade pode influenciar valores, padrões de moda e atitudes, apresentar o que é legal, novo e o que as crianças deveriam ter para se sentirem satisfeitas. Novos modelos são vendidos e transformados em referência para o público que ainda está em formação e se espelha no outro para criar seus próprios valores. Com os meios digitais, novas formas de anunciar surgiram e diferentes mensagens começaram a ser expostas para as crianças, misturando o conteúdo publicitário com o entretenimento, dificultando a separação entre publicidade e outras formas de conteúdo. A proposta deste texto é analisar como a literacia digital pode contribuir na formação do público infantil frente aos conteúdos produzidos por YouTubers mirins, especialmente no que se refere à identificação e à reflexão crítica em relação a apelos publicitários neles inseridos. Parte-se de pesquisa bibliográfica que fundamenta os temas infância, publicidade infantil e literacia digital. Desenvolve-se pesquisa documental com análise de conteúdo e adota-se análise qualitativa sobre um vídeo do canal “Julia Silva” no YouTube, a fim de identificar no seu conteúdo: uso de marcas e produtos infantis; estratégias publicitárias voltadas ao público infantil; características de conteúdo publicitário, ou seja, particularidades do vídeo com publicidade oficial do produto. A partir disso, propõe-se pensar em estratégias de literacia digital que promovam uma melhor aptidão do público infantil frente a esse tipo de conteúdo. Sugere-se alguns aspectos próprios aos conteúdos de YouTubers mirins e da publicidade a serem considerados no trabalho de literacia a partir das sugestões teóricas e do que foi identificado no vídeo analisado.

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