ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E GEOMETRIA EUCLIDIANA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35808 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1671 "inscrito_id" => 6674 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E GEOMETRIA EUCLIDIANA" "resumo" => "A utilização de livros didáticos em aulas de matemática que envolve geometria euclidiana é uma prática comum entre professores da área. No entanto, para saber utilizar esse artifício de ensino devem-se considerar alguns parâmetros, evitando-se a utilização como único recurso pedagógico e/ou a utilização de livros inadequados ao contexto escolar em que se atua. Neste sentido, durante o primeiro semestre do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas, junto à disciplina de Ensino de Ciências I -Matemática, que engloba em sua ementa a discussão sobre geometria euclidiana e não euclidiana, foi realizada uma atividade de leitura, analise e discussão de livros didáticos de Matemática para o ensino fundamental, que resultou em um relatório. Este artigo tem como objetivo apresentar a analise de alguns aspectos referentes aos livros didáticos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, no que diz respeito aos conteúdos de Geometria Euclidiana. Para tanto, utilizou-se um roteiro de análise adaptado a partir do utilizado para seleção dos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste roteiro, consideraram-se os dados de identificação do livro, a identificação dos campos da geometria euclidiana, a seleção de conteúdos bem como a articulação entre eles. Dessa forma, foi possível discorrer sobre as qualidades de cada livro, no sentido que se faz importante para validar a escolha do livro didático, uma vez que, mesmo os livros sendo aprovados pelo PNLD, chegam às escolas públicas com diferenças significativas quanto aos conteúdos e suas abordagens. Para a análise foram utilizados alguns critérios do roteiro de análise adaptado a partir do utilizado para seleção dos livros didáticos, bem como o auxilio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Durante a realização do trabalho foi possível perceber a relevância de se analisar um livro didático antes de utilizá-lo. De acordo com a análise dos livros foi constatado que os conteúdos de geometria euclidiana apresentam divergências no que se refere aos conceitos, e por vezes omitem conceitos fundamentais inerentes ao oitavo ano do ensino fundamental, distanciando-se da proposta de ensino e limitando as possibilidades de exploração de conceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ANÁLISE, GEOMETRIA EUCLIDIANA, LIVRO DIDÁTICO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6674_11092017070059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIS VANESSA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TAÍS RODRIGUES" "autor_email" => "taisvanessa.r@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35808 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1671 "inscrito_id" => 6674 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E GEOMETRIA EUCLIDIANA" "resumo" => "A utilização de livros didáticos em aulas de matemática que envolve geometria euclidiana é uma prática comum entre professores da área. No entanto, para saber utilizar esse artifício de ensino devem-se considerar alguns parâmetros, evitando-se a utilização como único recurso pedagógico e/ou a utilização de livros inadequados ao contexto escolar em que se atua. Neste sentido, durante o primeiro semestre do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas, junto à disciplina de Ensino de Ciências I -Matemática, que engloba em sua ementa a discussão sobre geometria euclidiana e não euclidiana, foi realizada uma atividade de leitura, analise e discussão de livros didáticos de Matemática para o ensino fundamental, que resultou em um relatório. Este artigo tem como objetivo apresentar a analise de alguns aspectos referentes aos livros didáticos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, no que diz respeito aos conteúdos de Geometria Euclidiana. Para tanto, utilizou-se um roteiro de análise adaptado a partir do utilizado para seleção dos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste roteiro, consideraram-se os dados de identificação do livro, a identificação dos campos da geometria euclidiana, a seleção de conteúdos bem como a articulação entre eles. Dessa forma, foi possível discorrer sobre as qualidades de cada livro, no sentido que se faz importante para validar a escolha do livro didático, uma vez que, mesmo os livros sendo aprovados pelo PNLD, chegam às escolas públicas com diferenças significativas quanto aos conteúdos e suas abordagens. Para a análise foram utilizados alguns critérios do roteiro de análise adaptado a partir do utilizado para seleção dos livros didáticos, bem como o auxilio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Durante a realização do trabalho foi possível perceber a relevância de se analisar um livro didático antes de utilizá-lo. De acordo com a análise dos livros foi constatado que os conteúdos de geometria euclidiana apresentam divergências no que se refere aos conceitos, e por vezes omitem conceitos fundamentais inerentes ao oitavo ano do ensino fundamental, distanciando-se da proposta de ensino e limitando as possibilidades de exploração de conceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ANÁLISE, GEOMETRIA EUCLIDIANA, LIVRO DIDÁTICO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6674_11092017070059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIS VANESSA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TAÍS RODRIGUES" "autor_email" => "taisvanessa.r@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }