Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO A CIDADANIA NA ESCOLA POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA, ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO, PROJETO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36411
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3967
    "inscrito_id" => 8864
    "titulo" => "DESENVOLVENDO A CIDADANIA NA ESCOLA POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” com o projeto intitulado “Construindo sujeitos na cidadania a partir da Educação Ambiental”, voltado para a Educação ambiental que teve como público alvo, alunos/as de uma turma do 5º ano de uma escola pública de Campina Grande – PB, elaborado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Valendo-se da importância dos conteúdos ligados ao meio ambiente e de sua importância no currículo escolar, se buscou construir um projeto voltado às necessidades dos/as alunos no que se refere aos seus conhecimentos adquiridos. A organização deste trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades de se trabalhar preservação e sustentabilidade de forma mais consciente que desvele para a construção da cidadania em uma perspectiva orientada pela a Educação Ambiental, por meio de diálogos mais participativos com a turma de forma a despertar a visão dos/as alunos/as no que se refere ao estado de ser e estar no mundo. Concomitantemente, buscou-se evidenciar a importância de se trabalhar o projeto contextualizado e condizente a realidade do cotidiano dos/as alunos/as como instrumento pedagógico transformador, contribuindo para uma formação além da oralidade e escrita, pensando na formação humana como todo. Nesta perspectiva, buscamos nos orientar por autores como Freire (2013), Morin (2011), Barcelos (2012), Martinez (2006) entre outros. Pode-se afirmar que a contribuição de um projeto para a formação do/a aluno/a é algo substancial e deve ser algo constante nas ações do PIBID, pois contribui para a efetivação de um ensino e aprendizagem enriquecido de práticas planejadas de forma democrática e participativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA, ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO, PROJETO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID8864_16102017135317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELÂNY  TEIXEIRA DE MÉLO"
    "autor_nome_curto" => "CELÂNY MÉLO"
    "autor_email" => "sol_lanny@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36411
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3967
    "inscrito_id" => 8864
    "titulo" => "DESENVOLVENDO A CIDADANIA NA ESCOLA POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” com o projeto intitulado “Construindo sujeitos na cidadania a partir da Educação Ambiental”, voltado para a Educação ambiental que teve como público alvo, alunos/as de uma turma do 5º ano de uma escola pública de Campina Grande – PB, elaborado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Valendo-se da importância dos conteúdos ligados ao meio ambiente e de sua importância no currículo escolar, se buscou construir um projeto voltado às necessidades dos/as alunos no que se refere aos seus conhecimentos adquiridos. A organização deste trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades de se trabalhar preservação e sustentabilidade de forma mais consciente que desvele para a construção da cidadania em uma perspectiva orientada pela a Educação Ambiental, por meio de diálogos mais participativos com a turma de forma a despertar a visão dos/as alunos/as no que se refere ao estado de ser e estar no mundo. Concomitantemente, buscou-se evidenciar a importância de se trabalhar o projeto contextualizado e condizente a realidade do cotidiano dos/as alunos/as como instrumento pedagógico transformador, contribuindo para uma formação além da oralidade e escrita, pensando na formação humana como todo. Nesta perspectiva, buscamos nos orientar por autores como Freire (2013), Morin (2011), Barcelos (2012), Martinez (2006) entre outros. Pode-se afirmar que a contribuição de um projeto para a formação do/a aluno/a é algo substancial e deve ser algo constante nas ações do PIBID, pois contribui para a efetivação de um ensino e aprendizagem enriquecido de práticas planejadas de forma democrática e participativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA, ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO, PROJETO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID8864_16102017135317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELÂNY  TEIXEIRA DE MÉLO"
    "autor_nome_curto" => "CELÂNY MÉLO"
    "autor_email" => "sol_lanny@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” com o projeto intitulado “Construindo sujeitos na cidadania a partir da Educação Ambiental”, voltado para a Educação ambiental que teve como público alvo, alunos/as de uma turma do 5º ano de uma escola pública de Campina Grande – PB, elaborado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Valendo-se da importância dos conteúdos ligados ao meio ambiente e de sua importância no currículo escolar, se buscou construir um projeto voltado às necessidades dos/as alunos no que se refere aos seus conhecimentos adquiridos. A organização deste trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades de se trabalhar preservação e sustentabilidade de forma mais consciente que desvele para a construção da cidadania em uma perspectiva orientada pela a Educação Ambiental, por meio de diálogos mais participativos com a turma de forma a despertar a visão dos/as alunos/as no que se refere ao estado de ser e estar no mundo. Concomitantemente, buscou-se evidenciar a importância de se trabalhar o projeto contextualizado e condizente a realidade do cotidiano dos/as alunos/as como instrumento pedagógico transformador, contribuindo para uma formação além da oralidade e escrita, pensando na formação humana como todo. Nesta perspectiva, buscamos nos orientar por autores como Freire (2013), Morin (2011), Barcelos (2012), Martinez (2006) entre outros. Pode-se afirmar que a contribuição de um projeto para a formação do/a aluno/a é algo substancial e deve ser algo constante nas ações do PIBID, pois contribui para a efetivação de um ensino e aprendizagem enriquecido de práticas planejadas de forma democrática e participativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.