Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.

Palavra-chaves: AFETIVIDADE, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO., CRESCIMENTO, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste estudo realizamos um diagnostico sobre a temática afetividade na relação professor-aluno. A referida pesquisa foi de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, para construção do mesmo fizemos uso de livros, TCCs, e periódicos. È importante observar que todo o trabalho docente começa primeiramente no próprio docente que, se não tiver domínio de seu campo mental, de seus pensamentos, deixará de atuar positivamente no interno do aluno. A criança capta muito do sentir do docente e sente o bem que este quer realizar. Em sua prática, o docente deve estar muito atento ao seu interno, pois para ajudar alguém há de se estar preparado. A afetividade é amizade, é a certeza do porto seguro, do ombro amigo, do abraço, do sorriso, são derrotas, tristezas, angustias temores e inseguranças que fragilizam o indivíduo, ao mesmo tempo em que oferecem a ele as condições necessárias ao crescimento e ao amadurecimento. Este artigo que teve como temática a afetividade na educação infantil nos revelou que a afetividade é a mistura de todos os sentimentos, e que aprender a cuidar adequadamente de todas essas emoções é que vai proporcionar ao sujeito uma vida emocional plena e equilibrada. Entende-se que todas as relações, quer sejam familiares, profissionais ou pessoais, devem ser permeadas pela afetividade, e esta pode ser legitimada por todos, em qualquer faixa etária e em qualquer nível social e cultural. Percebemos que as necessidades de amor e afeto precisam ser atendidas para a chama da motivação crescer, pois os alunos sentem quando o professor gosta de verdade de cada um deles e isso os estimula a aprender e a crescer e que os professores, ao lidarem com a formação de seres humanos, trabalham com os aspectos cognitivos e afetivos e isso exige uma diversificação de atitudes para atender às diferentes demandas escolares e sociais.

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