LITERACI@S EM REDE: PARA ALÉM DAS PRÁTICAS LITERÁCITAS OBRIGATÓRIAS EM ESPAÇOS HÍBRIDOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37357 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1432 "inscrito_id" => 7394 "titulo" => "LITERACI@S EM REDE: PARA ALÉM DAS PRÁTICAS LITERÁCITAS OBRIGATÓRIAS EM ESPAÇOS HÍBRIDOS" "resumo" => """ Resumo: Este artigo é parte de uma investigação extensa que procura caracteri¬zar os usos e as mediações que as tecnologias de informação e comunicação estão a proporcionar para a formação leitora de estudantes da escola pública, visto que a maioria dos jovens possuem aparelhos de celulares, os quais podem ser aproveitados no exercício de leitura e escrita para além das avaliações externas e dos textos do livro didático. Nas últimas avaliações do PISA, entre os 70 países avaliados, conseguimos a 59ª colocação no índice indicador de proficiência leitora. Assim, em busca de novas rotas de aprendizagem que possam contribuir para transformar esta realidade com experiências inovadoras e aplicáveis na educação, este trabalho descreve algumas destas práticas que foram concretizadas com a implementação do projeto de intervenção, firmado numa proposta metodológica, que consistiu na criação de um ambiente virtual de aprendizagem no Facebook, promovendo e facilitando a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes tiveram a oportunidade de contribuir com ações de incentivo à leitura no espaço virtual, como também de experienciar outras atividades de literacia, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, para além da instituição educativa. Além disto, sem limitar-se aos clássicos, nesse espaço de conectividade instituído pelos nativos digitais sob a mediação da professora, os jovens podem ler não somente as leituras obrigatórias, pois o ato de ler é consolidado na dimensão do prazer e da fruição. Segundo os participantes, a utilização dessa rede de aprendizagem ampliou as possibilidades de construção de conhecimento e trouxe um benefício na qualidade do trabalho da classe, além de possibilitar uma reinvenção da sala de aula, pois superou a ordem cronológica de horas e espaço de estudo, permitindo uma revisão dos assuntos abordados, avaliação e feedback numa abordagem híbrida. Por fim, as ações contribuíram para elevação dos índices de leitores e dos resultados educacionais. \r\n Palavras chaves: Literacia digital, Facebook, Língua Portuguesa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LITERACIA DIGITAL, FACEBOOK,, LÍNGUA PORTUGUESA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7394_10092017182054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILUCIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARILUCIA SILVA" "autor_email" => "marilucialua@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37357 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1432 "inscrito_id" => 7394 "titulo" => "LITERACI@S EM REDE: PARA ALÉM DAS PRÁTICAS LITERÁCITAS OBRIGATÓRIAS EM ESPAÇOS HÍBRIDOS" "resumo" => """ Resumo: Este artigo é parte de uma investigação extensa que procura caracteri¬zar os usos e as mediações que as tecnologias de informação e comunicação estão a proporcionar para a formação leitora de estudantes da escola pública, visto que a maioria dos jovens possuem aparelhos de celulares, os quais podem ser aproveitados no exercício de leitura e escrita para além das avaliações externas e dos textos do livro didático. Nas últimas avaliações do PISA, entre os 70 países avaliados, conseguimos a 59ª colocação no índice indicador de proficiência leitora. Assim, em busca de novas rotas de aprendizagem que possam contribuir para transformar esta realidade com experiências inovadoras e aplicáveis na educação, este trabalho descreve algumas destas práticas que foram concretizadas com a implementação do projeto de intervenção, firmado numa proposta metodológica, que consistiu na criação de um ambiente virtual de aprendizagem no Facebook, promovendo e facilitando a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes tiveram a oportunidade de contribuir com ações de incentivo à leitura no espaço virtual, como também de experienciar outras atividades de literacia, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, para além da instituição educativa. Além disto, sem limitar-se aos clássicos, nesse espaço de conectividade instituído pelos nativos digitais sob a mediação da professora, os jovens podem ler não somente as leituras obrigatórias, pois o ato de ler é consolidado na dimensão do prazer e da fruição. Segundo os participantes, a utilização dessa rede de aprendizagem ampliou as possibilidades de construção de conhecimento e trouxe um benefício na qualidade do trabalho da classe, além de possibilitar uma reinvenção da sala de aula, pois superou a ordem cronológica de horas e espaço de estudo, permitindo uma revisão dos assuntos abordados, avaliação e feedback numa abordagem híbrida. Por fim, as ações contribuíram para elevação dos índices de leitores e dos resultados educacionais. \r\n Palavras chaves: Literacia digital, Facebook, Língua Portuguesa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LITERACIA DIGITAL, FACEBOOK,, LÍNGUA PORTUGUESA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7394_10092017182054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILUCIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARILUCIA SILVA" "autor_email" => "marilucialua@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }