O presente artigo trata de uma pesquisa realizada em escolas públicas no município de Alto do Rodrigues, com o intuito de avaliar o nível de precariedade no ensino de astronomia e mostrar como um trabalho pedagógico dinâmico, dentro dos conteúdos dessa ciência, pode proporcionar melhorias na aprendizagem dos educandos. Para a determinação desses assuntos, empregou-se como método a execução de uma sequência de atividades em campo para observação de alguns corpos celestes, além de uma atividade avaliativa com uso de perguntas objetivas. Os dados obtidos através das avaliações, e de todo o acompanhamento didático-pedagógico, evidenciaram desempenhos excelentes alcançados durante a ação das etapas do projeto. A partir dos questionamentos, foram produzidas tabelas que representaram a afinidade que as diferentes turmas tiveram com temas específicos de astronomia. Todos os temas esquematizados nas perguntas da avaliação já haviam sido discutidos previamente durante as outras etapas do trabalho em campo. Desta maneira, pode-se constatar a real necessidade dos planejamentos e ações educacionais pela razão de melhorias na qualidade do ensino científico. Os assuntos abordados neste projeto foram bastante relevantes para se discutir a atual situação do país em relação meios de produção científica, em vários momentos foram abordadas estratégias que poderiam reverter a situação por meio de trabalhos em conjunto. Tornou-se clara, também, a necessidade de medidas que consigam garantir melhorias nas condições dos profissionais da educação.