A presente pesquisa apresenta como objetivo geral das tecnologias digitais na formação acadêmica do pedagogo no cenário da cibercultura. Ao educador é exigido um conhecimento pedagógico hibridizado entre usos e práticas sociais tecnológicas ao contexto educacional nesse sentido questiona-se: como se dá a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na formação acadêmica dos profissionais dos cursos de pedagogia oferecidos pelas instituições públicas na capital maranhense? Como objetivos específicos apresenta-se as seguintes etapas de trabalho: verificação e comparação das matrizes curriculares dos cursos de pedagogia de universidades públicas de São Luis para identificação de disciplinas compatíveis ao uso e apropriação das tecnologias digitais a prática educativa; identificação dos perfis em formação presentes nas ementas analisadas quanto a aptidão para o uso das tecnologia. A metodologia empregada apresenta além de levantamento bibliográfico, uma revisão de literatura e pesquisa aplicada em caráter qualitativo, com entrevista dos discentes em formação e posterior análise de dados. Os resultados demonstraram que pouco mais de 1,5% do componente curricular dessas instituições, dedica-se ao ensino das TDIC evidenciando assim o letramento digital ineficiente desses futuros profissionais.