DESENVOLVENDO A CIDADANIA NA ESCOLA POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36411 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3967 "inscrito_id" => 8864 "titulo" => "DESENVOLVENDO A CIDADANIA NA ESCOLA POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” com o projeto intitulado “Construindo sujeitos na cidadania a partir da Educação Ambiental”, voltado para a Educação ambiental que teve como público alvo, alunos/as de uma turma do 5º ano de uma escola pública de Campina Grande – PB, elaborado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Valendo-se da importância dos conteúdos ligados ao meio ambiente e de sua importância no currículo escolar, se buscou construir um projeto voltado às necessidades dos/as alunos no que se refere aos seus conhecimentos adquiridos. A organização deste trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades de se trabalhar preservação e sustentabilidade de forma mais consciente que desvele para a construção da cidadania em uma perspectiva orientada pela a Educação Ambiental, por meio de diálogos mais participativos com a turma de forma a despertar a visão dos/as alunos/as no que se refere ao estado de ser e estar no mundo. Concomitantemente, buscou-se evidenciar a importância de se trabalhar o projeto contextualizado e condizente a realidade do cotidiano dos/as alunos/as como instrumento pedagógico transformador, contribuindo para uma formação além da oralidade e escrita, pensando na formação humana como todo. Nesta perspectiva, buscamos nos orientar por autores como Freire (2013), Morin (2011), Barcelos (2012), Martinez (2006) entre outros. Pode-se afirmar que a contribuição de um projeto para a formação do/a aluno/a é algo substancial e deve ser algo constante nas ações do PIBID, pois contribui para a efetivação de um ensino e aprendizagem enriquecido de práticas planejadas de forma democrática e participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA, ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO, PROJETO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID8864_16102017135317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELÂNY TEIXEIRA DE MÉLO" "autor_nome_curto" => "CELÂNY MÉLO" "autor_email" => "sol_lanny@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36411 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3967 "inscrito_id" => 8864 "titulo" => "DESENVOLVENDO A CIDADANIA NA ESCOLA POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” com o projeto intitulado “Construindo sujeitos na cidadania a partir da Educação Ambiental”, voltado para a Educação ambiental que teve como público alvo, alunos/as de uma turma do 5º ano de uma escola pública de Campina Grande – PB, elaborado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Valendo-se da importância dos conteúdos ligados ao meio ambiente e de sua importância no currículo escolar, se buscou construir um projeto voltado às necessidades dos/as alunos no que se refere aos seus conhecimentos adquiridos. A organização deste trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades de se trabalhar preservação e sustentabilidade de forma mais consciente que desvele para a construção da cidadania em uma perspectiva orientada pela a Educação Ambiental, por meio de diálogos mais participativos com a turma de forma a despertar a visão dos/as alunos/as no que se refere ao estado de ser e estar no mundo. Concomitantemente, buscou-se evidenciar a importância de se trabalhar o projeto contextualizado e condizente a realidade do cotidiano dos/as alunos/as como instrumento pedagógico transformador, contribuindo para uma formação além da oralidade e escrita, pensando na formação humana como todo. Nesta perspectiva, buscamos nos orientar por autores como Freire (2013), Morin (2011), Barcelos (2012), Martinez (2006) entre outros. Pode-se afirmar que a contribuição de um projeto para a formação do/a aluno/a é algo substancial e deve ser algo constante nas ações do PIBID, pois contribui para a efetivação de um ensino e aprendizagem enriquecido de práticas planejadas de forma democrática e participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA, ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO, PROJETO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID8864_16102017135317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELÂNY TEIXEIRA DE MÉLO" "autor_nome_curto" => "CELÂNY MÉLO" "autor_email" => "sol_lanny@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }