A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O ESTADO DA ARTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35450 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1675 "inscrito_id" => 7504 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O ESTADO DA ARTE" "resumo" => "Neste trabalho, investigamos o estado da arte do uso da literatura de cordel como proposta didática para o ensino de Ciências. Neste contexto, o presente estudo tem como finalidades: (a) mapear os trabalhos que exploram o cordel no ensino de Ciências, (b) analisar os estudos evidenciados nesse mapeamento, (c) apontar possibilidades para a produção e exploração do cordel nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências e de modo particular os professores de Física. Trata-se de um levantamento bibliográfico que tomou por base a metodologia proposta por Silva e Mercado (2015). Num primeiro momento, selecionamos os periódicos online, avaliados na área de Ensino pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no quadriênio 2013-2016, com estratos A1, A2, B1 e B2, que foram editados em língua portuguesa ou espanhola e que enfocavam a divulgação de pesquisas com foco no desenvolvimento e análise de práticas pedagógicas. Como produto dessa seleção foram evidenciados 311 periódicos. Foram consultadas todas as unidades desses periódicos (números correntes e edições especiais). Como resultados desse levantamento, foram encontrados 4 artigos que discutem ensino de ciências por meio dos folhetos de cordel. Constatamos que são raríssimos os trabalhos que enfocam o tema do uso do cordel no ensino de Física. Essa lacuna revela um campo fértil para o desenvolvimento de investigações e produtos educacionais, foco dos programas de iniciação científica, iniciação à docência, programas de educação tutorial, projetos extensão ou de pesquisa sejam eles em nível de graduação, mestrado ou doutorado. Trata-se de um recurso didático que pode contribuir para o desenvolvimento de uma ampla gama de percursos de ensino e de aprendizagem no âmbito da exploração de conceitos Físicos. Nesse sentido, para que tais práticas possam ser difundidas, é fundamental que esse tema seja pauta nos programas curriculares dos cursos de formação inicial e continuada de professores da área. Além disso, esse tema precisa figurar no cenário dos programas de pesquisa e de extensão das universidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PESQUISA DE LEVANTAMENTO, LITERATURA DE CORDEL, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7504_11092017074757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENADIELITON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ENADIELITON " "autor_email" => "enadieliton.ufal@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35450 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1675 "inscrito_id" => 7504 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O ESTADO DA ARTE" "resumo" => "Neste trabalho, investigamos o estado da arte do uso da literatura de cordel como proposta didática para o ensino de Ciências. Neste contexto, o presente estudo tem como finalidades: (a) mapear os trabalhos que exploram o cordel no ensino de Ciências, (b) analisar os estudos evidenciados nesse mapeamento, (c) apontar possibilidades para a produção e exploração do cordel nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências e de modo particular os professores de Física. Trata-se de um levantamento bibliográfico que tomou por base a metodologia proposta por Silva e Mercado (2015). Num primeiro momento, selecionamos os periódicos online, avaliados na área de Ensino pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no quadriênio 2013-2016, com estratos A1, A2, B1 e B2, que foram editados em língua portuguesa ou espanhola e que enfocavam a divulgação de pesquisas com foco no desenvolvimento e análise de práticas pedagógicas. Como produto dessa seleção foram evidenciados 311 periódicos. Foram consultadas todas as unidades desses periódicos (números correntes e edições especiais). Como resultados desse levantamento, foram encontrados 4 artigos que discutem ensino de ciências por meio dos folhetos de cordel. Constatamos que são raríssimos os trabalhos que enfocam o tema do uso do cordel no ensino de Física. Essa lacuna revela um campo fértil para o desenvolvimento de investigações e produtos educacionais, foco dos programas de iniciação científica, iniciação à docência, programas de educação tutorial, projetos extensão ou de pesquisa sejam eles em nível de graduação, mestrado ou doutorado. Trata-se de um recurso didático que pode contribuir para o desenvolvimento de uma ampla gama de percursos de ensino e de aprendizagem no âmbito da exploração de conceitos Físicos. Nesse sentido, para que tais práticas possam ser difundidas, é fundamental que esse tema seja pauta nos programas curriculares dos cursos de formação inicial e continuada de professores da área. Além disso, esse tema precisa figurar no cenário dos programas de pesquisa e de extensão das universidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PESQUISA DE LEVANTAMENTO, LITERATURA DE CORDEL, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7504_11092017074757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENADIELITON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ENADIELITON " "autor_email" => "enadieliton.ufal@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }