Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ENERGIA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36150
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3292
    "inscrito_id" => 7943
    "titulo" => "CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Com a crescente discussão sobre novas fonte de energia no cenário mundial, foi realizado um estudo acerca da abordagem de conteúdos sobre energias renováveis no ensino de física na educação básica, para isso foram analisados um total de 37 livros, divididos em ensino básico e superior, para que pudéssemos verificar se existe a abordagem sobre o tema, e se tivesse, como tais assuntos são abordados. Por intermédio de análise, observou-se que os conceitos relacionados a energias renováveis são insuficientes nos atuais livros didáticos. A pesquisa foi desenvolvida pelo recente grupo de Energias Renováveis e Educação do IFPA-campus Bragança. Através de observações sobre o atual modelo energético se faz necessário despertar o interesse e pensamento crítico acerca das questões ambientais, estimulando o aluno a buscar e compreender novos conceitos que são frutos das necessidades da sociedade moderna, haja vista, que ao longo da história a sociedade vem passando por diversas transformações e avanços na área da ciência e tecnologia. Abordar conceitos novos que envolvam essas mudanças torna mais estimulante e envolvente o ensino de física, para o aluno que vive mergulhado em tecnologias. É notório que o ensino de ciências tem se dado principalmente por mera transmissão de conteúdos pré-definidos, além de muitas vezes está fadado a utilização de formulas e cálculos matemáticos, o que desmotiva o aluno, em virtude disso, se faz necessário a abordagem de conteúdos que possam promover ao aluno interesse pelo conhecimento cientifico, uma vez que a física está presente em todas atividades do dia a dia. Por fim neste trabalho propõe-se aulas teóricas e experimentais que abordem o tema Energia Solar Fotovoltaica, no ensino básico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENERGIA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7943_10102017120415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDINEI MOREIRA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "WALDINEI M M"
    "autor_email" => "monteiro.ney2@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36150
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3292
    "inscrito_id" => 7943
    "titulo" => "CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Com a crescente discussão sobre novas fonte de energia no cenário mundial, foi realizado um estudo acerca da abordagem de conteúdos sobre energias renováveis no ensino de física na educação básica, para isso foram analisados um total de 37 livros, divididos em ensino básico e superior, para que pudéssemos verificar se existe a abordagem sobre o tema, e se tivesse, como tais assuntos são abordados. Por intermédio de análise, observou-se que os conceitos relacionados a energias renováveis são insuficientes nos atuais livros didáticos. A pesquisa foi desenvolvida pelo recente grupo de Energias Renováveis e Educação do IFPA-campus Bragança. Através de observações sobre o atual modelo energético se faz necessário despertar o interesse e pensamento crítico acerca das questões ambientais, estimulando o aluno a buscar e compreender novos conceitos que são frutos das necessidades da sociedade moderna, haja vista, que ao longo da história a sociedade vem passando por diversas transformações e avanços na área da ciência e tecnologia. Abordar conceitos novos que envolvam essas mudanças torna mais estimulante e envolvente o ensino de física, para o aluno que vive mergulhado em tecnologias. É notório que o ensino de ciências tem se dado principalmente por mera transmissão de conteúdos pré-definidos, além de muitas vezes está fadado a utilização de formulas e cálculos matemáticos, o que desmotiva o aluno, em virtude disso, se faz necessário a abordagem de conteúdos que possam promover ao aluno interesse pelo conhecimento cientifico, uma vez que a física está presente em todas atividades do dia a dia. Por fim neste trabalho propõe-se aulas teóricas e experimentais que abordem o tema Energia Solar Fotovoltaica, no ensino básico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENERGIA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7943_10102017120415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDINEI MOREIRA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "WALDINEI M M"
    "autor_email" => "monteiro.ney2@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Com a crescente discussão sobre novas fonte de energia no cenário mundial, foi realizado um estudo acerca da abordagem de conteúdos sobre energias renováveis no ensino de física na educação básica, para isso foram analisados um total de 37 livros, divididos em ensino básico e superior, para que pudéssemos verificar se existe a abordagem sobre o tema, e se tivesse, como tais assuntos são abordados. Por intermédio de análise, observou-se que os conceitos relacionados a energias renováveis são insuficientes nos atuais livros didáticos. A pesquisa foi desenvolvida pelo recente grupo de Energias Renováveis e Educação do IFPA-campus Bragança. Através de observações sobre o atual modelo energético se faz necessário despertar o interesse e pensamento crítico acerca das questões ambientais, estimulando o aluno a buscar e compreender novos conceitos que são frutos das necessidades da sociedade moderna, haja vista, que ao longo da história a sociedade vem passando por diversas transformações e avanços na área da ciência e tecnologia. Abordar conceitos novos que envolvam essas mudanças torna mais estimulante e envolvente o ensino de física, para o aluno que vive mergulhado em tecnologias. É notório que o ensino de ciências tem se dado principalmente por mera transmissão de conteúdos pré-definidos, além de muitas vezes está fadado a utilização de formulas e cálculos matemáticos, o que desmotiva o aluno, em virtude disso, se faz necessário a abordagem de conteúdos que possam promover ao aluno interesse pelo conhecimento cientifico, uma vez que a física está presente em todas atividades do dia a dia. Por fim neste trabalho propõe-se aulas teóricas e experimentais que abordem o tema Energia Solar Fotovoltaica, no ensino básico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.