Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGIA NO MARANHÃO: ANÁLISE DA FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CAPITAL MARANHENSE

Palavra-chaves: CIBERCULTURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa apresenta como objetivo geral das tecnologias digitais na formação acadêmica do pedagogo no cenário da cibercultura. Ao educador é exigido um conhecimento pedagógico hibridizado entre usos e práticas sociais tecnológicas ao contexto educacional nesse sentido questiona-se: como se dá a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na formação acadêmica dos profissionais dos cursos de pedagogia oferecidos pelas instituições públicas na capital maranhense? Como objetivos específicos apresenta-se as seguintes etapas de trabalho: verificação e comparação das matrizes curriculares dos cursos de pedagogia de universidades públicas de São Luis para identificação de disciplinas compatíveis ao uso e apropriação das tecnologias digitais a prática educativa; identificação dos perfis em formação presentes nas ementas analisadas quanto a aptidão para o uso das tecnologia. A metodologia empregada apresenta além de levantamento bibliográfico, uma revisão de literatura e pesquisa aplicada em caráter qualitativo, com entrevista dos discentes em formação e posterior análise de dados. Os resultados demonstraram que pouco mais de 1,5% do componente curricular dessas instituições, dedica-se ao ensino das TDIC evidenciando assim o letramento digital ineficiente desses futuros profissionais.

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