O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” com o projeto intitulado “Construindo sujeitos na cidadania a partir da Educação Ambiental”, voltado para a Educação ambiental que teve como público alvo, alunos/as de uma turma do 5º ano de uma escola pública de Campina Grande – PB, elaborado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Valendo-se da importância dos conteúdos ligados ao meio ambiente e de sua importância no currículo escolar, se buscou construir um projeto voltado às necessidades dos/as alunos no que se refere aos seus conhecimentos adquiridos. A organização deste trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades de se trabalhar preservação e sustentabilidade de forma mais consciente que desvele para a construção da cidadania em uma perspectiva orientada pela a Educação Ambiental, por meio de diálogos mais participativos com a turma de forma a despertar a visão dos/as alunos/as no que se refere ao estado de ser e estar no mundo. Concomitantemente, buscou-se evidenciar a importância de se trabalhar o projeto contextualizado e condizente a realidade do cotidiano dos/as alunos/as como instrumento pedagógico transformador, contribuindo para uma formação além da oralidade e escrita, pensando na formação humana como todo. Nesta perspectiva, buscamos nos orientar por autores como Freire (2013), Morin (2011), Barcelos (2012), Martinez (2006) entre outros. Pode-se afirmar que a contribuição de um projeto para a formação do/a aluno/a é algo substancial e deve ser algo constante nas ações do PIBID, pois contribui para a efetivação de um ensino e aprendizagem enriquecido de práticas planejadas de forma democrática e participativa.