Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVENTURAS NO SERENGUETI: O RPG COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ECOLOGIA

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, RPG, ECOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho tem como objetivo relatar a contribuição didático-pedagógica do jogo de “Role Playing Game” - RPG no ensino de Ecologia. A utilização de jogos didáticos na educação básica pode ser uma alternativa viável para a aprendizagem significativa, pois cada vez mais é perceptível a necessidade de métodos alternativos, buscando melhor vislumbramento do processo de ensino-aprendizagem escolar. Os Jogos atuam como um recurso que possibilita inovação e dinamismo, auxiliando professores na prática pedagógica e na abordagem de conteúdos aos estudantes, pois apresentam um caráter lúdico, despertam, motivam e estimulam o sujeito a se envolver, tornando se participativo nas aulas, como o “Role Playing Game” (RPG) que tem sido bastante utilizado no processo de ensino-aprendizagem escolar. O jogo foi elaborado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro Acadêmico de Vitória, Pernambuco, no âmbito da disciplina de Ecologia 1, sendo aplicado num evento da instituição, tendo com jogadores estudantes de diversos períodos do curso e avaliado por professores. A dinâmica do jogo de RPG se baseia em uma história narrada em que os jogadores adquirem a função de interpretar personagens que no discorrer do jogo vivenciam situações e problemas lançados, tendo o conhecimento, imaginação e a criatividade como fundamentais para a busca de soluções durante as ocorrências vividas na narrativa do jogo. O RPG “Aventuras no Serengueti” se apresentou como um instrumento metodológico que estimula a construção de conceitos ao ser aplicado no ensino de ecologia e o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas com a formulação de questões, diagnósticos e propostas de soluções para problemas, requerendo também, o seu saber conceitual, visando a resoluções dos desafios propostos, além de oportunizar revisão conceitual e nova construção de conceitos e significados.

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